SEMANA ABERTA


No âmbito da Semana Aberta, do Agrupamento de Escolas de Pombal, no Centro Escolar de Almagreira, foram diversas as atividades que se dinamizaram neste sentido. Na terça-feira, dia 7 de maio, contámos com a colaboração de dois professores do Centro de Competência Softciências, do Departamento de Física da Universidade de Coimbra que dinamizaram atividades de Programação para as crianças do 1.º Ciclo.

No dia 9 foi o “Dia Aberto” tivemos a presença dos Encarregados de Educação, que participaram em diversas atividades com os seus educandos. Contámos com a fantástica colaboração da Happy Code, com atividades de Programação. Os alunos do 4.º ano visitaram a Escola Marquês de Pombal.

No dia 10 foi o dia da Integração. As crianças do Jardim de Infância de Almagreira e da Assanha da Paz visitaram o Primeiro Ciclo e a equipa Dóing, da Biblioteca Municipal de Pombal, dinamizou atividades de Programação com as crianças do Jardim de Infância.

Foi uma semana recheada de diversas e divertidas atividades.

Professora Lucília Jardim

Dia Eco-Escolas na EB de Pelariga


No dia 30 de abril, comemorou-se o dia Eco Escolas, na EB de Pelariga.

Os alunos puderam andar de bicicleta, triciclo ou trotineta num circuito de trânsito preparado pela equipa da Escola Segura/GNR, pondo em prática os seus conhecimentos sobre sinais e regras de trânsito e regras de segurança rodoviária.

Com a Eng.ª Ana Catarina Soares, do Município de Pombal, foi dada a conhecer a riqueza biológica das águas do Rio Arunca. Foram observadas, com recurso a lupas de mão e lupas binoculares, várias espécies animais retiradas de amostras de água do Rio.

No âmbito dos hábitos de reciclagem e reutilização de materiais, com as monitoras da Componente de Apoio à Família construíram e decoraram carteirinhas feitas com pacotes de leite. Cada aluno pôde levar a sua própria carteirinha para casa.

Os alunos do 1.º ciclo, ainda, assistiram ao teatro “Rua da Liberdade”, pelo Teatro do Botão, no âmbito da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril.

Foi um dia diferente e muito enriquecedor!

 

As coordenadoras do programa Eco-Escolas

Sílvia Oliveira e Natália Caeiro

Celebração do Dia da Terra e da Liberdade


A Escola Básica de Moita do Boi celebrou o Dia da Terra com atividades de sensibilização para a proteção da nossa Mãe Terra. Nós, ao pesquisar, descobrimos Masanobu Fukuoka, um agricultor japonês, naturalista e ecologista, preocupado com a Natureza, tal como nós. Este agricultor desenvolveu várias técnicas naturais e inventou o método Nendo Dango, uma técnica simples de reflorestação japonesa que promove o cultivo de plantas pelo arremesso de bolas compostas por argila, substrato vegetal e sementes, em terrenos baldios ou abandonados, em espaços sem vegetação. Por isso, replicámos a ideia das “Bombas de Sementes”, levámos para casa, cada um escolheu o sítio, lançou a sua “bomba” e agora esperamos que a Natureza faça o resto.

Para celebrar a Liberdade vimos os vídeos “25 curiosidades do 25 de Abril”, no Zig Zag Play, fizemos debates, tiramos anotações, elaborámos cartazes e fizemos, no exterior, uma exposição de cravos feitos em família. Quem aqui passou pôde ver os nossos trabalhos.

Não esquecendo: “Liberdade para sempre”.

EB Vicentes Apresenta “Somos Livres”


No dia 3 de maio, a EB de Vicentes voltou a subir ao palco do Teatro Cine de Pombal. A peça inédita, apresentada pelos alunos foi o resultado de muito entusiasmo e trabalho de todos. No âmbito do projeto Colmeia, em apenas três dias de ensaios com atores do Teatro Leirena, ​estas crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos levaram a cena “Somos Livres” que retrata a vida quotidiana, tão atarefada dos pais e as consequências das atitudes das crianças. Termina, como não podia deixar de ser, de forma muito ternurenta, num grito de liberdade e muito amor.
Professora Isabel Catarino

EB Vicentes- Uma Aventura na Padaria


Quase, quase a terminar este abril de 2024, no âmbito do projeto AprenderComVida, a turma da EB de Vicentes caminhou até à padaria da aldeia.
A senhora Manuela e a sua simpática família, proprietários e únicos trabalhadores da padaria, convidaram os alunos a colocarem as mãos na massa dando-lhes liberdade para ajudar na produção do pão. Os alunos puderam assistir a todos os passos, desde o amassar até ao tirar do forno, dos deliciosos e saudáveis pães ali confecionados. Houve tempo para observar muito bem cada etapa e fazer todas as perguntas para que não restassem dúvidas. Cada aluno tendeu e organizou nos tabuleiros vários papos-secos e fez o seu pão com chouriço e, enquanto o forno os tornou crocantes e com um aspeto de fazer crescer água na boca, comeram pão quente com manteiga.
Foi mais uma aventura deliciosa e muito rica em aprendizagens, dos Exploradores do Saber.
Professora Isabel Catarino

