No âmbito dos trabalhos desenvolvidos nos D.A.C. subordinado ao tema “Mês dos Afetos”, os alunos do 5.º e 6.º ano realizaram corações em Origami, com registo bilingue (Português e Inglês) de palavras de afeto e decoração inspirada ao estilo do Pintor Romero Brito.
Este trabalho envolveu conhecimentos e aprendizagens de várias disciplinas e resultou na exposição “Árvores dos Afetos” com os trabalhos no átrio do bloco B, que esteve patente ao longo do mês de fevereiro.
Na disciplina de Educação Visual, o tema serviu para aplicar alguns conteúdos estudados, pesquisar sobre a vida e obra do Pintor e abordar os afetos, consciencializando os alunos para os valores da amizade, do respeito e da solidariedade, contribuindo para os objetivos propostos pela disciplina no âmbito do P.E.S.
Ana Paula Cordeiro, professora do grupo 240.
EB Vicentes – Fábrica Sumol+Compal de Pombal
Na manhã do dia 23 de fevereiro a turma da EB de Vicentes foi visitar a Fábrica Sumol+Compal de Pombal.
Os alunos tiveram oportunidade de conhecer o dia-a-dia da fábrica e descobrir como, a partir da fruta, açúcar, água e CO2, surgem as diferentes bebidas ali produzidas e embaladas. Os Exploradores do Saber, desta vez, aprenderam sobre transformação e indústria local. Visitaram o museu, onde observaram a evolução ao longo dos tempos das máquinas, técnicas, processos e embalagens utilizadas na produção das bebidas. Percorreram as diferentes linhas de produção, contactando com profissionais altamente especializados e operários nas suas funções habituais. Percecionaram sons e odores característicos da indústria e degustaram os diferentes sabores em fabricação. Ficou a promessa de voltar, os alunos poderão fazer o seu próprio Sumol, descobrindo a fórmula secreta, no espaço laboratório interativo.
No final, houve lugar a um brinde à aprendizagem com a bebida preferida escolhida por cada aluno.
AprendercomVida levou-nos a uma visita exploratória muito enriquecedora em vários saberes e sabores!
Professora Isabel Catarino
MathemaTIC – plataforma para aprendizagem da matemática
A Cãmara Municipal de Pombal financiou o acesso à plataforma MathemaTIC para todos os alunos do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Pombal.
A partir de um Tablet, Laptop ou PC, esta plataforma permite aos alunos recuperar e consolidar aprendizagens na área da matemática. É uma plataforma muito apelativa e intuitiva, fácil de utilizar pelos alunos, que imergem, de forma interativa, num ambiente de aprendizagem estimulador que está adaptado ás suas necessidades.
Aos alunos já foram entregues, pelos seus professores, as credenciais de acesso para que possam aceder e realizar de forma autónoma o seu percurso de aprendizagem.
Bons progressos!
A coordenadora do departemento de matemática,
Teresa Ferreira
EUROPEAN MONEY quiz 2023
No dia 10 de fevereiro, das 9:00 às 10:00, no âmbito da disciplina de matemática, 51 alunos das turmas 8ºC, 8ºD, 8ºF, 8ºG, 8ºH, 9ºA, 9ºG e 9ºH participaram no desafio “European Money Quiz 2023” – competição Challenge que se realizou no Auditório da Escola Secundária de Pombal.
Os alunos participaram com bastante empenho e entusiasmo no desafio e o mesmo contribuiu para o enriquecimento curricular ao nível da Educação Financeira, onde a aplicação da matemática está bem visível.
Os cinco primeiros classificados neste desafio foram:
1º Martim Ramos Lopes – 8ºC
2º João Francisco F. Moreira – 8.º C
3º João Miguel L. Santos – 8.ºC
4º Francisco Manuel Catarino Cardoso – 9.º H
5º Dinis Mota Simões – 9.ºA
Link da atividade: https://animoto.com/play/LrI0M8n2MtFVjA5xgSqUiw
Os alunos dos dois primeiros lugares passaram à Final Nacional, que se realiza em março, em Lisboa, durante a European Money Week. Os restantes três alunos serão “suplentes” no caso dos dois primeiros não conseguirem ir representar a escola.
