Dia Internacional da Comunidade Cigana


No âmbito do Dia Internacional da Comunidade Cigana, realizou-se no dia 15 de abril uma palestra subordinada ao tema “Tradições e costumes”, dinamizada pelos mediadores da equipa 3CES.

Inicialmente, foi explicado aos alunos o significado das cores e do símbolo da bandeira cigana – uma roda vermelha sobre um fundo azul e verde. O facilitador, Sr. Emídio, explicitou também a diferença entre tradição e costume, apresentando algumas tradições de Natal. Falou, ainda, da importância da família e do casamento, bem como do respeito pelos mais velhos.

Quanto a crenças, persiste a dúvida se realmente a comunidade tem alguma superstição relativamente aos sapos. O facilitador referiu que, tal como os gatos pretos, estes animais são associados a azar. Alguns elementos associam os sapos a mau-olhado.

A iniciativa promoveu junto dos alunos da turma B do 7.° ano um conhecimento mais amplo sobre a etnia cigana, de forma a valorizar a cultura dos alunos de etnia que integram a comunidade escolar.

Os alunos do 7º B

Dia da Terra 2024, Pombal Natural!


No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Terra 2024, os alunos do 8ºE e G foram convidados a ser Repórteres da Natureza, a olhar a Natureza, Pombal Natural.

Este trabalho está integrado no Projeto eTwinning “Well-being at school”, no Projeto Pombal Mais Autóctone do município de Pombal, no Clube Ciência Viva e no Projeto de Educação para a Saúde e será divulgado no projeto internacional Earth Day 2024.

É necessário reconetar com a Natureza! É necessário olhar, sentir, amar…para valorizar! Estes foram os grandes objetivos deste projeto!

O trabalho consistiu numa sessão teórico-prática para introduzir algumas noções básicas de fotografia, nomeadamente de fotografia de natureza, com saídas de campo para treinarem algumas técnicas fotográficas! Depois, cada aluno foi convidado a ser repórter da Natureza, a olhar Pombal e a captar através do seu olhar, Pombal Natural!

Que belos olhares e que bela forma de celebrar a Natureza, o Dia da Terra!

Dia da Terra 2024 (1).mp4

A professora responsável, Maria Assunção

O Agrupamento de Escolas de Pombal está de luto pela morte da docente Maria Luísa Semião Martins de Moura


A Direção do Agrupamento de Escolas de Pombal cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento da professora do grupo disciplinar 410 – Filosofia, Maria Luísa Semião Martins de Moura e em seu nome e de toda a comunidade escolar, endereçar à família sentidas condolências.

O seu funeral decorrerá amanhã, 3ª feira, 30 de abril, pelas 15:00h na Igreja de S. Martinho do Bispo (Coimbra).

 

 

 

 

 

Visita de Estudo à Unipasta – Pastas Cerâmicas, S.A.


Na tarde do dia 20 de março, as turmas do 1.º TAL e 3.º TAL, visitaram esta fábrica, que é uma das maiores produtoras e fornecedoras de produtos para a indústria de pavimento e revestimento cerâmico em Portugal. No decorrer da visita foi explicado o processo utilizado na fábrica para a obtenção de pastas atomizadas de porcelânico (brancas e coradas), pastas atomizadas de revestimento, Eco-pastas, fabricadas com utilização parcial de resíduos da própria indústria e as análises realizadas às matérias-primas e produtos finais.

Esta visita foi importante porque permitiu enquadrar os conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas e o contacto dos alunos com um local onde poderão vir a estagiar e/ou trabalhar.

Os alunos foram acompanhados pelos professores António amorim, Conceição Assunção e Glória Pereira.

A docente, Glória Pereira

Visita de Estudo a Leiria


No passado dia 26 de março, alunos do 6.º ano e professores da E.B. Marquês de Pombal participaram numa Visita de Estudo a Leiria, ao Museu da Imagem e do Movimento (MIMO), Moinho do Papel e Castelo de Leiria.

A atividade foi organizada pelas professoras de Educação Visual e de Educação Tecnológica e teve como objetivo proporcionar aos alunos situações que lhes permitam aprofundar os seus conhecimentos, contactar com diferentes manifestações culturais do património local e global; desenvolver a literacia artística; desenvolver processos experimentais e participar em situações de ensino não formal.

Os alunos foram recebidos nos diversos espaços pelas técnicas do Serviço Educativo do Museu de Leiria que os guiaram nas visitas e contaram as histórias associadas aos vários espaços.

No MIMO, o contacto e a experimentação dos artefactos e dos brinquedos óticos permitiu ainda aos alunos viajar pelos limites da imaginação, num caminho de luz e sombra, cor, ritmo e volume, engenho e arte, ilusão e realidade!

Mesmo com condições climatéricas adversas e com S. Pedro a não dar tréguas, foi um dia alegre e cheio de boa disposição que permitiu aos alunos e aos professores uma convivência diferente da sala de aula, atingindo assim os objetivos e pressupostos da atividade.

Fica o agradecimento ao Serviço Educativo do Museu de Leiria e aos Professores e Auxiliares acompanhantes que muito contribuíram para o sucesso da Visita de Estudo.

As Professoras: Ana Paula Cordeiro, Ana Maria Santos e Sílvia Macedo

Visita de Estudo a Coimbra, à Estação de Tratamento de Águas e ao Departamento de Engenharia Química


Todos os alunos do curso de Técnico de Análise Laboratorial foram numa Visita de Estudo a Coimbra, para visitarem a Estação de Tratamento de Águas e ao Departamento de Engenharia Química.

De manhã, fizemos todo um percurso pela Estação de Tratamento de Águas, onde foram explicados todos os processos de tratamento da água recolhida no rio Mondego, para abastecimento da rede pública.

Da parte da tarde, visitámos o Departamento de Engenharia Química da Universidade de Coimbra, onde foi apresentado a importância do papel do Engenheiro Químico no desenvolvimento científico e tecnológico e mostrados alguns dos laboratórios onde desenvolvem os seus projetos. Depois, levaram-nos para um laboratório para praticarmos um conjunto de tarefas laboratoriais, tais como, as “Areias movediças”, a “Floculação de corantes”, o “Papel Hidrofóbico”, a “Separação de pigmentos por cromatografia” e a “Produção de hidrogénio”.

Esta experiência trouxe momentos de aprendizagem e contribuiu para uma visão mais instruída do significado de trabalhar num laboratório.

Os alunos foram acompanhados pelos professores Eduarda Azevedo, Glória Pereira, Ana Domingues e António Amorim (Professores de Física e Química).

A docente, Eduarda Azevedo