A Escola Básica de Pombal concluiu, no dia 31 de outubro, a sua 5ª edição da campanha “Amigo Leal”, uma iniciativa solidária dedicada à recolha de bens e alimentos para animais abandonados do concelho de Pombal.
Esta ação decorreu ao longo do mês de outubro e mobilizou alunos, professores e a restante comunidade educativa com o objetivo de apoiar nos cuidados essenciais desses animais.
As celebrações do Dia Mundial do Animal, no dia 4 de outubro, foram um marco especial durante esta campanha, através de uma exposição de animais de estimação dos alunos e da realização de jogos educativos com o intuito de sensibilizar as crianças para a importância do respeito pelos animais.
A enriquecer esta iniciativa esteve também a médica veterinária do município, Dra Dina Loureiro, que realizou uma sessão de sensibilização onde salientou a importância da adoção e o impacto negativo do abandono.
Mais uma campanha “Amigo Leal” que reflete o compromisso da Escola Básica de Pombal em educar para a cidadania, numa ação que uniu toda a comunidade educativa.
Florbela Leitão-Coordenadora de Estabelecimento
Escola Básica de Pombal celebra o “Dia Europeu do Desporto na Escola” com grande sucesso
No passado dia 27 de setembro, a Escola Básica de Pombal foi palco de uma vibrante comemoração do “Dia Europeu do Desporto na Escola”, uma iniciativa integrada na Semana Europeia do Desporto, que visa promover a prática desportiva e a atividade física em toda a Europa. A escola organizou um conjunto diversificado de atividades físicas e desportivas, envolvendo a sua comunidade escolar.
Entre as várias atividades, destacou-se uma aula de ginástica aeróbica, dinamizada pela professora Aida Antunes, do grupo de Educação Física e Desporto, juntamente com os alunos do 1.º ano curso Profissional Técnico de Desporto. A aula contou com a participação entusiástica dos alunos, que aderiram em massa e se divertiram enquanto promoviam a atividade física de forma criativa. A energia e a coordenação dos participantes tornaram este momento um dos mais memoráveis do dia, reforçando a união da comunidade escolar através do movimento.
Além desta aula, os alunos puderam envolver-se em jogos tradicionais, provas de resistência e desportos coletivos, num ambiente inclusivo e dinâmico. O campo da escola transformou-se num verdadeiro palco de ação, onde todos, independentemente da idade ou habilidade física, puderam experimentar novos desportos, divertir-se e, acima de tudo, perceber a importância de um estilo de vida ativo.
O “Dia Europeu do Desporto na Escola” revelou-se um sucesso e trouxe ainda mais energia e entusiasmo para a comunidade educativa. Professores e alunos uniram-se numa celebração que, para além de fortalecer os laços de amizade, deixou uma mensagem clara: O desporto é para todos e deve fazer parte do nosso dia-a-dia.
A Escola Básica de Pombal orgulha-se de fazer parte desta grande iniciativa europeia e continuará a incentivar os seus alunos para a prática de desporto e atividade física, procurando sempre um desenvolvimento integral e saudável dos seus alunos.
Professor Filipe Pedrosa
Escola de Almagreira Conquista 2.º lugar no Concurso de Mensagens de Sensibilização Ambiental
É com imensa alegria e orgulho que venho partilhar uma notícia maravilhosa sobre os talentosos alunos da Escola de Almagreira. No Concurso de Mensagens de Sensibilização Ambiental, os nossos alunos dedicaram-se com empenho e criatividade, e o seu esforço foi recompensado com a conquista do segundo lugar!
Este concurso, que tem como objetivo promover a consciência ambiental entre os jovens, desafiou os participantes a criar mensagens inspiradoras que destacassem a importância da preservação do nosso planeta – “O Mar Precisa de Líderes: a praia é a tua causa!”. Os nossos alunos não só aceitaram o desafio, mas também superaram as expetativas com as suas ideias inovadoras e impactantes.
A participação neste concurso é um reflexo do compromisso da nossa escola em educar para a cidadania e para a sustentabilidade. Cada mensagem criada pelos alunos foi uma demonstração clara da sua compreensão e preocupação com os problemas ambientais que enfrentamos atualmente.
Este prémio é uma celebração coletiva da nossa comunidade escolar e um incentivo para continuarmos a trabalhar juntos na construção de um futuro mais sustentável.
Com gratidão e orgulho,
Lucília Jardim
Prémios para futuros líderes…
A atividade “Mensagens de Sensibilização Ambiental”, promovida pelo Município de Pombal, no âmbito da candidatura da Praia do Osso da Baleia ao Programa Bandeira Azul 2024, consiste na criação de materiais de sensibilização ambiental, com o objetivo de despertar a população para a necessidade da adoção de boas práticas ambientais, de modo a contribuir ativamente para a preservação e melhoria do ambiente. Estas mensagens de sensibilização deveriam ser elaboradas tendo em conta o lema, deste ano, do Programa Bandeira Azul 2024, “O Mar Precisa de Líderes: a praia é a tua causa!”.
A turma A da educação pré-escolar e a turma do 2.º ano da EB de Pelariga participaram na atividade e obtiveram o 2.º lugar, na categoria pré-escolar, e o 1.º lugar, na categoria 1.º ciclo.
No dia 28 de junho, as docentes envolvidas e duas crianças de cada turma, deslocaram-se à praia do Osso da Baleia para assistir à cerimónia de hastear das Bandeiras Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro e receber os respetivos certificados e brindes.
A partir deste dia, os trabalhos ficarão expostos na Praia do Osso da Baleia, durante a época balnear de 2024, com o intuito de sensibilizar os veraneantes para as questões ambientais.
As docentes
Isabel Simões e Sílvia Oliveira
Alunos do 3º e 4º anos visitam Quinta Pedagógica Inclusiva
Alunos do 3º e 4º anos da Pelariga “alistam-se” por um dia
A Ciência chegou aos pátios do Centro Escolar de Pombal
As abelhas vão à escola
Dia do Autor Português – EB Vicentes
Dia aberto – EB de Pelariga
A Semana Aberta do AEP decorreu de 6 a 10 de maio, tendo sido o dia 9 de maio destinado à realização de atividades formativas.
Nesse âmbito, as docentes da EB de Pelariga convidaram os encarregados de educação (EE) a dinamizar algumas atividades. Graças ao empenho e colaboração dos EE, os alunos puderam usufruir de atividade de dança, oficina das emoções e meditação, vários workshops, nomeadamente sobre primeiros socorros, cuidados a ter com a pele, penteados, pulseiras em macramé e arranjos florais, e um passeio de charrete.
Os alunos, também, puderam testar e desenvolver competências matemáticas de forma descontraída e divertida numa sala equipada com diversos jogos matemáticos.
Os alunos do 4.º ano visitaram a EB Marquês de Pombal, a sua futura escola, no período da manhã.
No dia 10 de maio, as crianças de 5/6 anos da educação pré-escolar visitaram uma sala do 1.º ciclo, de forma a realizar uma atividade de integração.
Ao longo de toda a semana, foi proporcionada uma exposição de trabalhos realizados pelas várias turmas.
Foi uma semana repleta de atividades que muito agradou a crianças e adultos.
Veja aqui as atividades realizadas!
As docentes
EB de Pelariga