Vida saudável e Desenvolvimento Sustentável – Escola Básica de Barrocal


No dia 6 de junho, a turma C do 3ºano da EB do Barrocal recebeu o grupo de alunas (Daniela Avoilo, Lara Beatriz, Joana Leal, Juliana Matias e Sofia Carvalho) do 11ºB no âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento – “Vida saudável e Desenvolvimento Sustentável” numa perspetiva de partilha de saberes e cooperação intergeracional.

Apresentaram um vídeo exemplificativo dos efeitos causados pele prática diária de comportamentos saudáveis e comportamentos não saudáveis através de personagens animadas, com o Olaf como protagonista.

Houve partilha de jogos interativos (preparados e selecionados pelo grupo visitante), de leituras de escolha livre bem como textos originais adaptados pelo grupo/turma anfitrião.

Foram momentos passados em ambiente dinâmico, cativante e de boa disposição aliada à aprendizagem.

As Docentes

Final do concurso “Ler para Vencer”


O concurso “Ler para Vencer” decorre há pelo menos 12 anos e premeia os melhores leitores de cada turma do 2.º Ciclo. Este ano, a fase final decorreu no Auditório da Escola Básica do 2º e 3º ciclo Marquês de Pombal, pelas 14h30, no dia 23 de maio para os 5.º anos e no dia 26 para os 6.º anos. Este concurso tem como objetivo dotar os alunos do gosto pela leitura, tendo um maior contacto com os livros e praticando com mais regularidade a leitura, pois: “Quem lê, ficará mais bem preparado para a vida.”

Num ambiente alegre e descontraído, os vencedores da primeira fase das 17 turmas leram excertos das obras “O rebanho perdeu as asas” de António Mota, no 5.º Ano, e “Histórias à solta na minha rua” de António Torrado, no 6.º ano.

O júri foi constituído pela professora Lina Oliveira, professora e coordenadora do Departamento de Português; João Silvano, professor bibliotecário; Paula Gaspar, chefe dos Assistentes Operacionais da escola; Isabel Jesus, professora da Educação Especial e Sérgio Soares, livreiro da nossa cidade, como convidado externo, que ficaram responsáveis pela dificílima tarefa de escolher os três primeiros leitores-vencedores de cada ano.

No quinto ano, a vencedora foi a aluna Lara Simões do 5º F; o segundo prémio, coube à aluna Inês Benzinho, do 5.ºA e o terceiro prémio ao José Rodrigues, do 5º H.  No sexto ano, o vencedor foi o aluno Diogo Seco, do 6.º H, o segundo prémio foi atribuído à aluna Beatriz Cardoso, do 6.º F e o aluno Pedro Mendes, do 6.º G, arrecadou o terceiro prémio. Foram entregues, a todos os participantes, os respetivos prémios e diplomas. As professoras de Português do 2º ciclo, dinamizadoras deste concurso, manifestam o seu agrado pelo empenho de todos. Parabéns!

Lurdes Cintra Mota

 

Comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade


O Dia Internacional da Biodiversidade é celebrado no dia 22 de maio e pretende alertar a população para a necessidade e a importância de preservar a diversidade biológica. Os alunos do 5.º ano comemoraram esta data, articulando conhecimentos de Matemática e Ciências Naturais cumprindo o desafio de criar animais com formas geométricas, reutilizando materiais. Os trabalhos estão expostos na Biblioteca da Escola Marquês de Pombal, até ao final do mês de maio. A “Exposição Biodiversidade Animal”, para além de evidenciar a criatividade dos alunos na conceção das suas obras de arte, transmite informação sobre os animais que resultou de pesquisas efetuadas pelos mesmos.

Ainda no âmbito desta celebração, realizou-se, no dia 19 de maio, a palestra sobre “A biodiversidade na serra de Sicó”, dinamizada pela Engenheira Catarina Soares, da Câmara Municipal de Pombal, para todas as turmas do 5.º ano da Escola Básica Marquês de Pombal.

Nesta palestra, caracterizou alguma da biodiversidade existente a nível local, regional e nacional; identificou espécies da fauna e flora invasoras e suas consequências para a biodiversidade local. Os alunos participaram na palestra emitindo opiniões sobre a sua experiência, indicaram ações humanas que condicionam a biodiversidade e apontaram razões sobre a importância da sua preservação.

Foi um momento de sensibilização ambiental e partilha de conhecimentos, em que os discentes, cativados pelas palavras sábias da palestrante, se mostraram motivados e entusiasmados.