O European Money Quiz é uma competição europeia, desenvolvida pelas associações de bancos dos vários países que integram o Grupo de Trabalho da Federação Bancária Europeia, que pretende promover e testar a literacia financeira dos jovens. O quiz é disponibilizado na plataforma de aprendizagem online Kahoot! e integra um conjunto de perguntas sobre literacia financeira e sobre matemática, cibersegurança e banca online.
Fases da competição
- Challenges: As escolas inscritas realizam um Challenge (na própria escola) para apurar os dois alunos que irão estar na Final Nacional.
- Final Nacional: Os dois vencedores de cada escola vão competir diretamente com os alunos das outras escolas do país. Os dois alunos que vencerem esta prova irão representar Portugal na Final Europeia.
- Final Europeia: os finalistas dos diferentes países vão encontrar-se em Bruxelas e competir diretamente pelo lugar de campeões europeus do European Money Quiz.
Alguns link’s com conteúdos úteis sobre a Educação Financeira e sobre o European Money Quiz:
- Boas Práticas, Boas Contas: http://www.boaspraticasboascontas.pt/
- Plano Nacional de Formação Financeira: https://www.todoscontam.pt/pt-pt
- Caderno de Educação Financeira: https://www.dge.mec.pt/cadernos-de-educacao-financeira
- European Money Quiz (EBF): https://www.ebf.eu/europeanmoneyquiz/ https://www.ebf.eu/europeanmoneyquiz/practice/
- Redes Sociais EBF: https://twitter.com/MoneyQuizEurope https://www.facebook.com/EuropeanMoneyWeek/
Professora: Ana Francisco
Provérbios – vamos dar a volta ao texto
Os alunos do 9.º J aceitaram o desafio proposto pela Equipa de Educação para a Saúde do AEP e participaram no concurso “Provérbios – Vamos dar a Volta ao texto”, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
O povo foi criando (algumas) frases sábias, que foram passando de geração em geração e fazem parte da cultura coletiva. No entanto, há provérbios ou máximas que não fazem sentido na sociedade atual por não serem promotores da igualdade de direitos entre homens e mulheres.
A turma começou, então, por fazer uma pesquisa sobre provérbios que perpetuam a desigualdade de poder, de oportunidades e de visibilidade de homens e mulheres. A lista era extensa e provocou até alguma surpresa e indignação, como “Mais vale homem de palha que mulher de ouro”.
Assim, desenvolvendo o pensamento crítico e criativo, os alunos deram a volta ao texto e enviaram a seguinte proposta:
Provérbio original: Do homem a praça, da mulher a casa.
Justificação: Este provérbio pressupõe que o homem tem direito à convivência social, enquanto a mulher realiza tarefas domésticas isolada em casa. Perpetua-se a ideia de que este tipo de tarefas é da exclusiva responsabilidade da mulher. Deste modo, ela vê-se privada de momentos de lazer, aos quais ela também tem direito. As tarefas domésticas são trabalho que deve ser partilhado pelo casal, para que, depois, possam ambos usufruir de tempo livre.
Novo provérbio: Ao homem e à mulher, quer a casa quer a praça.
Independentemente do resultado, a reflexão foi importante para a construção de uma cultura coletiva de base humanista.
A turma do 9.º J
EB Vicentes – Dia Nacional da Participação
No dia 26 de janeiro de 2023, comemorou-se o Dia Nacional da Participação, iniciativa instituída por Resolução do Conselho de Ministros.
Desta forma, a convite da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), o município de Pombal demonstrou interesse e desafiou o Agrupamento de Escolas de Pombal a celebrar o dia com uma atividade na Escola Básica dos Vicentes.
A atividade proposta foi muito bem recebida e aceite pela adjunta de direção do agrupamento, professora Fernanda Duarte, bem como, pela docente responsável da escola dos Vicentes, a professora titular Isabel Catarino.
