Simulação de Sismo – “A Terra Treme” 🌍


No dia 05 de novembro, às 11h05, a Escola Básica de Louriçal  participou no exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”.
 Alunos, professores e assistentes operacionais colocaram em prática os 3 gestos que salvam:
 ➡️ Baixar  ➡️ Proteger  ➡️ Aguardar
Este simulacro teve como objetivo reforçar comportamentos de autoproteção em caso de sismo e promover uma cultura de segurança entre toda a comunidade educativa.
👏 Parabéns a todos os que participaram com empenho e responsabilidade!
Porque estar preparado faz a diferença.
As Docentes Célia Cuomo e Helena Leandro

Uma celebração tradicional que aqueceu corações num dia de chuva


No passado dia 7 de novembro, a Escola Básica de Louriçal celebrou o Dia de São Martinho com um magusto promovido pela Junta de Freguesia, que, mesmo debaixo de um céu cinzento e chuvoso, não deixou que a tradição se apagasse.
Apesar das condições meteorológicas adversas, o entusiasmo dos alunos, professores e assistentes operacionais foi contagiante. O cheiro das castanhas assadas invadiu o espaço coberto onde a atividade decorreu, criando um ambiente acolhedor e festivo.
 A alegria das crianças  e a partilha de histórias sobre a lenda de São Martinho deram vida a uma manhã especial.
A Junta de Freguesia fez questão de manter viva esta tradição tão enraizada na cultura portuguesa, proporcionando não só as castanhas, mas também um momento de convívio .
 A atividade foi também uma oportunidade para reforçar valores como a solidariedade, a partilha e o respeito pelas tradições.
Mesmo sem o habitual “Verão de São Martinho”, o calor humano e o espírito de comunidade fizeram-se sentir em cada detalhe. A todos os que contribuíram para este momento — em especial à Junta de Freguesia pela organização e apoio — fica o nosso agradecimento.
Porque, como diz o provérbio: “Pelo São Martinho, castanhas, pão e vinho.”  E, claro, muita alegria mesmo com botas molhadas!
As Docentes Célia Cuomo e Helena Leandro

Dia do Cinema


No passado dia 4 de novembro, a EB de Louriçal comemorou o Dia do Cinema com entusiasmo e alegria.
O professor João, bibliotecário do nosso agrupamento, não deixou que esta data passasse despercebida. Para assinalar a ocasião, selecionou uma série de curtas-metragens que nos proporcionaram momentos de diversão, reflexão e descontração.
Foi uma iniciativa que valorizou a arte cinematográfica e reforçou o papel da biblioteca como espaço de cultura e partilha.
Célia Cuomo e Helena Leandro

Campanha de angariação de alimentos para os animais


No passado mês de outubro, comemoramos o “Dia Mundial do Animal” na nossa Escola Básica Conde de Castelo Melhor. Vimos uma curta metragem sobre a importância da adoção e do bem-estar animal, fizemos debates, apresentamos os nossos animais de estimação, trouxemos fotos deles e elaboramos cartazes. Também organizamos uma campanha de recolha de alimentos para doar à Ajudanimal de Pombal.

Na segunda semana deste mês de novembro, tivemos o prazer de entregar os alimentos recolhidos às representantes desta instituição de solidariedade animal, que nos agradeceram a ação.

Os alunos da E.B. Conde de Castelo Melhor

Cerimónia do hastear da Bandeira Eco-Escolas e Magusto na EB de Pelariga


No passado dia 10 de novembro, na EB de Pelariga viveu-se uma tarde repleta de significado e alegria, com a cerimónia de hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas e a realização do Magusto, que juntou crianças, pais, familiares, docentes e assistentes operacionais.

O evento teve início com a apresentação da simbologia da Bandeira Eco-Escolas, explicando o seu significado e a importância dos valores que representa — o compromisso com a sustentabilidade, a responsabilidade ambiental e o respeito pelo planeta. Seguiu-se a apresentação do Eco-Código da escola, elaborado pelos alunos, que expressa de forma criativa e inspiradora as atitudes e comportamentos ecológicos que todos se comprometem a adotar.

Num dos momentos mais emotivos da tarde, a bandeira foi hasteada ao som da música composta pelos professores de Música das Atividades de Enriquecimento Curricular, envolvendo todos os presentes num ambiente de entusiasmo e orgulho coletivo.

