EB de Pombal- Atividades do 2º período


Entre trabalhos e matérias para aprender, muitas foram as atividades realizadas pelas crianças da Escola Básica de Pombal ao longo do segundo período.

Sentimos que a participação dos alunos em projetos que vão para além da sala de aula têm contribuído, indubitavelmente, para um maior envolvimento na escola e para o reconhecimento de toda a comunidade educativa.

Partilhamos alguns dos melhores momentos através dos seguintes: vídeo 1 e vídeo 2.

As docentes

Visita de estudo no âmbito da disciplina de Espanhol


Entre os dias 23 e 27 de abril, no âmbito da disciplina de Espanhol, um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas de Pombal participou numa visita de estudo a Espanha. A viagem à região de Valência integrou 97 alunos, dos diversos níveis de escolaridade, desde o 7º ao 11º anos, acompanhados por 8 professoras e pela psicóloga da escola.

No primeiro dia, os alunos visitaram a Cidade das Artes e das Ciências de Valência. Nesse local, viram um filme sobre a preservação da natureza no edifício l‘Hemisfèric, visitaram o museu interativo das Ciências e o maior aquário oceanográfico da Europa. No final do dia, puderam apreciar a beleza da praia de Gandia, lugar onde ficaram hospedados.

No segundo dia, deslocaram-se até Guadalest onde visitaram o museu das miniaturas. Aqui puderam apreciar uma versão microscópica da Última Ceia de Leonardo da Vinci, pintada num grão de arroz, da Maja Desnuda de Goya, pintada na asa de uma mosca e uma escultura de um camelo a passar pelo buraco de uma agulha, entre muitos outros. Subiram até ao Castelo e tiveram acesso a vistas deslumbrantes sobre a lagoa natural. Depois de almoço, seguiram para Les Fonts de l’Algar onde descobriram um lugar natural com um alto grau de conservação da riqueza ecológica. A visita consistiu num circuito de 1.5 km de passadiços para ver a paisagem frutífera da modelagem cárstica da rocha calcária. Viram cascatas e poços de água pura e cristalina, para além de paisagens deslumbrantes. À tarde, foram a Benidorm, onde puderam desfrutar da praia fantástica e das suas águas quentes e mediterrânicas.

No último dia, os alunos foram até ao Bioparc, um parque zoológico de 10 hectares. Onde as guias permitiram uma experiência única, possibilitando aos alunos entrar e descobrir os habitats dos vários animais presentes no parque, todos de origem Africana. À tarde, visitaram o centro histórico da Cidade de Valência.

Foi uma visita de estudo inesquecível que decorreu com toda a normalidade e que permitiu aos alunos aplicar os conhecimentos linguísticos e culturais ao vivo. As professoras Carla Silva e Berta Cruz aproveitam para agradecer, publicamente, aos supermercados Intermarché e Neomáquina, bem como à Verihortas, pela ajuda que facultaram com a oferta de águas, bolachas e maçãs para todos os alunos.

As dinamizadoras: Carla Silva e Berta Cruz

 

Aviso de Abertura de Concurso – 3 (três) Assistentes Operacionais – tempo indeterminado


Ano letivo 2018/2019

Contratação – 3 (três) Assistente Operacional – tempo indeterminado

NOTA: prazo prorrogado – até 21 de maio de 2019, inclusivé (*)

DR n.º 77, 2ª Série, Aviso n.º 6961/2019 de 18/04/2019

Informamos que se encontra aberto, pelo período de 10 dias úteis, a contar de 22/04/2019, o procedimento concursal de contratação de escola para o preenchimento de 3 (três) postos de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para carreira e categoria de assistente operacional, a exercer no Agrupamento de Escolas de Pombal.

