No dia 30 de março a equipa educativa do Museu trouxe o Marquês de Pombal à EB de Vicentes na sequência do projeto “Museu fora do Museu”, com o intuito de dar a conhecer o Marquês de Pombal.
AprendercomVida desta vez levou os Exploradores do Saber a conhecer melhor a sociedade do século XVIII e a vida e obra do nobre Marquês de Pombal, que tantas marcas deixou na História de Portugal.
Professora Isabel Catarino
“Voar com os pés no chão”
No passado dia 21 de março, os alunos do 1.ºCEB da Escola de Vila Cã visitaram o Museu do Ar, sedeado na Base Aérea N.º1 da Força Aérea, em Sintra.
Nesse dia, o almoço decorreu no Jardim do Cerco, um espaço muito agradável, localizado ao lado do Convento de Mafra.
Esta visita, ao Museu do Ar, teve como objetivo dar a conhecer às crianças a história da aviação nacional, militar e civil, e permitir o contacto direto com vários meios aéreos.
No decorrer da mesma, os alunos puderam entrar num cockpit de um avião da TAP e visitar a pista de aterragem, onde estavam expostos três modelos de avião.
Foi um dia muito interessante, onde se deu “asas” a novas aprendizagens, que despertaram a motivação e a curiosidade das crianças.
Conversas com Cérebro
No passado dia 15 de março, o Professor Doutor António Freire, no âmbito da celebração da semana Internacional do Cérebro, realizou na EB de Vila Cã, junto dos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, a iniciativa “Regresso à Escola – Vamos falar de Cérebro”.
Este encontro teve como objetivo a promoção de informações e curiosidades, sobre o cérebro, junto das crianças.
Nesse sentido, o professor Doutor António Freire, natural da freguesia de Vila Cã, visitou a escola da localidade onde realizou a sua instrução primária e contactou com os alunos, que se mostraram muito motivados, interessados e curiosos pela temática abordada.
EB de Pombal na Quinta Bambilocas
No âmbito do projeto “Vamos Criar uma Horta”, uma parceria com o município de Pombal, os alunos do 1º ciclo da Escola Básica de Pombal fizeram uma visita à quinta pedagógica “Bambilocas”, no Bombarral. As turmas, num total de seis, realizaram a visita ao longo dos dias 15, 16 e 17 de março e, para além dos professores e assistentes operacionais, foram ainda acompanhadas por nutricionistas da câmara municipal.
Nesta aula “fora de portas”, as crianças observaram as características dos animais, conheceram os seus hábitos, visitaram uma horta biológica, plantaram alfaces e puderam, inclusivamente, “pôr a mão na massa” para confecionar o seu próprio pão.
Iniciativas como esta permitem o contacto direto com a biodiversidade, a ampliação de conhecimentos e conduzem à realização de aprendizagens mais significativas.
Sem dúvida, um local a visitar!
Projeto Green Cork
No passado dia 16 de fevereiro, as turmas do 5º A, B, C, D, E e F, bem como os delegados e subdelegados das turmas do 6º ano, participaram numa sessão de sensibilização do Projeto Green Cork, dinamizado pelo professor José Janela, coordenador de projetos de educação ambiental da Quercus.
Esta sessão online, trouxe-nos mais conhecimentos sobre o projeto e também sobre a forma como a cortiça é produzida e para que é utilizada. Aprendemos ou relembrámos também algumas coisas relacionadas com a floresta autóctone.
No final, o professor José Janela esclareceu algumas das nossas dúvidas e ficámos com muita vontade de continuar a reciclar as rolhas de cortiça, pois estas são “rolhas que dão folhas”!
Patrícia Sofia da Costa Pereira
Carnaval é no Louriçal!
Sob o mote «Soltem os Bichos», as ruas do Louriçal, no dia 17 de fevereiro, encheram-se de muita animação, música, movimento, cor e folia própria desta época.
Assim que se conheceu o tema, a Escola Básica de Louriçal e os encarregados de educação e pais, numa sã e franca parceria, puseram mãos à obra harmonizando tarefas, gerindo a logística de materiais, distribuindo trabalhos e unindo esforços para que, naquela soalheira tarde, as crianças fossem, todas sem exceção, as que mais se divertissem usufruindo do seu primeiro Carnaval pós pandemia.
E, assim foi. «Os bichos» passearam as suas plumas, as suas pelagens, as suas garras, a sua voz e os seus trejeitos num cortejo que, congregando todas as escolas da vila, parecia não ter fim, assim como parecia não ter fim o mar de gente que acompanhou o cortejo, participando com folia e diversão lançando as célebres serpentinas e papelinhos e, ruidosamente, fazendo soar apitos, buzinadelas e tudo o que permitisse chamar a atenção para o facto de existirem «bichos à solta» nas ruas da localidade.
