Aula  “In loco” – Percurso Pedestre por Pombal


Nos dias 13 e 14 de junho, os alunos das turmas do sétimo ano de escolaridade realizaram um percurso pedestre por Pombal, visitando ou revisitando alguns espaços da cidade com História. Este foi o culminar do DAC – “Pombal – à descoberto do património local”. O Castelo, o Pelourinho, o Celeiro e a Cadeia Velha são símbolos do nosso passado que os alunos estudaram ao longo do ano letivo ou que irão estudar nos próximos anos. Foi um aprender diferente, onde a sala de aula foi trocada pelo ar livre, enchendo a cidade de alegria…

Assim, terminou mais um ano! Assim se aprenderam “coisas”, assim se discutiram ideias, assim se explorou o mundo!

Para todos, umas excelentes férias!

Alexandra Goreti

Passeio pelos Passadiços do Arunca


No dia 9 de junho, as turmas do 5.º D, 5.º E, 5.º F, 5.º G, 5.º H, 5.º I e 6.º E da Escola Básica Marquês de Pombal realizaram um Passeio Pedestre, aos Passadiços do Arunca e Parque do Açude, de acordo com os respetivos projetos dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC) das respetivas turmas e, também, no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade, atividade integrada no Plano Anual de Atividades (PAA) do Departamento de Matemática.

Às 10h da manhã, iniciou-se a atividade com a caminhada até ao Açude do rio Arunca, tendo-se percorrido 4 km pelos passadiços, onde os alunos e professores tiveram a oportunidade de observar e contactar com a diversidade de espécies de plantas e animais que por ali existem. Esta atividade também pretendeu reforçar a importância de hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercício físico.

Na hora do almoço, reinou a boa disposição entre os participantes com a realização de atividades lúdicas, nomeadamente a atividade “Ver e sentir o mundo que nos rodeia”, dinamizada pelos alunos do 5.ºF; interpretação da música “A Raposa chama” e a dança de algumas músicas, com muita brincadeira à mistura…

Às 13h30, regressou-se à escola, concluindo assim 10 Km pela nossa cidade, onde se promoveu a participação dos alunos em ações na escola e na comunidade que visam a adoção de comportamentos individuais e coletivos, ambientalmente responsáveis.

As docentes,  Anabela Santos e Sandra Pragosa

Truques para impressionar


No passado dia 14 de junho, no âmbito do Plano Anual de Atividades do Departamento de Matemática, as turmas B, C, D, E, F, G, H e I de Matemática do 5.ºano, da Escola Básica Marquês de Pombal, tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra intitulada “Truques para impressionar”, dinamizada pela Drª Alexandra Nascimento Baptista, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Leiria. Nesta palestra, os alunos verificaram, através de atividades lúdicas, que usando algumas propriedades matemáticas simples podem fazer alguns truques que impressionam plateias.

Os alunos mostraram-se muito motivados e interessados, com vontade de chegar a casa e impressionar a família com os novos truques.

Professores do Grupo 230 (5.º ano)

Dia Eco-Escolas – EB Louriçal


No dia 03 de junho de 2022, assinalou-se o dia Eco-Escolas, na EB de Louriçal.

A comunidade educativa pôde visitar uma exposição maravilhosa de “Mensagens de Sensibilização Ambiental”, elaboradas pelas famílias, no âmbito da candidatura da Praia do Osso da Baleia ao Programa Bandeira Azul 2022.

Tendo em conta o desafio “O mar começa aqui!”, lançado pela ABAE, que pretende sensibilizar a comunidade e que a turma do 4.º D decidiu abraçar, foi criada uma imagem que, neste dia, foi pintada junto a uma sarjeta à frente da escola, com os objetivos de que todos compreendam a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular e educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa.

Os alunos do pré-escolar andaram pelo bosque em busca/à caça de “tesouros da natureza” sob a orientação da sra engenheira Ana Catarina Soares, do município de Pombal.

Ao longo do dia, os alunos puderam descobrir/explorar/jogar/testar conhecimentos, utilizando as tecnologias digitais, no site “Dá a mão à floresta”, projeto de Responsabilidade Social e Ambiental da The Navigator Company.

Foram ainda construídos piões e discos voadores recorrendo à utilização de resíduos e reutilizando materiais diversos, tais como CD, berlindes, pratos de papel.

“O Homem não é nada além daquilo que a educação faz dele” Immanuel Kant

As coordenadoras do programa Eco-Escolas 2021/2022

Sílvia Oliveira e Denise Ribeiro

Corrente do Oceano – Dia Escola Azul 2022


Os alunos do 8º ano aceitaram mais um desafio da Escola Azul e juntaram-se a dezenas de cordões humanos de norte a sul do país e a milhares de pessoas envolvidas.

Celebraram o dia da ESCOLA AZUL 2022, com uma Corrente do Oceano realizada no Jardim do Vale, onde, de mãos dadas, gritaram palavras de homenagem ao Oceano e exibiram cartazes com frases/slogans apelando à protecção do oceano e à sustentabilidade da Terra. Os alunos participantes revelaram estar conscientes de que o oceano é uma fonte de alimento, energia, minerais e, cada vez mais, de medicamentos; que regula o clima da Terra e abriga a maior diversidade de vida e ecossistemas, sendo um provedor de serviços económicos, sociais e estéticos para a humanidade,

Os professores de ciências naturais que dinamizaram esta actividade agradecem a todos os alunos pelo seu entusiamo, empenho e dedicação à protecção e valorização dos Oceanos.