 

Aviso e anexos:

Seleção: 

  • Lista de Admissão e Exclusão
  • Lista ordenada final
  • Pronúncia dos interessados (formulário DGAEP)

Homologação:

  • Lista Final de Ordenação HOMOLOGADA 

(*) alargamento do prazo por rectificação da relação jurídica de emprego (BEP – OE201904/0668)

Participação no I Encontro Temático da Casa das Ciências – “A Água”


No passado dia 12 de abril, no I Encontro Temático da Casa das Ciências – “A Água”, que decorreu em Viana do Castelo, os professores do Agrupamento de Escolas de Pombal, Estefânia Pires e Jorge Sá, apresentaram o projeto “Participar para preservar, proteger para viver um futuro melhor”. As atividades inserem-se no programa de educação ambiental Eco-Escolas, no âmbito da atividade “Action days, handsprint actions”.

Os docentes pretendem envolver os estudantes de uma turma do 8.º ano e os estudantes com adaptações curriculares significativas de Hortofloricultura em atividades práticas relacionadas com o rio Arunca, nomeadamente com a recolha de águas para análises laboratoriais, da nascente à foz do rio Arunca, de fontanários e de poços de algumas freguesias do concelho de Pombal, reportando, desta forma, ações positivas pelo ambiente, associando as atividades aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 6 – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos). As atividades planificadas assentam em dois subtemas: “A cidade e o ambiente urbano” e o “Rio Arunca como recurso para a comunidade local”.

Entre outras ações, pretende-se conhecer o impacte da atividade agrícola nas margens do rio ao nível da adubação das culturas agrícolas e do uso de água de rega, bem como ao nível do impacte antrópico dos resíduos urbanos e industriais.

Os professores dinamizadores: Estefânia Pires e Jorge Sá

Campeonato de Cálculo Mental – 7.º ano


No dia 3 de abril, realizou-se, no auditório da Escola EB2,3 Marquês de Pombal, a primeira eliminatória do Campeonato de Cálculo Mental do 7.º ano. Este campeonato teve como objetivo testar o cálculo mental dos alunos ao nível dos conteúdos do 7.º ano.

Para a final, que se realiza no dia 24 de abril, foram apurados os alunos:

Rui Silva, 7.º D – 1.º lugar; Tiago Duarte, 7.º G – 2.º lugar; André Santiago, 7.º A – 3.º lugar; Miguel Garcia, 7.º A – 4.º lugar; Leonor Santos. 7.º G – 5.º lugar.
Parabéns a todos!

Boa sorte para todas as pequenas grandes mentes que são os nossos alunos!

A professora: Ana Francisco

Agrupamento de Escolas de Pombal no “Geosciences Information For Theachers”, Vienna (Áustria)


O European Geosciences Union General Assembly (EGU), em Vienna (Áustria), é o maior encontro de Geociências da Europa que reuniu de 8 a 10 de abril mais de 16273 participantes de 113 nacionalidades. Integrado neste evento, decorreu o GIFT 2019 (Geosciences Information for Teachers) com 79 professores selecionados de todo o mundo (6 portugueses). O mote foi aprender, partilhar e desenvolver novas competências no Ensino das Geociências, com a diminuição do tempo de acesso às novas descobertas científicas.

O tema desta edição foi “Plate Tectonics and Earth´s Structure”. Durante as palestras, workshops, sessões práticas e de pósteres, foram trabalhadas diferentes matérias, assim como apresentados diferentes projetos educativos e ferramentas/recursos para a dinamização das atividades de aula.

Integrado na participação deste evento, foi realizada uma comunicação em formato póster “Fieldwork activity in Serra of Sicó (Central Portugal): a innovative strategy in teaching and learning Geology”. A apresentação do póster foi efetuada pela professora Estefânia Pires, tendo a coautoria dos professores Luís Costa, João Pires e Nuno Santos.
Os documentos curriculares oficiais da disciplina de Ciências Naturais do 3.º Ciclo do Ensino Básico realçam a importância de uma maior relação da escola com o meio envolvente e apelam para a necessidade de complementar as atividades em contexto de sala de aula, com o desenvolvimento de atividades práticas em ambiente outdoor. O desenvolvimento deste tipo de atividades, levando em consideração o currículo e as potencialidades da região onde as escolas estão inseridas, é considerada uma estratégia inovadora e motivadora a ser implementada nas escolas, em Educação Científica.

Ler mais…