Um olhar sobre o urbanismo – Visita a Conímbriga e Penela

Numa pedagogia ativa, cooperativa e aberta para o mundo exterior, no dia 05 de novembro 2016, os formandos do curso EFA escolar de nível secundário, os seus formadores, a coordenadora do CQEP e outros convidados puseram-se à estrada. O destino era visitar as Ruínas Romanas de Conímbriga e o Museu Monográfico bem como o castelo e vila de Penela.

A visita, guiada pela Doutora Ana Paula Ferreira, pelas artérias das ruínas de uma das maiores povoações romanas de que há vestígios em Portugal, o almoço convívio, a subida até ao castelo de Penela, e a sua exploração orientada pela Dra Joana Forte, facilitaram a sociabilidade e a a aquisição de conhecimentos no contacto com a fonte.

Esta visita de estudo constituiu a primeira etapa de uma atividade integradora cujo objetivo é a compreensão da evolução do urbanismo desde a antiguidade clássica à atualidade. A segunda etapa, acontecerá no dia 15 de novembro, pelas 20:00 horas, no auditório Dra Grabriela Coelho, na Escola Secundária de Pombal, numa palestra dinamizada pela vereadora Ana Gonçalves. O olhar centrar-se-á no urbanismo e mobilidade em Pombal.

Cristina Costa