Participaram os alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade, tiveram a oportunidade de expressar democraticamente a sua opinião de uma forma lúdica e pedagógica, através de um jogo de cartas no âmbito da Educação para a Cidadania: “Agora Falo Eu!”, criado pela LabX (Centro para a Inovação do Setor Publico da AMA – Agência para a Modernização Administrativa) sobre várias temáticas. O jogo visa reforçar a importância da participação cívica nos modelos de governação democrática, através da demonstração de boas práticas implementadas ou a implementar, de exercício de cidadania.
Ao longo da atividade, foram feitos registos fotográficos, com a devida autorização por parte dos Encarregados de Educação, e partilhados num grupo de rede social criado para o efeito pela LabX.
No final, os alunos vencedores Santiago Joaninho e Tiago Neves, bem como os restantes participantes, foram premiados com Certificado de Participação, mochilas, jogos de habilidades, lápis e canetas.
Parabéns a todos, foram maravilhosos!
Isabel Catarino
Professora 1º CEB – EB Vicentes – Agrupamento de Escolas de Pombal
Nélia Rodrigues
Mediadora de 1.º ciclo na Equipa Multidisciplinar PMPSE/PICIE
Cerimónia do hastear da Bandeira Verde
No passado dia 16 de janeiro decorreu, na EB de Pombal, a cerimónia do hastear da bandeira Eco-Escolas-um galardão atribuído pelo trabalho desenvolvido com vista à melhoria do desempenho ambiental da escola. Para além da comunidade escolar, esta cerimónia contou com a presença de representantes do Município, da Junta de Freguesia, da PSP e dos Encarregados de Educação.
Um momento de grande alegria e orgulho para todos, ficando o compromisso de dar continuidade a esta missão.
Coordenadores Eco-escolas
Campanha solidária: Recolha de Árvores de Fruto
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, os alunos da turma E do sexto ano da Escola Básica Marquês de Pombal dinamizaram a campanha solidária “Recolha de Árvores de Fruto”, envasadas, que decorreu de 22 de novembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023. A campanha teve como objetivo apoiar a população que foi afetada pelos incêndios que ocorreram neste verão, no nosso concelho, mais concretamente na freguesia de Abiúl.
Muitos dos alunos vivenciaram este drama e, por isso, decidiram pôr “mãos à obra”, realizando várias atividades de sensibilização que envolveram as disciplinas de Ciências Naturais, Português, Educação Musical e Tecnologias da Informação e Comunicação.
A recolha, dirigida a toda a comunidade educativa, superou todas as expectativas, uma vez que foram doadas 64 árvores de fruto envasadas. A este número juntaram-se 74 carvalhos germinados pelos alunos nas aulas de Ciências Naturais do ano letivo transato e, ainda, 6 pinheiros mansos e 5 medronheiros que foram doados pela Câmara Municipal de Pombal.
A Presidente da Junta de Freguesia de Abiúl, Sandra Barros, agradeceu o gesto de carinho e felicitou a Escola Marquês de Pombal por esta ação que permite à população local a recuperação de algumas árvores de fruto perdidas nos espaços ardidos junto às suas habitações.
Professora Anabela Santos (GR 230)
Visita ao Centro de Dia de Santiago de Litém – “Entretenimento a Socializar”
No passado dia 14 de dezembro de 2022, os alunos do 9.º A deslocaram-se ao Centro de Dia de Bem Estar para a terceira idade de Santiago de Litém, no âmbito do projeto dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC), cujo tema é “Entretenimento a Socializar”.
Os alunos desenvolveram várias atividades com as quais propocionaram uma excelente interação com os utentes, pois tocaram e cantaram músicas alusivas ao Natal, acompanhados instrumentalmente pelo professor de Inglês, Jorge Ventura; dançaram e realizaram jogos tradicionais. Para abrilhantar ainda mais a iniciativa, houve também um lanche convívio oferecido pelo Centro de Dia. No final, cada utente foi presenteado com um “Anjo em Origami” construído pelos alunos na aula de Educação Visual.
Foi uma tarde muito animada para todos, recheada de sorrisos, alegria e sobretudo convívio!
As atividades foram preparadas com a colaboração de todos os professores.
Os Professores da turma do 9.ºA
EB Vicentes – Festas Felizes!
AprendercomVida… desta vez, a Festas Felizes!
A Professora
Isabel Catarino