Ida ao Osso da Baleia


35.ª Campanha Coastwatch-Zonas Costeiras, conhecer para proteger

Os alunos do 6ºB, juntamente com os alunos do 11ºB e 12ºB, foram à praia do Osso da Baleia, no dia 4 de fevereiro de 2025 para conhecer melhor as zonas costeiras e recolher e identificar o lixo lá existente

Todos os alunos após uma breve explicação por parte da Engenheira Catarina Soares (chefe da unidade do Ambiente da Câmara Municipal de Pombal) sobre o projeto “Coastwatch”, dirigiram-se à praia com baldes, luvas e um inquérito com objetivo de catalogar o tipo de lixo ou restos de seres vivos aí existentes.

O grande objetivo desta visita de estudo, dinamizada pelo professor José Costa e pela professora Fátima Pessa, visou promover a literacia dos oceanos, compreender de que forma as ações humanas afetam as comunidades aquáticas, recolher amostras para análises clínicas e desenvolver o relacionamento interpessoal.

No final, os alunos ficaram intrigados por causa da quantidade de lixo que encontraram, tendo recolhido 4201 itens de lixo marinho, num total de 12kg, a destacar em maior quantidade: espuma de isolamento, fragmentos de plástico, pacotes de batatas fritas/bolachas/guloseimas, palhinhas, sacos de asas e transparentes, tampas e argolas de tampas, armadilhas de pesca, cabos e cordas, redes de pesca, cotonetes, pellets (plástico), …Também ficaram a conhecer a fauna e a flora daquela praia.

A grande maioria dos alunos considerou a atividade muito interessante, educativa e ficaram mais sensibilizados para as questões de proteção do litoral, no entanto o tempo foi pouco…gostariam de aumentar a frequência do projeto.

Os alunos agradecem a todos os participantes.

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Os alunos do 6.º B

O AEP marcou presença em mais uma edição do BotOlympics


O Agrupamento de Escolas de Pombal marcou presença em mais uma edição do BotOlympics, a maior competição de robótica da Zona Centro, organizada pela Universidade de Coimbra, que decorreu entre os dias 27 e 30 de março de 2025.

Durante quatro dias, no Departamento de Engenharia Informática – Pólo II, alunos de todo o país colocaram à prova os seus conhecimentos em programação e robótica. A prova final teve lugar no Alma Shopping, no domingo, num evento aberto ao público.

Este ano, o AEPombal participou na competição orientada aos alunos do ensino básico (Prova ISR) com uma equipa composta pelos alunos Leonardo Matos (8.ºB), Tomás Leitão (8.ºB) e Manuel Rodrigues (9.ºA). Participámos ainda na prova do ensino secundário (BOT’N ROLL) com uma equipa composta pelos alunos Alexandre Marques, Marco Costa, Tomás Costa e Tomás Lourenço, todos do 1.º TPI, e membros do Clube de Programação e Robótica.

Os alunos foram acompanhados pelos professores Lino Simões e Renato Santos.

As melhores fotos do evento podem ser vistas em: https://www.instagram.com/botolympics/

Os docentes Lino Simões e Renato Santos

Palestra: “Vírus, curvas chatas e decisões difíceis”


No dia 18 de março, os alunos de Matemática A, do 12º ano, assistiram a uma palestra intitulada, “Vírus, curvas chatas e decisões difíceis”. Esta palestra foi dinamizada pelo Dr. Adérito Araújo, docente do Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências e tecnologias da Universidade de Coimbra.

As doenças infeciosas continuam a ser uma das principais causas de morte no mundo. Os modelos matemáticos podem ajudar não só a compreender a propagação de uma epidemia, mas também a avaliar a eficácia de diferentes estratégias de mitigação. Nesta palestra foram apresentados alguns modelos básicos e a matemática subjacente à compreensão da disseminação de doenças contagiosas, aproveitando para explicar alguns dos termos que, recentemente, ganharam protagonismo nos meios de comunicação social.

Dos modelos abordados destaca-se a função exponencial e a função logística, os quais foram associados às diferentes epidemias/pandemias que o mundo enfrentou ao longo da história.
Os alunos foram muito participativos e interessados, revelando uma postura de muito entusiasmo e saber estar.

Com este tipo de atividade esperamos dar, em parte, resposta à pergunta “para que serve isto?” (matemática).

As docentes: Ana Cristina Medeiros, Helena Jesus e Teresa Oliveira

Visita de Estudo do 6.º ano a Tomar e Constância


Alunos do 6.º ano do AEP exploram património histórico em Visita de Estudo a Tomar e Constância

No passado dia 21 de março, 150 alunos do 6.º ano do Agrupamento de Escolas de Pombal, acompanhados por 18 professores, embarcaram numa enriquecedora visita de estudo a Tomar e Constância, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC), em articulação com a Equipa Erguer Futuros do 6.º ano.

No Convento de Cristo em Tomar, os alunos, em visita guiada, tiveram a oportunidade de explorar a grandiosidade deste monumento, classificado como Património Mundial da UNESCO. Durante a visita, conheceram a famosa Janela do Capítulo, a Charola dos Templários e os Claustros que testemunham séculos de história. As visitas guiadas, repartidas por 4 sessões, com a componente de animação “O Regresso dos Cavaleiros”, nas quais 28 alunos, selecionados aleatoriamente, foram simbolicamente armados cavaleiros, tornaram a experiência ainda mais envolvente e memorável. No Castelo de Tomar, os alunos aprofundaram os seus conhecimentos sobre a presença Templária em Portugal, apreciando a sua arquitetura, uma fusão de estilos, que vão do românico ao manuelino.

