Prémios para futuros líderes…


A atividade “Mensagens de Sensibilização Ambiental”, promovida pelo Município de Pombal, no âmbito da candidatura da Praia do Osso da Baleia ao Programa Bandeira Azul 2024, consiste na criação de materiais de sensibilização ambiental, com o objetivo de despertar a população para a necessidade da adoção de boas práticas ambientais, de modo a contribuir ativamente para a preservação e melhoria do ambiente. Estas mensagens de sensibilização deveriam ser elaboradas tendo em conta o lema, deste ano, do Programa Bandeira Azul 2024, “O Mar Precisa de Líderes: a praia é a tua causa!”.

A turma A da educação pré-escolar e a turma do 2.º ano da EB de Pelariga participaram na atividade e obtiveram o 2.º lugar, na categoria pré-escolar, e o 1.º lugar, na categoria 1.º ciclo.

No dia 28 de junho, as docentes envolvidas e duas crianças de cada turma, deslocaram-se à praia do Osso da Baleia para assistir à cerimónia de hastear das Bandeiras Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro e receber os respetivos certificados e brindes.

A partir deste dia, os trabalhos ficarão expostos na Praia do Osso da Baleia, durante a época balnear de 2024, com o intuito de sensibilizar os veraneantes para as questões ambientais.

 

As docentes

Isabel Simões e Sílvia Oliveira

Alunos do 3º e 4º anos visitam Quinta Pedagógica Inclusiva


           No passado dia 14 de junho, a turma do 3º e 4º anos da EB de Pelariga visitou a Quinta Pedagógica CASCI, na zona de Ílhavo.
      À chegada, realizou-se um lanche no antigo estábulo bovino da quinta. A visita iniciou-se com a visita à carpintaria, onde os carpinteiros montavam a estrutura de uma casinha de madeira. Os restinhos de madeira eram guardados num cubo com a capacidade de um metro cúbico, para depois ser vendida. Seguidamente, foi possível observar a habilidade do Sr. João para pintar casinhas de barro, características da Costa Nova. Ainda durante a manhã, construíram-se pequenos vasos com rolos de papel higiénico e pasta de papel.
      Depois do almoço, foi possível visitar as vacas e plantar um tomilho num vaso semelhante ao que tinha sido construído anteriormente. Continuando a visita à Quinta, observou-se o local onde são confecionados os famosos e deliciosos biscoitos “bacalhau”.
      Foi um dia fantástico, cheio de aprendizagens sobre plantas, animais e solidariedade.
A Turma Pel-C

Alunos do 3º e 4º anos da Pelariga “alistam-se” por um dia


No passado dia 7 de junho, a turma de 3º e 4º anos visitou a exposição alusiva às comemorações do dia 10 de junho, que este ano se realizou na região de Leiria. Foi um dia cheio de desafios, dinamizados pelas diversas vertentes das forças armadas. Sempre com muita curiosidade e responsabilidade, foi possível experimentar tarefas e falar sobre a marinha, o exército e a força aérea. Foi possível explorar algumas das muitas atividades propostas no recinto: entrada em viaturas, observação de armamento, entrada num F16 e num helicóptero, experimentação de instrumentos de visão noturna, escalada, simulação de navegação de um helicóptero e de um barco, prova de piza numa padaria de campanha, visita ao laboratório nacional do medicamento, visita à tenda de apoio militar de emergência… Fomos ainda brindados com uma apresentação do Grupo de Intervenção Cinotécnico da GNR, onde os cães e os respetivos treinadores puderam mostrar as suas habilidades… Tivemos ainda a oportunidade de cantar o Hino Nacional durante o hastear da Bandeira de Portugal.
      Foi um dia recheado de boas experiências e algumas aventuras!
A docente
Natália da Silva Almeida Caeiro

“Histórias com Sentidos – remédios para a alma”


A atividade decorreu na BE da EBMP, todas as 5.ª feiras, das 14h30 às 15h20, ao longo do ano letivo 2023/2024, possibilitando a participação da maioria das turmas.

Este projeto é uma valência do Projeto de Educação para a Saúde (PES) em colaboração com a Biblioteca Escolar, com vista ao bem-estar integral dos alunos e teve como objetivos: aumentar a capacidade de atenção/concentração; desenvolver a criatividade; aprender a lidar com as emoções e a relaxar física e mentalmente.

A professora Lurdes Cintra Mota, responsável e dinamizadora do projeto, usou técnicas e metodologias, criteriosamente selecionadas pela mesma, nomeadamente: dinâmicas de grupo; leituras, reflexão e partilha das mesmas; técnicas de relaxamento/respiração/visualização e jogos lúdicos/mindfulness.