Após a cerimónia, realizou-se o magusto, que proporcionou momentos de convívio e partilha entre toda a comunidade educativa. Entre castanhas, sorrisos e brincadeiras, celebrou-se também a tradição e o espírito de união que caracterizam esta época do ano.

A atividade contou com a colaboração dos pais/EE, das Assistentes Operacionais da escola e da Componente de Apoio à Família, cujo contributo foi fundamental para o sucesso e boa organização do evento.

Este dia ficou marcado pela conjugação entre a celebração ambiental e cultural, reforçando o compromisso da EB de Pelariga com uma educação para a cidadania, a sustentabilidade e o envolvimento ativo de toda a comunidade escolar.

 

A Coordenadora de Estabelecimento

Sílvia Oliveira

Dia do Bolinho


No dia 31 de outubro, a Associação de Pais da Escola Básica de Louriçal presenteou os alunos com a recriação de uma tradição que tem vindo a ser esquecida: “Pedir o Bolinho”, que se comemora no dia 1 de novembro.
De sala em sala, de sorriso em sorriso, distribuíram bolinhos, música e cantigas celebrando, desta forma, a amizade, a generosidade e o espírito comunitário.

Dia Mundial dos Correios – 9 de outubro


Para assinalar o Dia dos Correios, no dia 9 de outubro, as turmas do 1ºA, 1º/2ºB, 3º/4º D e 3º E, da Escola Básica de Louriçal, organizaram uma atividade especial que celebrou o valor da comunicação escrita: a troca de cartas entre turmas.
Esta iniciativa teve como objetivo promover a expressão escrita, reforçar os laços entre os alunos e relembrar a profissão do carteiro que, nos dias de hoje, quase não existe.

Algumas atividades ao Ar Livre durante o mês de Outubro na EB de Moita do Boi


As atividades ao ar livre proporcionam momentos lúdicos, criativos e descontraídos despertando os sentidos, a curiosidade e a vontade de aprender.

No âmbito da Saúde Mental, realizou-se na EB de Moita do Boi uma atividade dinamizada por uma escuteira, mãe de uma criança do Jardim de Infância, onde as crianças aprenderem a montar uma tenda no recreio. Entre estacas, cordas e lonas, o entusiasmo foi grande, todos colaboraram e se divertiram. Incentivando, assim, a autonomia e o trabalho de equipa.

E como nos encontramos na época da apanha da azeitona, as crianças foram ao campo participar e perceber como é feita a recolha da azeitona nas oliveiras. Os alunos apanharam as azeitonas caídas nas lonas e nos ramos mais baixos, colocando-as em baldes. Este processo foi orientado pelos avós que receberam os alunos com muita alegria e entusiasmo. A participação nesta atividade permitiu manter vivos os valores e costumes tradicionais da comunidade local.

Mãos que Bordam, Passos que Exploram: Aventuras da Escola dos Vicentes


Da Vaquinha Leiteira ao Castelo de Pombal: Um Outono Cheio de Aprendizagens.
Entre fios coloridos e muralhas antigas, o início do outono foi marcado por dois momentos muito especiais na Escola dos Vicentes.
De 22 a 27 de setembro, mãos pequenas e grandes — de alunos, professoras e assistentes operacionais — bordaram, ponto a ponto, o painel “A Nossa Vaquinha Leiteira”. Agora exposto nas grades da escola, este trabalho artesanal tornou-se um símbolo de carinho, partilha e dedicação. A atividade assinalou o Dia Mundial do Leite Escolar, promovendo o envolvimento da comunidade educativa e sensibilizando para a importância do consumo de leite na alimentação das crianças.
Poucos dias depois, a 7 de outubro, a escola partiu numa autêntica viagem no tempo até ao majestoso Castelo de Pombal, para celebrar o Dia Nacional dos Castelos. Para além da visita guiada, os alunos viram um filme que os transportou à época medieval e ouviram, com entusiasmo, a misteriosa Lenda do Mouro Al-Pal-Omar. Entre muralhas e histórias antigas, aprenderam, riram e descobriram novas formas de olhar o passado.
Duas experiências distintas, unidas pela curiosidade e pela alegria de aprender — assim se constrói, dia após dia, o castelo de memórias e saberes da nossa Escola dos Vicentes.
Trabalho coletivo – Oficina de Português- Turmas A e B