Semana da Saúde


Na semana da saúde de 4 a 8 de abril, o Jardim de Infância de Matas do Louriçal com a colaboração das enfermeiras Tânia e Sandrina realizou uma ação de sensibilização sobre alimentação saudável e higiene oral. Visualizaram um filme , calcularam o índice de massa corporal e elaboram um livro.

Outro dos momentos fortes da semana foram as atividades físico-desportivas: uma caminhada pelo bosque até ao moinho da ribeira de Santo Amado, com os alunos do Jardim de Infância de Louriçal; uma aula de ginástica e uma dança criativa com a colaboração das professoras Tânia e Leonor.

Com estas iniciativas, pretendeu-se sensibilizar para a importância da prática de exercício físico e para os benefícios de uma alimentação equilibrada e saudável.

Agradeço a participação e o empenho de todos os intervenientes.

A docente

Semana da Leitura com Marília Ascenso


Integrada na semana da leitura, em articulação com o 1º CEB da Moita do Boi e com as famílias, as crianças dos jardins de infância das Castelhanas e da Moita do Boi tiveram a visita da escritora Marília Ascenso.

A música e a magia estiveram presentes como forma de promover o livro e a leitura enquanto fonte de conhecimento e prazer.

As Docentes

Jardim de Infância de Lourical


Nos meses de fevereiro e março, o jardim de infância de Lourical recebeu uma aluna da ETAP. Desenvolveram-se atividades pedagógicas, no sentido de fomentar nas crianças hábitos de alimentação saudável.

Foram realizados jogos de manuseamento e degustação de alimentos, puzzles da roda dos alimentos, um pedypaper,uma horta e inquéritos aos encarregados de educação sobre os hábitos alimentares dos seu educando.

A docente

Palmira Rocha

IMG_20160224_151658IMG_20160224_152929IMG_20160224_142859SAM_2309

Semana da leitura no Jardim de Infância de Barrocal


Na semana de 14 a 18 de março no âmbito do projeto  aLer+, no Jardim de Infância de Barrocal, valorizou-se a importância do livro como fonte de conhecimento e prazer.

No dia 14 de março, recebemos a escritora Isabel Zambujal, atividade em articulação com o 1º CEB. A escritora falou das suas obras, respondeu a questões e no final autografou os livros adquiridos pelas crianças. Neste dia, as crianças também ouviram atentamente a história “O Coelhinho Afonso”, atividade do dia do SOL -“Só Ouvir Ler”-Elos de Leitura.

Nesta semana deu-se continuidade ao projeto mochila “Vai e Vem” e realizou-se “Histórias em Família” com a participação dos encarregados de educação. Foi uma semana enriquecedora em partilhas, experiências e valorização da Leitura.

Agradecemos a colaboração de todos os participantes.

As docentes

IMG_20160318_103018_1 (1)IMG_20160317_100041IMG_20160314_141541IMG_20160314_100736IMG_20160314_101341

 

 

Palestra no Jardim de Infância de Almagreira


No dia 26 de fevereiro, o Centro Escolar de Almagreira levou a efeito uma palestra subordinada ao tema “ A Alimentação na Infância”. Dinamizada pela Dr.ª Adriana Marques, teve como objetivo sensibilizar os encarregados de educação e as famílias, em geral, para a importância de uma alimentação diversificada, variada e completa, para a saúde física e mental, nos primeiros anos de vida.

De uma forma concisa e com informação técnica, mas acessível, os presentes foram convidados a refletir sobre um tema pertinente e do interesse de todos. Houve, também, uns snacks como aperitivo e incentivo a outros encontros temáticos saudáveis.

Muito obrigada a todos os que participaram e colaboraram, tornando possível mais uma atividade educativa.

As Docentes

Educação Ambiental


O Jardim de Infância de Abiul terminou o mês de fevereiro com uma saída à comunidade local, para distribuir pelas instituições cartazes alusivos à preservação do ambiente.

Assim, foram elaborados cartazes com informações sobre a reciclagem e a poupança da água.

Estes cartazes refletem todo um processo desenvolvido em prol da promoção de atitudes e valores que permitam formar cidadãos conscientes e solidários.
As docentes

Semana dos afetos do Jardim de Infância de Almagreira


No dia 19 de fevereiro a comunidade educativa do Centro Escolar de Almagreira, deslocou-se ao Centro de Dia. Esta visita, uma das atividades desenvolvidas no âmbito da semana dos Afetos, teve como objetivos: despertar o respeito pelos mais velhos; fomentar o espírito solidário e conhecer uma instituição local.

Foi uma oportunidade para celebrar momentos de troca de afeto e divertimento. Houve encontros de avós e netos e um lanche convívio.

Muito obrigado pela recetividade e acolhimento.

As docentes

 

DESFILE DE CARNAVAL


No passado dia 5 de fevereiro alguns dos Jardins de Infância do Agrupamento, a convite do Município de Pombal participaram no cortejo de carnaval pelas ruas da cidade. O tema proposto foi o “Ano Internacional do Entendimento Global”, com o objetivo de sensibilizar para os desafios globais que o nosso planeta enfrenta, tais como as mudanças climáticas, a educação alimentar ou as migrações.

Outros Jardins de Infância do Agrupamento participaram nos desfiles das suas localidades ou freguesias.

Foi um dia de muita animação e folia.

As Docentes

O Jardim de Infância da Assanha da Paz foi ao teatro


No passado dia 6 de janeiro o Jardim de Infância da Assanha da Paz foi ao Centro Escolar de Almagreira assistir às peças de teatro “Os Músicos de Bremen” e “A Princesa e a Ervilha”, pela companhia Atrapalharte, e no dia 28 de janeiro  assistiu à peça   “O Lago dos Cisnes”, pela companhia Animateatro, na Associação do Louriçal, com os Jardins de Infância de Castelhanas, de Louriçal, de Matas e  de Moita do Boi.

Estas atividades despertaram a imaginação,o sonho, a fantasia, momentos de convívio e motivaram o gosto pela arte.

Foram duas manhãs enriquecedoras, repletas de gargalhadas.

Os Docentes agradecem a colaboração de todos os intervenientes.

 

 

O Jardim de Infância de Vila Cã aderiu à iniciativa da Mundos de Vida, Dia Nacional do Pijama


No passado dia 20 de novembro, o Jardim de Infância de Vila Cã aderiu, mais uma vez, à iniciativa da Mundos de Vida, Dia Nacional do Pijama.

Com esta ação, pretendemos sensibilizar crianças e pais para a importância de todas as crianças crescerem numa família, bem como para valores como a partilha, sentido da amizade, solidariedade, afeto e respeito.

Entre as várias atividades desenvolvidas durante a semana, sexta-feira foi, sem sombra de dúvida, o dia mais empolgante para as nossas crianças que, entre jogos, canções e muita brincadeira, vivenciaram, assim, mais um dia… em pijama!

Neste dia, o jardim de Infância de Vila Cã angariou, para esta causa, 150 euros.

Vanda Duarte

Ler mais…