Quadro competitivo Boccia DRS Centro CLDE Viseu 2023


No âmbito do quadro competitivo do Desporto Escolar, realizou-se o Campeonato Regional de Boccia DRS Centro CLDE Viseu 2023 (competição individual e de equipas) no escalão de vários mistos (M/F), no dia 28 de abril de 2023, na Escola Básica Infante D. Henrique, em Viseu.
Nesta competição individual participou o aluno Daniel Ciuntu (6ºF), que ficou classificado em 3º lugar da classificação geral.
Na competição por equipas, participaram os alunos Michelle Lopes (7ºB), Gonçalo Bóia (6ºF), Maria Inês Cardoso (6ºI – CAA), Gabriel Almeida (6º F) e Egor Lavreshin (6º F), que ficaram classificados no 3º lugar da classificação geral.
Parabéns por esta brilhante participação!
Os professores responsáveis pela modalidade de Boccia Pedro Joel e Isabel Jesus.

Celebração do mês Internacional da Terra


 
 Em abril, juntámo-nos na aula de Português para conversar sobre o nosso planeta e sobre as alterações climáticas.
Para celebrar o dia Internacional da Mãe Terra, resolvemos trocar ideias e escrever frases de apelo. Depois, para selecionar o conceito mais preocupante para cada um de nós, tivemos de defender as nossas ideias em grupo. Foi divertido.
Agora, divulgamos o link para os nossos colegas jogarem on-line e fica a pergunta: O que sabes sobre as alterações climáticas?
 
6.ºI – DAC – Português

Alunos do 9.º Ano em Visita de Estudo a Lisboa


Nos dias 18 e 19 de abril, as turmas de 9º ano realizaram uma visita de estudo interdisciplinar, a Lisboa, durante a qual tiveram a oportunidade da relembrar conteúdos lecionados em anos anteriores. A visita ao Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, integrada nas comemorações do 49º aniversário da Revolução Democrática, serviu como espinha dorsal desta atividade que contou ainda com um peddy-paper na Baixa Pombalina.

No Museu do Aljube, os alunos consolidaram conhecimentos sobre a limitação das liberdades individuais no período da Ditadura, a importância do exercício destas mesmas liberdades e interiorizaram que o processo democrático nunca é um dado absolutamente adquirido. A democracia vive de construções permanentes e de aperfeiçoamentos e as ameaças ao processo democrático constituem, por si só, ameaças ao exercício de liberdades individuais.

Na Baixa Pombalina, os alunos recordaram a figura incontornável do Marquês de Pombal, que marcou o destino da cidade de Lisboa, do país e obviamente da nossa cidade.

Um agradecimento a todos os que tornaram os momentos da visita em momentos singulares de aprendizagem!

Lurdes Correia Pato

Carla Agostinho

EB Vicentes –À descoberta de Fósseis


Dia 24 de abril os Exploradores do Saber equiparam-se a rigor para mais uma aventura na natureza. Desta vez AprendercomVida levou-os à descoberta de fósseis. Depois de uma caminhada pela floresta, com cerca de 1,5 Km, encontraram um espaço onde puderam observar e registar a presença de fósseis nesta região. Os Exploradores do Saber regressaram à escola cansados, mas carregados de muitas aprendizagens e de alguns fósseis. 

A professora Ana Guerra

Palestra “Importância da qualidade do ar”


No passado dia 8 de março, realizou-se, no auditório da Escola Básica Marquês de Pombal e no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e dos DAC. a Palestra:  “Qualidade do ar – Cidadãos + Informados + Conscientes + Responsáveis”, dinamizada pela Eng. Catarina Soares, chefe da Unidade de Ambiente do Município de Pombal.

Foi com entusiasmo que os alunos das turmas A, B, C e D do quinto ano participaram na referida palestra, tendo-a considerado importante e interessante, tendo sido abordadas diversas questões relacionadas com o ar que respiramos, nomeadamente, principais poluentes atmosféricos, respetivas consequências e medidas de preservação da qualidade do ar.

No final desta sessão, foi proposto aos alunos que assumissem um compromisso/missão, de modo a melhorarem a qualidade do ar, envolvendo a família e os amigos, ao qual responderam prontamente: “andar mais a pé ou de bicicleta”, “não usar pesticidas”, “plantar árvores/reflorestar”, “reduzir a utilização de veículos motorizados”, “preferir os transportes públicos”, “não fumar”, “ligar menos vezes o ar condicionado” e “colocar filtros nas chaminés das fábricas”.

Quando questionados sobre outros temas que gostariam de ver abordados em futuras palestras, várias propostas surgiram, destacando-se a “Importância da água”, “Preservação de habitats”, “Alterações climáticas/Aquecimento global” e “Importância da fauna e da flora”.

Em nome de todos agradecemos à Eng. Catarina Soares que tão bem conseguiu motivar os alunos para esta temática de grande importância.

Todos juntos vamos conseguir melhorar a qualidade do ar!

Deixamos o link do vídeo “Bom ar” visualizado durante a sessão:

https://we.tl/t-9hasmV9sjk

 

 As docentes,

Fátima Pessa e Sandra Diniz

Carvalhos da Primavera


No passado dia 23 de março, a turma D do 4.º ano da EB do Barrocal, recebeu o professor Mário  Ferreira, no âmbito do Plano de  Intervisão Pedagógica / Cidadania e Desenvolvimento – “ Desenvolvimento Sustentável” /Eco-Escolas, numa perspetiva de partilha de saberes e cooperação intergeracional.

