A Semente é o Blog do Agrupamento de escolas de Pombal. Neste espaço poderá encontrar todas as notícias e novidades acerca das diferentes escolas do Agrupamento.
Demonstração do Projeto “Pombal Digital” pela EB de Vicentes na Biblioteca Municipal
Literacia Financeira no Pré- Escolar – “Uma aventura no mundo financeiro”
O Clube de Ciência Viva da Marquês promoveu o workshop “Uma aventura no mundo financeiro – Introdução à educação para a literacia financeira”, proporcionando às crianças do pré-escolar uma experiência envolvente e educativa sobre conceitos essenciais de gestão do dinheiro.
A iniciativa decorreu, ao longo do mês de janeiro, em 13 Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Pombal e foi dinamizada pela docente Eulália Santos, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, contando também com a colaboração de outros docentes e alunos do IPL, e com o acompanhamento das professoras Ana Francisco e Teresa Ferreira, bem como da educadora Palmira Rocha.
O workshop foi desenvolvido com base no Referencial de Educação Financeira para o Pré-escolar, abordando os seguintes temas fundamentais:
• Necessidades e desejos – As crianças aprenderam a distinguir o que é essencial do que é supérfluo, compreendendo que nem todas as compras são prioritárias.
• Despesas e rendimentos – Foi explorado como o dinheiro é ganho e utilizado, ajudando-as a perceber que os recursos financeiros devem ser geridos com cuidado.
• Meios de pagamento – As crianças aprenderam que existem diferentes formas de pagamento, como dinheiro físico e digital.
• Poupança – Foram incentivadas a compreender a importância de guardar dinheiro para o futuro e de fazer escolhas financeiras conscientes.
As crianças tiveram a oportunidade de tomar pequenas decisões financeiras, utilizando dinheiro fictício, aplicando na prática os conceitos explorados no workshop.
O workshop despertou um grande entusiasmo entre as crianças, que participaram de forma ativa e curiosa em todas as atividades. Através da história interativa e das dinâmicas lúdicas, mostraram um interesse genuíno em aprender sobre o valor do dinheiro e a importância de tomar decisões financeiras conscientes. O envolvimento das Educadoras dos diferentes Jardins de Infância foi essencial para o sucesso da iniciativa, proporcionando um ambiente acolhedor e motivador, onde os mais pequenos puderam explorar conceitos financeiros de forma natural e divertida. A atividade demonstrou o impacto positivo da educação financeira desde a infância, preparando as crianças para uma gestão mais responsável dos seus recursos financeiros no futuro.
O Clube Ciência Viva da Marquês
Uma viagem pela aventura no mundo financeiro:
Semana da Formação Financeira 2025
O Agrupamento associou-se à Semana da Formação Financeira 2025, que decorreu entre os dias 17 e 23 de março, promovendo iniciativas que envolveram toda a comunidade educativa.
Uma das atividades centrais do evento foi um Kahoot sobre Literacia Financeira, que desafiou alunos, docentes e pessoal não docente a testarem os seus conhecimentos sobre gestão de orçamento, poupança, investimentos e riscos financeiros. A atividade permitiu explorar temas essenciais, como a importância da responsabilidade financeira, os impactos das decisões económicas e estratégias para uma melhor gestão do dinheiro.
No final do desafio, foram apurados os vencedores de cada categoria:
– Alunos: André Martins, 12.º A
– Pessoal docente: Florbela Santos
– Pessoal não Docente – Magda David
Os vencedores serão premiados na cerimónia de Entrega de Prémios do Departamento de Matemática, a realizar no dia 30 de maio.
Simultaneamente, as turmas 11.º G e 2.º TIS/TGEI tiveram a oportunidade de participar no workshop “Quem controla o teu dinheiro – Os Finfluencers, a IA ou Tu?”, dinamizado pela DECOjovem. A iniciativa permitiu aos alunos refletir sobre o impacto da inteligência artificial e das tendências digitais na gestão financeira pessoal. Os alunos tiveram, ainda, acesso a conteúdos fundamentais para desenvolver uma relação mais consciente com o dinheiro. Além de aprofundarem conhecimentos sobre gestão financeira, puderam refletir sobre a importância da tomada de decisões informadas, evitando compras impulsivas motivadas por estratégias de marketing agressivo. A atividade também os ajudou a avaliar criticamente recomendações financeiras automatizadas, promovendo uma abordagem mais responsável na gestão dos seus recursos. Por fim, os alunos aprenderam a identificar más práticas e conselhos financeiros duvidosos, tornando-se mais preparados para lidar com desafios económicos do dia a dia.