Professores do Grupo 230 (5.ºano)

Concurso “Mascote PESIPAC -RL” – 4.º F – Escola Básica de Pombal


A CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, no dia 24 de maio de 2022, deslocou-se à EB de Pombal para a cerimónia de entrega do prémio de vencedores ao 4.ºF, no âmbito do concurso para a criação da mascote do PESIPAC-RL – Programa de Educação, Sensibilização e Informação Pública sobre Alterações Climáticas da Região de Leiria. Na cerimónia estiveram presentes o Exmo. Sr. 1.º Secretário Executivo da CIMRL, o Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Pombal, O Exmo. Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas de Pombal, entre outros.

A ética do 4.ºF levou-nos a pensar o nosso planeta em forma de coração que precisa ser cuidado e acarinhado para que continue a bater com toda a sua energia por todos nós! A ideia da mascote funcionar como um personagem amigável foi o mote para a criação da “CORAÇÃO”. A Coração é um Planeta que foi imaginado e desenhado pela turma para ser especial e foi adotado de imediato por todos!

A turma e a professora apresentaram as dinâmicas e o processo inerentes ao concurso e manifestando um enorme orgulho na conquista deste prémio.

O concurso para a criação da Mascote PESIPC-RL, foi uma verdadeira aventura. Desde a fase de projeto e todo o processo de conceção, passando pela cerimónia de entrega e culminando na tão ansiada viagem e visita ao Oceanário, no dia 27 de maio, todas as etapas foram enriquecedoras e repletas de aprendizagens que ficarão na memória dos meus alunos.

Professora Isabel Catarino

Alunos do 8ºAno participam na competição regional – AquaQuiz


Os alunos do 8º ano turmas D, E e F participaram, entusiasticamente, no Concurso regional da competição AQUAQUIZ que decorreu entre os dias 02 e 20 de maio.

Este concurso foi lançado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) e em colaboração com a Águas do Centro Litoral (AdCL), nos dez municípios associados, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Terra, para incentivar as escolas dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico da região a testarem os seus conhecimentos sobre este recurso que é essencial à vida- a Água.

A participação dos alunos neste concurso decorreu nas aulas de ciências naturais, pois os objetivos desta iniciativa visavam a sensibilização para a necessidade de preservar os recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade da Terra.

A participação foi exclusivamente online e consistiu num jogo interativo composto por um quiz com perguntas relativas a diferentes dimensões da água, abrangendo matérias dos conteúdos programáticos da disciplina de ciências naturais, agrupadas em quatro categorias: Planeta Azul, Aqua Lab, Fábricas de Água e Uso Eficiente.

Como resultado desta participação, os alunos aumentaram de forma lúdica, em formato de competição saudável, a sua literacia científica sobre a gestão sustentável da água.

Prof. Dinamizadora: Helena Lento

Teatro na Escola


Nos dias 28 de abril e 09 de maio, realizaram-se, no auditório da biblioteca Municipal de Pombal, as peças de teatro “As viagens de Gulliver com escala em Portugal” e “O Príncipe Nabo”, para os alunos do 6.º e 5.º anos de escolaridade, respetivamente. Baseadas em obras previstas nas metas curriculares de aprendizagem do 6.º e 5.º anos, as encenações estiveram a cargo da companhia AtrapalhArte e a organização sob a égide da Biblioteca Escolar (Prof. João Silvano) com a colaboração dos professores de português do grupo 210.

A rubrica “Teatro na Escola” tem criado fortes raízes ao longo dos últimos 10 anos no AEP, proporcionando aos alunos e professores a consolidação de conteúdos no âmbito do texto dramático e a possibilidade de contactarem, de perto, com as artes do espetáculo. Crê-se que os cerca de 340 alunos e 20 professores, acompanhantes nas duas sessões, se deixaram contagiar pela dinâmica das peças, acabando por usufruir de momentos muito agradáveis e divertidos. Na concretização da atividade fica um especial agradecimento aos professores envolvidos, pelos tempos letivos e acompanhamento disponibilizados aos alunos.

João Silvano

Escola Secreta_Um desafio Escola Azul


As “Woman’s Power” (equipa de alunas do 8ºE) aceitaram o convite da professora de Ciências Naturais e participaram no desafio da Escola Azul proposto para o presente ano letivo – A Escola Secreta.

A Escola Secreta foi criada a pensar na participação de alunos de Escolas Azuis, levando-os a desafiarem-se mutuamente e criarem pequenos vídeos para o TikTok da Escola Azul. Esta atividade procura que os alunos conheçam e se identifiquem com os 10 compromissos das Escolas Azuis para um Oceano melhor na próxima década.

Mais de 100 equipas participaram na Escola Secreta! Depois do sorteio de atribuição de equipas e da criação dos desafios, as equipas participantes receberam os desafios criados pelas suas respetivas Escolas Secretas e enviaram os seus vídeos em resposta.