Professores dinamizadores: Adelaide Ramos, Estefânia Pires, Helena Lento e Luís Costa

Erradicação de espécies vegetais invasoras


Enquadrada na Missão Agir – preservar e regenerar os ecossistemas, decorreu na tarde do passado de 18 de maio e, no âmbito dos programas Bandeira Azul e Eco-Escolas, os alunos do 3.º e 4.º anos da escola do Barrocal, aproveitando a viagem à Praia do Osso da Baleia participaram numa ação de controlo e erradicação de espécies vegetais exóticas invasoras da mata circundante, tendo sido removidas várias manchas de Chorão-das-areias e erradicadas 13 126 acácias.

A iniciativa enquadra-se num dos objetivos fundamentais do projeto, que prevê a erradicação das plantas invasoras existentes e/ou a diminuição das áreas atualmente invadidas através da aplicação de controlo físico (arranque manual) e outros, servindo de exemplo de boas práticas.

Esta atividade teve como fundamento aumentar a sensibilização dos alunos sobre as invasões biológicas uma vez que, as espécies invasoras são uma das principais ameaças à biodiversidade a nível global. Como futuros cidadãos responsáveis pelo planeta, têm um papel relevante não só na prevenção das invasões biológicas, mas também na redução do seu impacto na biodiversidade.

EB de Pombal- 1ª Semana da Multiculturalidade


Na EB de Pombal decorreu a 1ª Semana da Multiculturalidade, uma iniciativa que teve lugar nos últimos dias de maio e que incluiu várias atividades ligadas à cultura, música e gastronomia dos países representados por alunos da escola: Portugal; França; São Tomé e Príncipe; Zimbabué; Angola; Venezuela; Brasil; Ucrânia e China.

Um evento organizado com o propósito de promover a inclusão e o fortalecimento de laços entre os alunos e que contou com a participação e o contributo de alguns pais.

A salientar o empenho e dinamismo da Assistente Técnica Anabela Dias no desenvolvimento destas atividades, que resultaram numa semana rica em aprendizagens para toda a comunidade escolar.

A Coordenadora da EB de Pombal

Florbela Leitão

Confeção do Bolo de Caneca – projeto “Lanche… tu escolhes!”


No âmbito do projeto “Lanche… tu escolhes!”, promovido pelo Município de Pombal e que tem como principal objetivo incentivar a preparação de lanches saudáveis pelas crianças, pais e encarregados de educação, os alunos da EB do Barrocal confecionaram, individualmente, o bolo de caneca, na semana de 23 a 27 de maio.

Os ingredientes necessários à confeção do bolo, bem como a caneca e a receita, foram disponibilizados pelo município. Os alunos visualizaram, ainda, um vídeo demonstrativo da execução da receita passo-a-passo.

Foi com muito entusiamo e empenho que os alunos realizaram esta atividade.

EB de Pombal- Dia Mundial da Criança


Porque as crianças são o futuro e merecem ser felizes, o Dia Mundial da Criança, dia 1 de junho, foi celebrado com grande alegria e entusiasmo por todas as crianças da EB de Pombal. Entre histórias no Jardim do Cardal, bolas de sabão, pipocas, gelados, balões, pinturas e até um insuflável colocado ao dispor de todas as crianças, pela Associação Comercial e de Serviços de Pombal, tudo serviu para ajudar à festa. Os mais velhinhos dedicaram-se à elaboração de fios em massa biscuit e de pulseiras com missangas. Foi um dia em grande onde todas as turmas, à sua maneira, assinalaram esta data tão importante.

A Coordenadora da EB de Pombal

Florbela Leitão

Brigada #AMARoMAR limpeza de lixo marinho


A EB do Barrocal tem vindo a desenvolver e participar em diferentes iniciativas no âmbito dos cuidados a ter com a preservação da Natureza e da consciência Ambiental.
A limpeza efetuou-se num espaço de areal em que se concentra a maior parte dos veraneantes. Os itens de lixo recolhido foram agrupados em saco, analisados e pesados
 De regresso à escola, fez-se a análise dos dados de acordo com indicadores da – “Brigada #AMARoMAR”, concluiu-se que os itens encontrados são de origem em fonte desconhecida, da pesca, da agricultura, do saneamento e da deposição ilegal. De seguida, o lixo recolhido foi separado por categorias, conforme os itens da grelha, contado e novamente registado.

Durante este período os alunos participaram na ilustração a efetuar nos sumidouros da escola e ação de limpeza dos mesmos; escrita de textos subordinados ao tema “Se eu fosse o mar/oceano/rio…” (o que via, o que sentia, o que pensava, o que me magoava, o que gostava que não me fizesse…); visualizaram algumas obras do Xico Gaivota e foram desafiados a se imaginarem um peixe com os resíduos que recolhemos, no seu corpo. Fizeram a adaptação do texto “O pastor” de Eugénio de Andrade para “O pescador”.

Para concluir o projeto, fez-se uma análise /sensibilização e chamada de atenção para o problema do lixo marinho nas nossas praias e das consequências que daí advêm, elaborou-se um poster com os sete itens mais recolhidos, fez-se o desenho de um peixe e uma escultura, expostos no espaço exterior .

Ficou o desejo de continuar.

Link do resumo da ação conjunta.