A Semana de Educação Financeira, este ano, celebrou – se em conjunto com a Global Money Week (GMW). A GMW é uma campanha internacional de sensibilização dos jovens para a importância das questões financeiras, coordenada a nível mundial pela Rede Internacional de Educação Financeira da OCDE (OCDE/INFE). Em Portugal, a coordenação desta iniciativa está a cargo do Plano Nacional de Formação Financeira.
A participação do Agrupamento foi divulgada nos canais de comunicação do Plano Nacional de Formação Financeira, https://www.semanaformacaofinanceira.com/leiria.
A Semana da Educação Financeira reforçou a importância da Educação Financeira na comunidade escolar, promovendo aprendizagens essenciais para uma gestão mais consciente e informada do dinheiro.
A professora: Ana Francisco
“À descoberta do… Mistério da aldeia”
No passado dia 03 de abril de 2025, na Escola Básica da Moita do Boi, as professoras Elsa Ribeiro, Isabel Jesus e Rosa Gante, da Educação Especial, desenvolveram uma atividade do PAA, no âmbito da Educação para a Inclusão e das comemorações da Semana da Leitura, intitulada “À descoberta do… Mistério da aldeia” com a apresentação de um livro “ Mistério na aldeia do mar” de Sofia Fazendeiro.
Esta atividade teve como objetivo promover o livro e a leitura, conhecer a escritora e a sua produção literária e possibilitar aos alunos capacidades críticas e criativas, de modo a promover o seu pensamento autónomo com os alunos do jardim de infância e do primeiro ciclo.
Colocaram muitas questões e responderam a algumas colocadas pela escritora, interagindo com a mesma. Os alunos adoraram a apresentação e divertiram-se imenso!
As professoras responsáveis: Elsa Ribeiro, Isabel Jesus e Rosa Gante.
AEP celebra o Dia Internacional da Matemática
O Agrupamento de Escolas de Pombal assinalou, no dia 14 de março, o Dia Internacional da Matemática, registando a sua participação na página oficial do evento (International Day of Mathematics). O tema deste ano, Matemática, Arte e Criatividade, inspirou alunos de diferentes níveis de ensino (pré-escolar, 2.º ciclo, 3.º ciclo, secundário e profissional) a explorar a matemática de forma artística e criativa,
Os alunos embarcaram nesta aventura criativa, desafiando o seu lado mais artístico e inovador e, com grande motivação exploraram padrões, formas e conceitos matemáticos, dando vida e cor ao póster oficial da comemoração. O entusiasmo e a dedicação dos alunos resultaram em verdadeiras obras de arte, que refletem o potencial da matemática enquanto forma de expressão e criatividade e, também, de inclusão.
As “obras de arte matemática” resultantes desta experiência foram exibidas no átrio da Escola Secundária, na entrada do Bloco B da Escola Básica Marquês de Pombal e nos Jardins de infância da Assanha da Paz e do Louriçal, permitindo que toda a comunidade escolar pudesse apreciar a fusão entre lógica matemática e arte visual.
Foi, ainda, lançado o desafio “viagem pelo interior do pi”, https://www.atractor.pt/mat/fromPI/, espalhado por vários locais da Escola Secundária e da Escola Básica. Esta iniciativa convidou os alunos e comunidade educativa a explorar o fascinante número π (pi), incentivando a descoberta de curiosidades e padrões matemáticos que tornam este número um dos mais intrigantes da matemática.
A docente, Ana Francisco
Uma viagem pela imaginação dos alunos:
Olimpíadas de Física, escalão A.
No dia 29 de março, decorreram, no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, as provas regionais das Olimpíadas de Física, escalão A.
O Agrupamento de Escolas de Pombal (Escola Básica Marquês de Pombal e Escola Secundária de Pombal) esteve representado por duas equipas constituídas pelos alunos Regina Arroteia, Sara Silva, ambas do 9ºA e Ana Madama, do 9ºB e André Pereira, do 9ºB, Margarida Bernardino, do 9ºC e João Rufino, do 7ºI. Os alunos foram acompanhados pelas professoras Maria Emília Amador e Susana Bugalho.
Trata-se de um concurso dirigido aos estudantes do ensino básico, organizado pela SPF – Sociedade Portuguesa de Física, que consiste na resolução de problemas teóricos e práticos de Física. Estas provas têm por objetivo incentivar e desenvolver o gosto pela Física nos alunos do Ensinos Básico.
Após a competição houve oportunidade de visitar o Jardim Botânico, bem como explorar o fascinante Museu Machado Castro.
Consideramos que foi uma experiência enriquecedora, porquanto os participantes tiveram oportunidade de contactar com uma nova realidade, num convívio salutar com outros jovens concorrentes.
Parabéns aos participantes pelo seu empenho na preparação e no dia da atividade!
A docente, Suna Bugalho