As Woman’s Power aceitaram os desafios da sua Escola Secreta e desenvolveram, entusiasticamente, um conjunto de ações/atividades que visaram dar resposta a dois dos desafios que lhes foram propostos: desafio associado ao compromisso 6-Dinamizar ações regulares de recolha de lixo nas praias, rios ou zonas costeiras; desafio associado ao compromisso 7- Organizar brigadas Alerta Azul, onde alunos de todas as idades dinamizam ações de promoção de Literacia do Oceano ao longo do ano. O resultado do trabalho desenvolvido pelas Woman’s Power pode ser visualizado nos vídeos publicados na página de TikTok da Escola Azul.

Muitos parabéns às Woman’s Power: Eliana Mota, Mariana Neves, Mariana Gomes, Mariana Ferreira e Rafaela Lopes, pelo seu entusiamo, empenho e dedicação à proteção e valorização do Oceano.

 

Prof. Dinamizadora: Helena Lento

A MOZVISION foi à Marquês!


Nos dias 3 e 16 de maio, realizaram-se, no auditório da Escola Básica Marquês de Pombal, duas sessões formativas dinamizadas pela voluntária Carla Domingues, da Associação Mozvision, que aceitou, mais uma vez, o desafio de dar o seu testemunho a alunos dos sextos A, B, C e F, no âmbito do tema “Direitos Humanos”, trabalhado em Cidadania e Desenvolvimento e dos domínios de articulação curricular.

Estas sessões destinaram-se a abordar o tema dos Direitos Humanos e dos Direitos das crianças, partindo das vivências da D. Carla, enquanto voluntária em Moçambique, país onde existem muitas dificuldades nas áreas da educação, saúde, alimentação, higiene, habitação, entre outras.

Consideramos ser muito importante conhecer a realidade da vida, bem como outras formas de encarar os problemas, quer de outras crianças, quer de outros adultos. Os alunos ficaram impressionados com o facto de uma em cem crianças serem órfãs ou viverem numa situação vulnerável; de 25% das crianças entre os 5 e os 14 anos trabalharem e de4 15% das raparigas casarem com menos de 15 anos. É importante que se valorize a escola e as aprendizagens, pois só assim os jovens poderão ficar mais aptos para dar o seu contributo a fim se construir um mundo melhor!

Foi uma sessão muito participada e agradecemos à D. Carla por vir dar o seu testemunho real sobre os Direitos Humanos: “Kanibambo”, “Assante” e “Obrigada”.

As docentes,

Fátima Pessa e Sandra Diniz

Il était une fois le Blob


Nous sommes des élèves de la Section Européenne de Langue Française (SELF). C’est notre troisième année, l’objectif c’est d’apprendre les sciences naturelles en français. Cette année, nous nous sommes centrés sur le Blob, un myxomycète qui se nourrit de moisissures et de bactéries.

À la fin de l’année scolaire 2020/2021, nous avons reçu une invitation d’une école française à participer à un projet scientifique eTwinning – «Apprendre à apprendre avec un blob». Nous nous sommes associés à de nombreux élèves français et autres (Espagne, Portugal, France) qui ont observé le développement du Blob. Nous avons appris que même Thomas Pesquet (le célèbre astronaute) a observé le comportement du Blob en apesanteur. Un grand défi a été l’escape game MISSION NN2021 qui consistait à aider Thomas Pesquet à sauver la Terre. Nous avons beaucoup aimé, bien sûr, approfondir nos connaissances sur cette étrange créature: le Blob, faire des expériences en laboratoire, voir un peu ce que faisaient les autres élèves du projet.

Nous nous proposons de découvrir notre projet en son et images.

Visita de Estudo dos alunos do 7.º Ano a Conimbriga e Coimbra


Nos dias 5 e 6 de maio de 2022, os alunos das diferentes turmas de 7.º ano tiveram a tão esperada visita de estudo a Conimbriga e Coimbra. Depois de dois anos de pandemia, estava na hora de retomar uma prática tão enriquecedora para os nossos alunos. Aprender “no terreno” é sempre uma mais-valia, uma experiência única! Assim, em percursos alterados, visitaram Conimbriga – ruínas da cidade e Museu Monográfico – e realizaram um percurso pedestre pela cidade de Coimbra, conhecendo exteriormente um conjunto de espaços fundamentais no âmbito da História, da Geografia e Ciências Naturais. Apreciaram a linda paisagem sobre o rio, vista do Paço das Escolas e conheceram a luxuriante vegetação do Jardim Botânico e mata do Jardim Botânico, da Universidade de Coimbra. Num reviver da história de Pedro e Inês, atravessaram a ponte pedonal sobre o Mondego, terminando na margem sul do rio, cansados mas com sorrisos rasgados de quem há muito esperava por um dia assim!

A escola é isto… Aprender feliz!

Alexandra Goreti Ferreira