Dia Internacional da Paz


No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Paz, dia 21 de setembro, os alunos da Escola Básica de Vila Cã participaram na iniciativa “Janela Branca Pela Paz”.

Penduraram um tecido branco num local visível, assumindo o compromisso com a cultura da paz.

Leram e exploraram o cartaz “Convenção dos Direitos da Criança” e construíram a “Árvore dos direitos e da paz”. Cada aluno recebeu uma folha de árvore em branco e ilustrou um dos Direitos da Convenção que considerou mais importante para a promoção da paz. A árvore encheu-se de folhas constituindo um símbolo coletivo de união, cooperação e relembrando que cada um pode ser um agente da promoção da paz na sua comunidade.

Uma árvore feita de corações pela paz e pelos direitos da criança


Na Escola Básica de Machada, alunos e famílias juntaram-se numa atividade muito especial: cada família escreveu uma mensagem de paz em corações brancos, inspirada nos direitos da criança e na construção de um mundo mais justo e solidário.
 Com todas as mensagens nasceu uma árvore simbólica, cheia de palavras que lembram a importância do respeito, da amizade, da igualdade e da esperança.
Foi um momento de partilha, criatividade e união, onde juntos reafirmámos que as crianças têm direito a viver num mundo de paz e felicidade.
 #JanelaBrancaPelaPaz @unicef_portugal @janelabrancapelapaz

Que alegria regressar à EB de Vicentes!


Com a primeira semana de aulas quase a terminar, é com enorme entusiasmo que celebramos o início de mais um ano letivo na nossa escola. O ambiente tem sido marcado por sorrisos, partilhas e muita vontade de aprender!
Hoje, assinalámos também o Dia Internacional da Paz, reforçando o nosso compromisso enquanto Escola Pelos Direitos das Crianças. Neste âmbito, convidamos todos a apreciar a Corrente da Paz, uma criação coletiva feita com e pelas mãos dos nossos alunos, que ficará exposta no exterior da escola como símbolo de união, respeito e esperança num mundo melhor.
Desejamos a todos um excelente ano letivo, cheio de aprendizagens, partilhas e momentos felizes!
#JanelaBrancaPelaPaz
páginas @unicef_portugal e @janelabrancapelapaz.
As professoras: Isabel Catarino e Ilda Conceição

Escola da Machada encerra ano letivo em festa


        Na tarde do passado dia 27 de junho, a nossa escola viveu um dos momentos mais marcantes do ano: a festa de final de ano letivo! O evento começou com grande entusiasmo, com uma marcha animada ao som da música “A marcha da nossa escola”, desde a escola até ao salão da associação local, marcando simbolicamente a união e o espírito de grupo que caraterizam a nossa comunidade educativa.
    Ao longo da tarde, o público foi brindado com diversas atuações repletas de talento e criatividade. Os alunos subiram ao palco sob a responsabilidade da AAAF, CAF, AEC e professoras titulares. Também os pais dos alunos do quarto ano quiseram participar e “salvar a festa”. Cada representação arrancou sorrisos e aplausos entusiasmados da plateia, que também foi brindada com uns toques de acordeão.
    Os momentos mais emocionantes foram, sem dúvida, a “entrega das pastas” dos finalistas da Pré e do 4º ano. Houve abraços, lágrimas, palavras sentidas e muito orgulho por tudo o que foi conquistado.
    A festa terminou com um lanche partilhado onde alunos, familiares e funcionárias celebraram juntos, encerrando assim o ano letivo com chave de ouro… Parabéns a todos os envolvidos!
As docentes da EB1 / JI da Machada

A Árvore do Clima cresceu no Barrocal!


Na Escola do Barrocal, uma árvore desenhada na parede transformou-se numa ferramenta divertida para observarmos e refletirmos sobre a problemática e efeitos das Alterações Climáticas!
Ao longo do ano escolar, cada turma colocou folhas coloridas nos ramos – azul- escuro para representar muita chuva, castanho-escuro para calor intenso… e foi-se registando o tempo, dia após dia.
No final do ano letivo, a árvore ficou cheia e foi criado um pictograma com os resultados. Uma forma criativa de aprender sobre o clima… e perceber que cuidar do planeta começa com pequenos gestos!

Um muro que dá que falar… 


Na Escola do Barrocal, o muro branco saiu da toca e ganhou vida própria! Com pincéis, tintas e muita criatividade, nasceu o mural “Muros com Vida” — uma verdadeira selva de boas ideias.

Agora, em vez de cimento, temos sobreiros que sobressaem, peneireiros com queda para o voo artístico e flores que não precisam de rega. Também não faltam rãs afinadas, abelhas trabalhadoras, tritões em pose de modelo e até uma cobra rateira que não mete medo, só pinta!

Foi um trabalho em equipa: os nossos alunos puseram mãos à arte, uma ex-aluna deu o seu toque mágico, a Encarregada  de Educação Patrícia guiou os traços e a comunidade ajudou com ideias naturais.

Resultado? Um mural que transforma um simples muro, num livro aberto que contempla a natureza da Serra de Sicó.

EB de Pelariga distinguida na atividade “Mensagens de Sensibilização Ambiental”, na Praia do Osso da Baleia


A Escola Básica de Pelariga voltou a participar na atividade “Mensagens de Sensibilização Ambiental”, dedicada, este ano, ao tema “Restauro da Natureza”. A participação revelou-se um sucesso, com a escola a conquistar o 2.º lugar com um conjunto de 13 desenhos elaborados pelos alunos do 1.º ciclo e uma Menção Honrosa para uma belíssima tela.

