Uma celebração tradicional que aqueceu corações num dia de chuva
Dia do Cinema
Campanha de angariação de alimentos para os animais
No passado mês de outubro, comemoramos o “Dia Mundial do Animal” na nossa Escola Básica Conde de Castelo Melhor. Vimos uma curta metragem sobre a importância da adoção e do bem-estar animal, fizemos debates, apresentamos os nossos animais de estimação, trouxemos fotos deles e elaboramos cartazes. Também organizamos uma campanha de recolha de alimentos para doar à Ajudanimal de Pombal.
Na segunda semana deste mês de novembro, tivemos o prazer de entregar os alimentos recolhidos às representantes desta instituição de solidariedade animal, que nos agradeceram a ação.
Os alunos da E.B. Conde de Castelo Melhor
Cerimónia do hastear da Bandeira Eco-Escolas e Magusto na EB de Pelariga
No passado dia 10 de novembro, na EB de Pelariga viveu-se uma tarde repleta de significado e alegria, com a cerimónia de hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas e a realização do Magusto, que juntou crianças, pais, familiares, docentes e assistentes operacionais.
O evento teve início com a apresentação da simbologia da Bandeira Eco-Escolas, explicando o seu significado e a importância dos valores que representa — o compromisso com a sustentabilidade, a responsabilidade ambiental e o respeito pelo planeta. Seguiu-se a apresentação do Eco-Código da escola, elaborado pelos alunos, que expressa de forma criativa e inspiradora as atitudes e comportamentos ecológicos que todos se comprometem a adotar.
Num dos momentos mais emotivos da tarde, a bandeira foi hasteada ao som da música composta pelos professores de Música das Atividades de Enriquecimento Curricular, envolvendo todos os presentes num ambiente de entusiasmo e orgulho coletivo.
Após a cerimónia, realizou-se o magusto, que proporcionou momentos de convívio e partilha entre toda a comunidade educativa. Entre castanhas, sorrisos e brincadeiras, celebrou-se também a tradição e o espírito de união que caracterizam esta época do ano.
A atividade contou com a colaboração dos pais/EE, das Assistentes Operacionais da escola e da Componente de Apoio à Família, cujo contributo foi fundamental para o sucesso e boa organização do evento.
Este dia ficou marcado pela conjugação entre a celebração ambiental e cultural, reforçando o compromisso da EB de Pelariga com uma educação para a cidadania, a sustentabilidade e o envolvimento ativo de toda a comunidade escolar.
A Coordenadora de Estabelecimento
Sílvia Oliveira
Dia do Bolinho
Celebração do mês das bibliotecas escolares- “Encontro com o Escritor Carlos Silva”
Dia Mundial dos Correios – 9 de outubro
Algumas atividades ao Ar Livre durante o mês de Outubro na EB de Moita do Boi
As atividades ao ar livre proporcionam momentos lúdicos, criativos e descontraídos despertando os sentidos, a curiosidade e a vontade de aprender.
No âmbito da Saúde Mental, realizou-se na EB de Moita do Boi uma atividade dinamizada por uma escuteira, mãe de uma criança do Jardim de Infância, onde as crianças aprenderem a montar uma tenda no recreio. Entre estacas, cordas e lonas, o entusiasmo foi grande, todos colaboraram e se divertiram. Incentivando, assim, a autonomia e o trabalho de equipa.
E como nos encontramos na época da apanha da azeitona, as crianças foram ao campo participar e perceber como é feita a recolha da azeitona nas oliveiras. Os alunos apanharam as azeitonas caídas nas lonas e nos ramos mais baixos, colocando-as em baldes. Este processo foi orientado pelos avós que receberam os alunos com muita alegria e entusiasmo. A participação nesta atividade permitiu manter vivos os valores e costumes tradicionais da comunidade local.