Em Constância, os alunos visitaram o Jardim-Horto de Camões, um espaço que homenageia a obra e a vida do poeta Luís de Camões, no qual observaram o Mapa em Painel de Azulejos, que ilustra a viagem de Camões de Lisboa a Goa, passando por África e por Macau; diversas espécies botânicas aludidas nas suas obras; a Esfera Armilar; o Poço de Traça Árabe; o Xadrez, jogo de tabuleiro oriundo da Índia e da Pérsia; a Escultura Alegoria à Ilha dos Amores; o Auditório ao ar livre, com uma reprodução do Planetário de Ptolomeu e o Jardim de Macau. Esta visita guiada permitiu aos alunos compreender melhor a simbologia do espaço e a sua relação com a literatura camoniana. A visita guiada prosseguiu na Casa-Memória Camões, onde os alunos tiveram contacto com aspetos da biografia e legado literário do autor de “Os Lusíadas” e a belíssima exposição “Poetas Portugueses”, na qual puderam apreciar caricaturas de vários poetas portugueses, nomeadamente de Camões. Para enriquecer esta experiência, os alunos declamaram poemas e cantaram canções dedicadas a Luís de Camões, quer na Casa-Memória Camões, quer no Jardim-Horto de Camões, no âmbito dos DAC “Comemoração dos 500 anos do nascimento de Camões”, tornando o momento ainda mais especial e interativo.

De enaltecer os momentos de convívio entre alunos e professores durante o almoço e lanche, que decorreram na “Associação de Constância”, com vista para o rio Zêzere e no “Refeitório dos Monges”, no próprio Convento de Cristo, proporcionando uma experiência única ao grupo, que pôde imaginar o quotidiano monástico de séculos passados.

Apesar do dia chuvoso, a visita foi marcada pelo entusiasmo e pela descoberta do património histórico e cultural destas localidades, proporcionando aos alunos uma experiência educativa inesquecível, fortalecendo o seu conhecimento sobre a história, arte e literatura portuguesa.

Os Professores de Matemática e Ciências Naturais do 6.º ano
A Coordenadora da Equipa Erguer Futuros do 6.º ano

Tertúlia “Laços sem Fronteiras”


O Gabinete Aprender sem Fronteiras (GASF) realizou no dia 12 de março à tarde uma Tertúlia com o tema “Laços sem Fronteiras”, promovido pela equipa do GASF (Carina Oliveira e Marisa Duarte), no Espaço Memória da Escola Secundária de Pombal. A ideia partiu da Direção do AEP e veio ao encontro da necessidade de incluir plenamente os alunos de diferentes nacionalidades – 22 atualmente – que têm chegado de todas as partes do mundo. Teve também a preciosa colaboração da aluna Karla Alves do 11.ºE2, que auxiliou a equipa mobilizando as suas aprendizagens para fazer o cartaz de divulgação, o alinhamento das intervenções e dando muito de si e da sua experiência pessoal no sentido de tornar a Tertúlia num momento de fortalecimento de relações interpessoais.

Na verdade, nem sempre a chegada a um país culturalmente diferente e a um sistema de ensino que pode ser um grande desafio é tarefa fácil. Proporcionar aos alunos uma tarde de partilha de histórias de vida de alunos do AEP, que se têm mostrado muito resilientes, que têm obtido bons resultados escolares e cuja inclusão tem sido bem-sucedida, foi muito saudável e motivador. Estes alunos-oradores aceitaram o desafio de partilhar com os colegas, que estão na mesma situação de viver num novo país, a ideia de que é possível vencer os obstáculos e sentir-se plenamente integrado.

Após o momento de boas-vindas por parte da Direção, o aluno Manuel Katunda, do 2.ºTIS, abriu o espaço de partilha com a leitura de um poema e fê-lo com tal confiança, dedicação e positivismo que deu o mote para o que se seguiu.

Ao longo da tarde, houve diversos momentos de animação musical e de dança proporcionados por alunos de etnia cigana e pelos próprios oradores, que envolveram todos os presentes.
No sentido de mostrar que não há fronteiras para alcançar os sonhos, a Tertúlia teve a participação muito especial de Yasmin Cuel, aluna de mestrado da Universidade de Coimbra, que tem ultrapassado todas as vicissitudes relacionadas com as vivências num país de acolhimento.

O balanço desta iniciativa ultrapassou as melhores expectativas, pelas partilhas motivadoras e por cada aluno ter trazido a identidade do seu povo para esta tertúlia – gastronomia, dança, usos e costumes – sempre condimentadas com humor e boa disposição. No final houve quem dissesse que “deveríamos ter uma tertúlia destas todas as semanas!”.
Dados os novos desafios da multiculturalidade, o GASF encontra-se já a preparar outras iniciativas neste âmbito, desde logo a possibilidade de criação de um clube com mentores e mentorandos, onde haverá um espaço de aprendizagem lúdica do português, com fortalecimento das relações interpares e que seja indutor de novas aprendizagens conducentes ao sucesso escolar.

Gabinete “Aprender sem Fronteiras”: Carina Oliveira – Educadora Social e Marisa Duarte – Assistente Social

À descoberta do Castelo de Pombal – Uma viagem no tempo com o 5.ºA


No dia 26 de março, os alunos do 5.ºA, acompanhados pela Diretora de Turma, a professora de Português e três Encarregadas de Educação, foram ao Castelo de Pombal. Esta visita guiada teve como objetivo conhecer a história do castelo desde as suas origens até aos tempos de hoje. Também visualizaram dois vídeos: um sobre a história do castelo, em 3D, e outro sobre a lenda do Al-Palomar. Esta atividade foi programada no âmbito do projeto DAC da turma.

Os alunos mostraram bastante interesse e foram convidados para participarem nos dias 4 e 6 de abril, na Feira Medieval.

Notícia redigida pela turma do 5.ºA nas aulas de Português.