Na semana da saúde de 4 a 8 de abril, o Jardim de Infância de Matas do Louriçal com a colaboração das enfermeiras Tânia e Sandrina realizou uma ação de sensibilização sobre alimentação saudável e higiene oral. Visualizaram um filme , calcularam o índice de massa corporal e elaboram um livro.
Outro dos momentos fortes da semana foram as atividades físico-desportivas: uma caminhada pelo bosque até ao moinho da ribeira de Santo Amado, com os alunos do Jardim de Infância de Louriçal; uma aula de ginástica e uma dança criativa com a colaboração das professoras Tânia e Leonor.
Com estas iniciativas, pretendeu-se sensibilizar para a importância da prática de exercício físico e para os benefícios de uma alimentação equilibrada e saudável.
Agradeço a participação e o empenho de todos os intervenientes.
A docente
Semana da Leitura com Marília Ascenso
Integrada na semana da leitura, em articulação com o 1º CEB da Moita do Boi e com as famílias, as crianças dos jardins de infância das Castelhanas e da Moita do Boi tiveram a visita da escritora Marília Ascenso.
A música e a magia estiveram presentes como forma de promover o livro e a leitura enquanto fonte de conhecimento e prazer.
As Docentes
Jardim de Infância de Lourical
Nos meses de fevereiro e março, o jardim de infância de Lourical recebeu uma aluna da ETAP. Desenvolveram-se atividades pedagógicas, no sentido de fomentar nas crianças hábitos de alimentação saudável.
Foram realizados jogos de manuseamento e degustação de alimentos, puzzles da roda dos alimentos, um pedypaper,uma horta e inquéritos aos encarregados de educação sobre os hábitos alimentares dos seu educando.
A docente
Palmira Rocha
Semana da leitura no Jardim de Infância de Barrocal
Na semana de 14 a 18 de março no âmbito do projeto aLer+, no Jardim de Infância de Barrocal, valorizou-se a importância do livro como fonte de conhecimento e prazer.
No dia 14 de março, recebemos a escritora Isabel Zambujal, atividade em articulação com o 1º CEB. A escritora falou das suas obras, respondeu a questões e no final autografou os livros adquiridos pelas crianças. Neste dia, as crianças também ouviram atentamente a história “O Coelhinho Afonso”, atividade do dia do SOL -“Só Ouvir Ler”-Elos de Leitura.
Nesta semana deu-se continuidade ao projeto mochila “Vai e Vem” e realizou-se “Histórias em Família” com a participação dos encarregados de educação. Foi uma semana enriquecedora em partilhas, experiências e valorização da Leitura.
Agradecemos a colaboração de todos os participantes.
As docentes
Palestra no Jardim de Infância de Almagreira
No dia 26 de fevereiro, o Centro Escolar de Almagreira levou a efeito uma palestra subordinada ao tema “ A Alimentação na Infância”. Dinamizada pela Dr.ª Adriana Marques, teve como objetivo sensibilizar os encarregados de educação e as famílias, em geral, para a importância de uma alimentação diversificada, variada e completa, para a saúde física e mental, nos primeiros anos de vida.
De uma forma concisa e com informação técnica, mas acessível, os presentes foram convidados a refletir sobre um tema pertinente e do interesse de todos. Houve, também, uns snacks como aperitivo e incentivo a outros encontros temáticos saudáveis.
Muito obrigada a todos os que participaram e colaboraram, tornando possível mais uma atividade educativa.
As Docentes
Educação Ambiental
O Jardim de Infância de Abiul terminou o mês de fevereiro com uma saída à comunidade local, para distribuir pelas instituições cartazes alusivos à preservação do ambiente.
Assim, foram elaborados cartazes com informações sobre a reciclagem e a poupança da água.
Estes cartazes refletem todo um processo desenvolvido em prol da promoção de atitudes e valores que permitam formar cidadãos conscientes e solidários.
As docentes
Semana dos afetos do Jardim de Infância de Almagreira
No dia 19 de fevereiro a comunidade educativa do Centro Escolar de Almagreira, deslocou-se ao Centro de Dia. Esta visita, uma das atividades desenvolvidas no âmbito da semana dos Afetos, teve como objetivos: despertar o respeito pelos mais velhos; fomentar o espírito solidário e conhecer uma instituição local.
Foi uma oportunidade para celebrar momentos de troca de afeto e divertimento. Houve encontros de avós e netos e um lanche convívio.
Muito obrigado pela recetividade e acolhimento.
As docentes
DESFILE DE CARNAVAL
No passado dia 5 de fevereiro alguns dos Jardins de Infância do Agrupamento, a convite do Município de Pombal participaram no cortejo de carnaval pelas ruas da cidade. O tema proposto foi o “Ano Internacional do Entendimento Global”, com o objetivo de sensibilizar para os desafios globais que o nosso planeta enfrenta, tais como as mudanças climáticas, a educação alimentar ou as migrações.
Outros Jardins de Infância do Agrupamento participaram nos desfiles das suas localidades ou freguesias.
Foi um dia de muita animação e folia.
As Docentes
O Jardim de Infância da Assanha da Paz foi ao teatro
No passado dia 6 de janeiro o Jardim de Infância da Assanha da Paz foi ao Centro Escolar de Almagreira assistir às peças de teatro “Os Músicos de Bremen” e “A Princesa e a Ervilha”, pela companhia Atrapalharte, e no dia 28 de janeiro assistiu à peça “O Lago dos Cisnes”, pela companhia Animateatro, na Associação do Louriçal, com os Jardins de Infância de Castelhanas, de Louriçal, de Matas e de Moita do Boi.
Estas atividades despertaram a imaginação,o sonho, a fantasia, momentos de convívio e motivaram o gosto pela arte.
Foram duas manhãs enriquecedoras, repletas de gargalhadas.
Os Docentes agradecem a colaboração de todos os intervenientes.
O Jardim de Infância de Vila Cã aderiu à iniciativa da Mundos de Vida, Dia Nacional do Pijama
No passado dia 20 de novembro, o Jardim de Infância de Vila Cã aderiu, mais uma vez, à iniciativa da Mundos de Vida, Dia Nacional do Pijama.
Com esta ação, pretendemos sensibilizar crianças e pais para a importância de todas as crianças crescerem numa família, bem como para valores como a partilha, sentido da amizade, solidariedade, afeto e respeito.
Entre as várias atividades desenvolvidas durante a semana, sexta-feira foi, sem sombra de dúvida, o dia mais empolgante para as nossas crianças que, entre jogos, canções e muita brincadeira, vivenciaram, assim, mais um dia… em pijama!
Neste dia, o jardim de Infância de Vila Cã angariou, para esta causa, 150 euros.
Vanda Duarte
