Os alunos puderam beneficiar de formação teórico-prática acerca da importância  da plantação de espécies autóctones, no equilíbrio Ambiental e transplantaram carvalhos-cerquinhos que farão parte de um carvalhal, num futuro próximo.

Foram momentos passados em ambiente dinâmico, cativante e de boa disposição aliado à aprendizagem ativa.

Teatro na Escola com a peça “T`Ulisses”


No passado dia 13 de março, o auditório da escola Marquês de Pombal foi palco de duas sessões de representação da peça de teatro “T`Ulisses”, pela companhia AtrapalhArte.

O espaço tornou-se limitado para acolher os cerca de 200 alunos do 6.º ano de escolaridade que assistiram ao espetáculo, acompanhados pelos respetivos professores de Português e outros colegas que disponibilizaram o seu tempo letivo para proporcionar aos alunos mais um momento cultural de diversão e de aprendizagem. Baseado no livro “Ulisses”, de Maria Alberta Menéres, o espetáculo aproximou os alunos da leitura da obra, complementando os conhecimentos adquiridos no âmbito da abordagem e estudo da mesma.

A rubrica “Teatro na Escola”, inserida nas comemorações da Semana da Leitura, brilhou, sendo uma das atividades que ao longo dos anos tem criado raízes no AEP com resultados muito positivos no que diz respeito ao interesse, à complementaridade curricular, ao convívio social, ao incentivo e gosto dos alunos pelas artes de espectáculo, entre outros aspetos.

A organização agradece a todos quantos colaboraram e se disponibilizaram a tornar este momento, mais uma vez, possível.

João Silvano

Semana do Pai


Na semana de 13 a 17 de março, na Escola Básica de Machada, as docentes proporcionaram uma “Semana Aberta” aos Pais em que os convidaram a virem à escola dinamizarem uma atividade lúdico / educativa.
Este convite teve como objetivo assinalar o “Dia do Pai” , permitindo assim, momentos de partilha de vivências, experiências, afetos…
Para recordação desta semana, a escola elaborou uma moldura alusiva ao tema que serviu de enquadramento para uma fotografia “Pai – filho/filha”.
Os momentos foram bastante enriquecedores quer para os Pais, quer para toda a comunidade educativa escolar.
As docentes agradeceram a disponibilidade e amabilidade de todos por terem aceite este desafio.
As Docentes
Ana Cristina Andrade
Paula Lourenço
Selene Rodrigues

1.º ciclo da EB de Louriçal vai ao CAE… Ali, há lá Aladino…


E, de repente, eis que um tapete voador, integrado num belo musical, apresentado no CAE da Figueira da Foz, surge no meio de uma plateia a transbordar de crianças.

E, de repente, num palco das Arábias, um pequeno e astuto miúdo retribui àquela que o salvou de uma tristeza imensa, da orfandade e da miséria certas.

E, de repente, o tal miúdo, em jeito de agradecimento, vai auxiliando a sua resgatadora a viver, pedindo emprestado sem devolver depois, um pão, num mercado onde uma lâmpada mágica acordará ruidosamente assumindo um papel fulcral na história.

E, de lá, do palco, numa constante interação com o atento público, vão sendo lançados valores, dançados sentimentos, atiradas emoções que Aladino, a princesa Yasmin e outras personagens, vão deixando «tatuados» no rosto de cada uma das crianças.

E, eis que a alegria, a autenticidade, a magia, mas, sobretudo, a empatia, durante cerca de hora e meia, inunda o espaço e transporta, a bordo de uma história pilotada por «génios» sem lâmpada, meninos e meninas encantados por um espetáculo de luz, cor, movimento, música e interação contínuos.

E, de repente, eis que, mais uma vez, a EB de Louriçal, através do voo num tapete voador de fantasia, cumpre, tal como o faz todos dias, no dia 2 de março, um dos mais nobres propósitos da educação, integrado no tema «Cultura e Artes»: o de auxiliar, no crescimento, as crianças ávidas de saber que todos os dias reúnem elementos para construir as suas asas e voar, rumo a um futuro próximo.

EB Vicentes – Almoço de Primavera


Hoje, dia 31 de março, os Exploradores do Saber colocaram os seus aventais e prepararam o almoço. A cozinha da EB de Vicentes, desta vez transformou-se na hamburgueria “Sempre a Aprender” com sabores sempre saudáveis.

MENU PRIMAVERA

Entradas:

Ovos à Chefinho.

Prato principal:

Hambúrguer com sabores da nossa horta.

Sobremesa:

Maçãs assadinhas com pitada mágica.

Bebidas:

Limonada Primavera;

Biquinha de Chocolate.

Na aula de português escrevemos o menu com as aprendizagens de estudo do meio sobre alimentação e na de matemática fizemos contas para saber quanto precisávamos para o nosso repasto. Depois desta deliciosa atividade fomos para a sala pôr em prática os nossos conhecimentos de informática na escrita desta notícia.

Os Chefs informam que não aceitam mais reservas até dia 17 de abril.

A turma da EB Vicentes