EB de Pombal assinala os “50 anos do 25 de Abril”


No passado dia 19 de abril, a Escola Básica de Pombal recebeu, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, uma visita especial que, de forma inspiradora, realizou uma palestra dirigida aos alunos dos 3º e 4º anos. Nesta sessão, Dr Célio Dias, com um vasto conhecimento e experiência militar, partilhou histórias e reflexões e os alunos participaram de forma entusiástica colocando questões sobre este período da História de Portugal.

A par desta iniciativa, a escola teve ainda patente uma exposição com documentos e fotografias desse marco histórico, gentilmente cedidos pela Associação Perpetuare-Acervos Célio Dias.

A comunidade educativa da Escola Básica de Pombal agradece pelos momentos de partilha proporcionados e pela prestimosa contribuição para a formação das futuras gerações.

A Coordenadora de Estabelecimento

Florbela Leitão

EB Vicentes- Dia Mundial da Terra


Neste DIA MUNDIAL, a Eco Vicentes manifesta o seu compromisso com a proteção e a necessidade de preservar os recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade DA TERRA.
AprenderComVida denominou o trabalho, elaborado pela turma para as Histórias da Ajudaris 2024, PlanetaComVida.
Professora Isabel Catarino

EB Vicentes – Quartel dos Bombeiros Voluntários de Pombal


Na manhã do dia 12 de abril a turma da EB de Vicentes foi conhecer o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Pombal.

Os alunos tiveram oportunidade de conhecer o dia-a-dia dos Bombeiros e descobrir o interior das suas viaturas: ambulâncias de socorro, veículos de combate a incêndios, veículos de apoio logístico e veículos de posto de comando.

Percorreram as diferentes zonas do quartel: central telefónica, camaratas, garagens, pátio de treino, acessos de viaturas e museu, interagindo com profissionais altamente especializados.

Os Exploradores do Saber puderam também experimentar as mangueiras de combate aos incêndios, projetando a água o mais longe que conseguiram.

AprendercomVida levou-os numa aventura exploratória muito enriquecedora e inesquecível!

Professora Isabel Catarino

Comunidade Educativa do CE de Almagreira Celebra Chegada da Primavera, com a III Corrida de Carrinhos de Rolamentos


No passado dia 22 de março, uma emocionante corrida de carrinhos de rolamentos animou a comunidade escolar, celebrando a chegada da primavera com alegria, criatividade e um profundo respeito pela natureza.

O evento, que vai já na 3.ª edição, reuniu alunos, encarregados de educação, professores e membros da comunidade numa atmosfera de diversão e sustentabilidade.

Ano após ano, as famílias envolvem-se de forma crescente e motivada no evento, o que se reflete, também, na criatividade colocada na criação dos carrinhos. Os 16 participantes prepararam-se para competir com os seus engenhosos e originais carrinhos de rolamentos, elaborados com materiais reciclados e reutilizáveis, demonstrando criatividade e compromisso com a causa ambiental.

O percurso, especialmente preparado e sinalizado para a ocasião, desafiou os pilotos e o entusiasmo era visível enquanto se preparavam para “acelerar”, ansiosos por demonstrarem as suas habilidades e alcançar a meta.

Para além da diversão e adrenalina, houve ainda direito à atribuição de prémios aos três primeiros lugares, em cada uma das categorias: tempo; criatividade/originalidade; e utilização de material reciclado. O júri, composto por parceiros do programa Eco-Escolas, no qual se insere esta atividade, desempenhou um papel fundamental na avaliação dos carrinhos participantes.

A coordenadora da escola expressou a sua gratidão a todos os envolvidos, destacando o papel crucial da comunidade escolar na promoção de práticas sustentáveis e no cultivo de uma consciência ambiental, entre as gerações mais jovens.

Prof. Lucília Jardim

Dia Mundial da Poesia


Inserido na Semana da Leitura que decorreu de 18 a 22 de março, seis alunos do 4º ano da Escola Básica de Pombal comemoraram o Dia Mundial da Poesia, dia 21, com a deslocação à Rádio Cardal, acompanhados pela professora bibliotecária.

Durante parte da manhã, os alunos declamaram poemas, conversaram e nem a presença dos microfones os inibiram de darem opiniões, de cantarem e lerem com a convicção de se fazerem ouvir!

Foi uma manhã de grande cumplicidade, onde os poemas, a música e a alegria se sucediam ao ritmo das intervenções da D. Sónia Simões que, simpaticamente, orientava o grupo.

Um agradecimento especial à Rádio Cardal que possibilitou a divulgação do livro, de leituras e poemas!

A professora Bibliotecária

Olívia Neves