Promovida pelo Município de Pombal, esta iniciativa integra-se na candidatura da Praia do Osso da Baleia ao Programa Bandeira Azul 2025 e visa envolver a comunidade escolar na defesa e valorização do ambiente.

A cerimónia de entrega de prémios realizou-se no passado 20 de junho, na Praia do Osso da Baleia, durante o hastear das bandeiras Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro, que atestam a excelência ambiental e de acessibilidade do local.

Os trabalhos distinguidos, assim como os dos restantes participantes, estarão em exposição na praia, ao longo da época balnear de 2025, com o objetivo de sensibilizar os veraneantes para a importância da proteção ambiental e da preservação da natureza.

 

A Coordenadora de Estabelecimento

e do Programa Eco-Escolas

Sílvia Oliveira

Alunos do 4.º ano do Centro Escolar de Pombal em Ação no Rio Arunca


No passado dia 23 de junho, os alunos do 4.º ano do Centro Escolar de Pombal participaram numa enriquecedora atividade junto às margens do rio Arunca, no âmbito do Programa Eco-Escolas, numa parceria com a Câmara Municipal de Pombal.

A iniciativa teve como principal objetivo sensibilizar os alunos para a importância da biodiversidade, proporcionando-lhes a oportunidade de conhecer de perto a fauna e a flora autóctones da zona ribeirinha do concelho. Ao longo da manhã, os alunos foram verdadeiros exploradores da natureza, realizando atividades práticas no terreno, sob a orientação de técnicos especializados.

Com entusiasmo e curiosidade, as crianças entraram no rio e recolheram cuidadosamente pequenos seres vivos aquáticos, como larvas, insetos e outros organismos típicos dos ecossistemas de água doce. Paralelamente, observaram e identificaram a flora característica das margens, aprendendo a reconhecer espécies nativas e a importância da sua preservação.

Após a observação e registo dos dados, todos os seres vivos foram devolvidos ao seu habitat natural, respeitando os princípios de sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente.

A atividade foi recebida com grande entusiasmo por parte dos alunos, que destacaram a experiência como uma forma divertida e educativa de aprender sobre o meio ambiente. Esta ação permitiu, mais uma vez, reforçar o compromisso da escola com a educação ambiental, formando alunos mais conscientes e responsáveis.

O Centro Escolar de Pombal agradece à equipa da Câmara Municipal de Pombal o apoio e a colaboração prestados nesta iniciativa que, certamente, deixou memórias duradouras e aprendizagens significativas nos nossos alunos.

 

Os Docentes

EB/ JI de Machada celebra o Dia Eco-Escolas 


O Dia Eco-Escolas foi assinalado, no passado dia 23 de maio, com grande entusiasmo e participação pelas crianças da escola, que ao longo do dia se envolveram em diversas atividades ligadas ao ambiente, segurança e cidadania.
Durante a manhã, os alunos começaram por identificar as plantas da horta escolar, exercitando o reconhecimento de espécies e o contacto direto com a natureza. Em seguida, exploraram o mundo dos pequenos seres vivos, que observaram com atenção através de lupas, desenvolvendo a curiosidade científica e o respeito pela biodiversidade.
A manhã contou também com a presença da GNR – Escola Segura, que transmitiu importantes regras de segurança rodoviária. As crianças tiveram a oportunidade de aplicar esses conhecimentos num circuito de trânsito, onde circularam de bicicleta / trotinete entre passadeiras e semáforos, simulando situações do quotidiano com responsabilidade e diversão.
Outro momento marcante foi a observação de seres vivos recolhidos no rio Arunca, que puderam ser analisados com lupas binoculares, despertando o interesse pela vida nos ecossistemas aquáticos. A criatividade também teve espaço com a construção de animais a partir de caixas de ovos e sementes, promovendo a reutilização de materiais e a consciência ecológica.
Durante a tarde, o parque da Machada acolheu atividades livres e desportivas, proporcionando momentos de convívio, movimento e alegria ao ar livre.
Este dia reforçou o compromisso da escola com a educação ambiental e cidadania ativa, incentivando os alunos a serem agentes de mudança desde cedo.
As docentes: Natália Caeiro, Maria da Glória Cardoso e Ana Cristina Andrade

Escola Básica de Pombal promove partilha intergeracional


A EB de Pombal promoveu, no âmbito da Semana Aberta do Agrupamento de Escolas de Pombal, um conjunto de atividades dirigidas à comunidade educativa e recebeu, na manhã do dia 5 de maio, uma visita muito especial.

As alunas da Universidade Sénior de Pombal dinamizaram, junto dos alunos do 1.º ciclo, um workshop de croché. A iniciativa proporcionou momentos de partilha e aprendizagem, onde os mais pequenos puderam experimentar técnicas simples de croché orientados pela paciência e o carinho das alunas séniores.

Esta atividade, marcada por entusiasmo e interação, reforçou laços entre gerações e sublinhou a importância de se valorizarem as tradições.

A Semana Aberta prosseguiu com várias iniciativas que envolveram alunos, professores, famílias e parceiros da comunidade, celebrando o trabalho colaborativo e o espírito de partilha que carateriza a Escola Básica de Pombal.

A Coordenadora de Estabelecimento

Florbela Leitão