Demokleos – Educar para o futuro – Evento de Disseminação de Boas Práticas

Nos dias 19 e 20 de junho, decorreu, na Escola Secundária de Pombal, o “Evento de Disseminação do projeto Demokleos do programa Erasmus +, chave KA2, parcerias estratégicas”, do qual o nosso Agrupamento é parceiro desde o ano letivo 2015-2016. O objetivo do evento subordinado ao tema “Educar para o futuro: abordagens inovadoras para a implementação eficaz das Competências Democráticas Chave nas Escolas Europeias” foi divulgar o trabalho que o Agrupamento tem desenvolvido, ao longo dos 3 anos, no âmbito do projeto. Estiveram presentes várias personalidades e representantes da comunidade educativa e local, nomeadamente a Sr.ª Vereadora da Educação, Drª Ana Maria Cabral, a Drª Paula Cardoso, bem como outros representantes da autarquia, de diversas associações locais, colegas dos Agrupamentos das escolas Gualdim Pais, Marrazes, Colmeias e colegas do Agrupamento de Escolas de Pombal.

Também nos honrou com a sua presença a Doutora Constantina Spiliotopoulou, Coordenadora Geral do projeto DEMOKLEOS do Departamento de Relações Internacionais e Europeus do Diretorado de Educação Secundária de Pireus, na Grécia, tendo feito uma apresentação intitulada “Enfrentar a crise democrática europeia através do projeto Erasmus+ KA2, DEMOKLEOS”.

Da parte da tarde, tivemos uma valiosa contribuição da Doutora Licínia Simão, Investigadora do CES, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, subordinada ao tema “Extremismos na União Europeia: contextos e políticas”.

Com esta iniciativa e várias contribuições de colegas e alunos, conseguimos partilhar as diferentes abordagens que têm sido desenvolvidas no âmbito de Educação para a Democracia; estreitar laços com comunidade e partilhar materiais e ferramentas que poderão ser usadas nas escolas europeias para preparar os jovens para os desafios do futuro, aumentando a sua consciência social e política.

O dia 20 de junho foi dedicado à formação de professores e outros agentes educativos sobre a utilização e as potencialidades da plataforma Moodle do projeto, em duas sessões: “Literacia Política e Educação” e “Compreender e Prevenir Extremismos”. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer diversos materiais e participar num Fórum, respondendo a questões pertinentes e interagindo com os colegas de outros países. As sessões foram conduzidas pela Doutora Constantina Spiliotopoulou com a colaboração do colega da equipa grega, Yannis Modeas.

A equipa coordenadora do projeto Demokleos