O grupo, inicialmente composto por 3 alunos do 5.º G e 4 do 6.º A, foi crescendo, chegando a ter 14 participantes, embora de frequência menos regular.

Na opinião dos alunos, revelou-se um espaço acolhedor e dinâmico.

Na última sessão, apontaram-se os pontos fortes da atividade: espaço calmo e confortável; atividades lúdicas variadas e interessantes; histórias com conteúdos diversificados que “nos fazem pensar”; momentos relaxantes e a empatia da professora dinamizadora. Referiram, como ponto fraco, a falta de assiduidade de alguns elementos. Os alunos manifestaram o interesse em continuarem na atividade, no próximo ano letivo.

Agradecemos ao professor Sérgio Cardoso todo o empenho, sensibilidade e criatividade colocados no cartaz de divulgação da atividade.

A docente, Lurdes Cintra Mota

Ciência na Mata do Castelo


Durante o mês de maio, algumas aulas de Ciências Naturais e Físico-Química ocorreram fora do laboratório, na Mata do Castelo.

A Mata do Castelo é um espaço natural de grande valor ecológico, elevado potencial pedagógico e de bem-estar para a população de Pombal.

Os docentes Henrique Cruz, Inês Alexandre e Maria Assunção desenvolveram um projeto no âmbito do Domínio da Autonomia Curricular (DAC) e desafiaram os alunos a aprender fora da sala de aula. Com recurso a um caderno de campo e ferramentas digitais instaladas nos telemóveis, os alunos divididos em grupos foram desafiados a descobrir o espaço natural da Mata do Castelo, desenvolvendo diversas atividades práticas e experimentais no âmbito das duas disciplinas.

No percurso Escola-Mata, os alunos monitorizaram o ruído, inventariaram as suas fontes e descobriram que a Mata é um local onde se pode escutar o silêncio!

Na Mata fizeram um estudo da biodiversidade autóctone vegetal, identificaram aves e registaram a presença de líquenes que atestam a boa qualidade do ar neste local. Realizaram uma cromatografia das folhas de diversas espécies autóctones para compararem os pigmentos presentes nas folhas de diferentes tonalidades.

Houve ainda tempo para uma pequena sessão de Mindfulness, fechar os olhos e em silêncio, sentir, respirar fundo e escutar a Natureza, e para um momento de poesia, declamar o poema “A Pastoral” de António Gedeão!

Desta DAC resultaram pósteres científicos e folhetos que serão divulgados com a colaboração da Unidade de Ambiente de Pombal.

A Mata do Castelo constitui um local de grande valor ecológico, social, mas também pedagógico!

Os docentes envolvidos defendem que é importante reaproximar os alunos da Natureza e permitir que aprendam na Natureza para reforçar a cidadania ecológica e os valores para a sustentabilidade.

A Mata do Castelo é uma bela sala de aulas!

Esta atividade decorreu no âmbito do projeto de Educação para a Saúde, Clube Ciência Viva e “Pombal Mais Autóctone”, projeto do Município.

Os docentes Henrique Cruz, Inês Alexandre e Maria Assunção

 

Um dia diferente na Praia das Rocas


No passado dia 13 de junho, 28 alunos do 5.º ao 12.º ano, com medidas adicionais dos CAA das Escolas Básica da Marquês e da Secundária de Pombal, bem como do CAA da Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência, foram passar um dia diferente à Praia das Rocas situada em Castanheira de Pêra, acompanhados pelas professoras Paula Gaspar, Isabel Jesus, Rosa Gante, Tânia Pacheco, Marta Fonseca, Carla Silva, Natália Pereira, Cláudia Santos e Anabela Santos e por 3 Assistentes Operacionais – Helena Nunes, Helena Fernandes e Jorge Manaia.

Todos os alunos e adultos receberam um kit/prenda de final de ano, que continha uma pulseira de identificação do AEP, uma T-shirt do Município, um panamá oferecido, um pacote de bolachas e gomas, bem como um mini porta-chaves.

Alunos e professoras experienciaram diversas atividades lúdicas aquáticas, mantendo sempre atitudes de respeito e cuidado, tanto pelas orientações dadas pelas professoras como pelo espaço em si.

Todos os alunos se divertiram imenso nos diferentes espaços do parque aquático e celebraram o dia de Santo António de forma diferente. Nos diversos momentos de convívio, os alunos puderam igualmente realizar jogos de cartas, Uno, Jenga, dançar, entre outras atividades.

O almoço foi igualmente um momento de partilha e convivência entre todos, o qual teve a oferta de um gelado a todos os alunos e adultos.

A docente, Célia Lima