Prémio Nobel da Literatura 2022 Annie Ernaux


Annie Ernaux, premiada com o Nobel da Literatura em 2022, é atualmente uma das vozes mais importantes da literatura francesa, autora de uma obra essencialmente autobiográfica, retrato sensível da intimidade de uma mulher ao longo das mudanças atravessadas pelo seu país, no século XX.

Professora de Literatura da Universidade de Cergy-Pontoise — arredores de Paris onde vive desde 1977 —, Ernaux escreveu quase 20 obras, nas quais analisa a luta de classes e a paixão amorosa: Les Armoires (1974); Um Lugar ao Sol (1984), vencedor do Prémio Renaudot; Um Lugar e Uma Mulher (1988); O Acontecimento (2000), Os Anos (2008), vencedor do Prémio Marguerite Duras …

O primeiro livro de Ernaux é publicado em 1974, com o título Les Armoires Vides (Os Armários Vazios, em tradução livre, inédito em Portugal), um romance autobiográfico posteriormente adaptado ao cinema.

É com Os Anos (2008) que consegue evocar o destino de toda a sua geração, a dos filhos da guerra marcados pelo existencialismo do pós-guerra e, depois, nos anos 1960, pela libertação sexual.

“Estendendo-se por um período que vai de 1941 a 2006, em “Os Anos” conta-se uma história que é simultaneamente coletiva e pessoal, transversal e intimista, de sessenta anos da vida de um país e da vida de uma mulher. Através de pequenos fragmentos narrativos, por meio da relação entre fotografias, canções, filmes, objetos ou eventos da história recente, mais do que uma desconcertante autobiografia, Annie Ernaux constrói uma recordação de um «nós», num relato sobre o que fica quando o tempo passa: «Tudo se apagará num segundo […] Nem eu nem mim. A língua continuará a pôr o mundo em palavras.

Nas conversas à volta de uma mesa em dia de festa seremos apenas um nome, cada vez mais sem rosto, até desaparecermos na multidão anónima de uma geração distante.» Galardoado com diversas distinções, entre as quais o Prémio Marguerite Duras 2008, em França, o Prémio Strega 2016, em Itália, e a seleção para o Prémio Man Booker Internacional de 2019, este livro confirmou Annie Ernaux como uma das mais importantes vozes da literatura francesa deste século.”

https://www.fnac.pt/Os-Anos-Annie-Ernaux/a7512551#omnsearchpos=1