No passado dia 22 de fevereiro, as turmas A, B, C, D, E e F do 11º ano, da Escola Secundária de Pombal, realizaram uma visita de estudo a Lisboa dinamizada pelas áreas disciplinares de História, Geografia, Filosofia e Físico e Química.
Durante a manhã, um grupo de alunos visitou o Museu da Eletricidade e outro grupo o Museu da Presidência da República.
Da parte da tarde, todos os participantes assistiram ao debate quinzenal na Assembleia da República. Além do grande interesse manifestado pelos alunos, a sua satisfação foi ainda maior ao serem gentilmente recebidos pelo senhor deputado Pedro Pimpão que nos fez uma visita guiada, interagindo de uma forma extremamente afável e descontraída com todos os presentes. Os alunos puderam ainda encenar uma sessão, sentindo o peso de ter a responsabilidade dos destinos do país nas suas mãos. Desta forma, manifestaram grande vontade em agendar uma nova visita.
Esta foi, certamente, uma experiência que perdurará na memória de todos e que já deixa saudades…
Isabel Palma
Um olhar sobre o urbanismo – Visita a Conímbriga e Penela
Numa pedagogia ativa, cooperativa e aberta para o mundo exterior, no dia 05 de novembro 2016, os formandos do curso EFA escolar de nível secundário, os seus formadores, a coordenadora do CQEP e outros convidados puseram-se à estrada. O destino era visitar as Ruínas Romanas de Conímbriga e o Museu Monográfico bem como o castelo e vila de Penela.
A visita, guiada pela Doutora Ana Paula Ferreira, pelas artérias das ruínas de uma das maiores povoações romanas de que há vestígios em Portugal, o almoço convívio, a subida até ao castelo de Penela, e a sua exploração orientada pela Dra Joana Forte, facilitaram a sociabilidade e a a aquisição de conhecimentos no contacto com a fonte.
Esta visita de estudo constituiu a primeira etapa de uma atividade integradora cujo objetivo é a compreensão da evolução do urbanismo desde a antiguidade clássica à atualidade. A segunda etapa, acontecerá no dia 15 de novembro, pelas 20:00 horas, no auditório Dra Grabriela Coelho, na Escola Secundária de Pombal, numa palestra dinamizada pela vereadora Ana Gonçalves. O olhar centrar-se-á no urbanismo e mobilidade em Pombal.
Cristina Costa