EB de Louriçal
Sessão “ A Gestão do fogo para uma floresta Inteligente”
No dia 3 de Março, no âmbito do tema “Sustentabilidade” do Domínio de Articulação Curricular do 8.ºano, realizou-se, para todas as turmas do 8.ºano, nos auditórios e no exterior das Escolas Básica Marquês de Pombal e Secundária, a sessão “ A Gestão do fogo para uma floresta Inteligente”, dinamizada pelo engenheiro florestal António Patrão, especialista em gestão do fogo, fundador da ONG Fire Works.
Esta sessão foi proposta pela disciplina de matemática, e enquadrada no tema “Organização e Tratamento de dados”, com o objetivo de desenvolver nos alunos a capacidade de interpretar informação estatística e utilizá-la para resolver problemas simples e tomar decisões informadas e fundamentadas. Transversalmente, pretendeu-se proporcionar conhecimentos sobre o fogo como fenómeno físico, químico, abiótico e social, contribuir para aprofundar a relação do ser humano/comunidades humanas com o fogo, e para o desenvolvimento de comportamentos ajustados a uma cidadania ativa na proteção e melhoria dos ecossistemas (pela melhor compreensão da sua relação intrínseca com o fogo). Assim, assumindo uma perspectiva multidisciplinar (transversalidade a várias disciplinas como história, geografia, educação visual, ciências naturais, físico química, português, inglês, espanhol,…) e partindo da definição de ecossistema, foi apresentada uma abordagem histórica e funcional sobre a importância do fogo (e sua gestão) para a floresta e sociedade. Foram apresentados, graficamente, os dados estatísticos referentes à evolução do número de incêndios e da área afetada no concelho de Pombal entre 2012 e 2022 e interpretados/analisados os mesmos. Foi introduzida uma reflexão sobre a construção de uma floresta inteligente (mais resiliente às alterações climáticas) valorizando as suas capacidades de dependência e adaptação ao fogo.
Num contexto mais experimental (prática e demonstração num espaço seguro exterior aos auditórios), os alunos foram envolvidos na descrição de alguns princípios gerais sobre o comportamento do fogo, assim como da importância em adoptar algumas medidas fundamentais para a prevenção de incêndios rurais e consequente redução do risco (nomeadamente no uso do fogo e na proteção de pessoas, animais e habitações). Foram ainda partilhadas experiências através do manuseamento de algumas ferramentas utilizadas no fogo controlado, como foi o caso do pinga-lume. Para finalizar a atividade de forma participativa, os alunos foram desafiados a tirar um fotografia estilo selfie, que retratasse a sua relação com a floresta (como a vêm, como a sentem, como a usam, protegem, como gostariam que fosse) e legendá-la.
Eis uma amostra do desafio colocado aos alunos:
https://read.bookcreator.com/ECVgdabUB9OTHhTRRWn1n3qNsSK2/xTgnpBZ-QlWSXxEdIjkSmQ
Uma viagem pela sessão:
Ana Fancisco – Professora de Matemática
EB de Louriçal afeta aos afetos
No dia 14 de fevereiro, Dia dos Afetos, toda a escola expressou, através do desenho, as emoções despertadas neste momento, em que a amizade é a palavra de ordem.
Assim, e homenageando, a partir da imagem, os verdadeiros amigos, as crianças expuseram os seus trabalhos no exterior da escola possibilitando, desta forma, a sua apresentação à comunidade dando, orgulhosamente, também a conhecer as tarefas que se fazem no pré-escolar e no 1.º ciclo neste Centro Escolar.
Durante vários dias foi possível contemplar as ilustrações multicolores, os desenhos cuidadosamente elaborados, as técnicas utilizadas, mas, sobretudo, a amizade que reina em toda a escola.
EB de Louriçal
Desafio Banda Desenhada – Dia Internacional da Matemática
No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Matemática (International Day of Mathematics (idm314.org), 14 de março, cujo tema deste ano é “ Matemática para toda a gente”, foi colocado um desafio aos alunos de todo o mundo. O desafio consistia em criar uma banda desenhada com matemática, onde podia ser escrita qualquer tipo de história ou ideia. Alguns alunos da turma 8.ºG concorreram e a banda desenhada elaborada pelos alunos Lucas Cardoso e Yasmin Sarnaglia do 8.ºG, foi selecionada entre as mais de 3000 submetidas de todo o mundo, para integrar a galeria online do site do projeto.
Banda Desenhada elaborada pelos alunos Lucas e Yasmin:
https://www.idm314.org/2023-comic-challenge- gallery#d/2/2023-cc-photo-205
Galeria de todas as Bandas Desenhadas destacadas:
https://www.idm314.org/2023-comic-challenge-gallery
Galeria de todas as Bandas Desenhadas submetidas pelos diferentes países:
https://www.idm314.org/2023-comic-challenge-map
Ana Francisco – professora de Matemática