3 de dezembro – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No dia 3 de dezembro, comemorou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O grupo de Educação Especial promoveu duas palestras com um atleta paralímpico de natação do Distrito de Leiria, David Carreira, a fim de consciencializar a população escolar para a importância da integração das pessoas com deficiência na sociedade e na escola.

Nesta atividade, que decorreu no Auditório Dr.ª Gabriela Coelho, participaram 6 turmas da Escola Secundária de Pombal. Os alunos foram desafiados a perceber o dia-a-dia de um atleta paralímpico, de forma a motivá-los para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e à mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas. Pretendeu-se ainda ressalvar a independência e a autonomia das pessoas com deficiência e a criação de condições de inclusão destes cidadãos. Deste modo, no final de cada palestra, alguns alunos questionaram o atleta acerca de algumas questões relativas ao seu dia a dia, tendo mesmo solicitado tirar uma fotografia com o nosso convidado.

Os docentes do grupo de Educação Especial