Manhã e noite


Em 2000, Jon Fosse, atual Prémo Nobel da Literatura, publica, em nynorsk, língua minoritária das montanhas do Oeste norueguês, uma novela poética e musical, em dois andamentos salientados pelo título, Manhã e Noite, isto é, início e fim, nascimento e morte.

De facto, em pouco mais de cem páginas, o autor condensa a existência do protagonista, Johannes, desde o momento em que, “enquanto Marta a mãe grita de dor, ele virá ao mundo frio e aí ficará só, separado de Marta, separado de todos, aí ficará só sempre só”, até à altura da despedida, “quando tudo terminar, quando a hora dele chegar”. Então, “desvanecer-se-á e tornará a ser nada e regressará ao lugar de onde veio, do nada para o nada, é esse o trajeto da vida, das pessoas, dos animais, das aves, dos peixes, das casas, dos barcos, de tudo quanto existe”.

Neste avançar fluido, em harmonia com a natureza e traduzido por um estilo melódico, marcado por repetições e por uma pontuação sui generis, algo imprevisível, um pouco à maneira de um certo Saramago, o leitor descobre a beleza melancólica da rotina quotidiana de um velho solitário que se despede de um mundo onde imperam “a palavra e o espírito de Deus”, mas onde também opera “a vontade de Satanás”. Leve e numa atitude de despojamento, deixa-se, assim, conduzir por Peter, amigo de longa data, falecido há anos, que, tal o barqueiro sombrio, o transporta, por mar, para um ambiente de serenidade, de leveza, de luminosidade e de silêncio, onde as palavras se tornam desnecessárias e onde se cruza apenas com o que amou. Como lhe diz o velho amigo, “Tudo o que amas está lá, tudo o que não amas não está lá”.

No momento da passagem, nesse limbo onde alternam realidade e fantasia, obscuridade e luz, quando a cronologia deixa de fazer sentido e o inverno se confunde com o verão, o mar com o céu, quando os vivos do presente convivem, serenamente e sem angústias, com as sombras fantasmagóricas do passado, acentuam-se as eternas interrogações metafísicas próprias do ser humano sobre a existência, a dor, a solidão, a perda, a divindade, a amizade, a morte, o amor…

É nesse universo encantatório, atravessado por um certo misticismo, que Jon Fosse convida o leitor a mergulhar, graças à aparente simplicidade de uma prosa poética que embala.