33.ª Campanha Coastwatch 2022-2023 – “Oceanos, que Futuro?”

No passado dia 23 maio de 2023, 40 alunos das turmas do 5.º C, 10.º B, 10.º D1 e 10.º F, participaram no Projeto Coastwatch na Praia do Osso da Baleia, cujo tema deste ano é “Oceanos, que Futuro?”. Após ouvirem as explicações dadas pela Engenheira Catarina Soares e de analisarem diferentes materiais que a própria encontrou em diversas ações na praia, os alunos percorreram uma distância de 500 m na praia e preencheram o questionário do projeto para a caracterização do que observavam, nomeadamente animais, algas, ervas marinhas, zonação costeira, poluição, riscos e ameaças.

É importante referir que naquele pequeno percurso foram recolhidos 6 kg de lixo marinho, num total de 1516 objetos: plásticos – beatas, cartuchos de caça, calçado, copos, espuma de isolamento, molas de roupa, “fios” de vassoura, pellets, rótulos e etiquetas, sacos de comida para cão, embalagens de detergente, cabo de escova de dentes, ovo “Kinder”, brinquedos, embalagens de medicamentos, flores naturais, fragmentos de esferovite, garrafas de bebidas, invólucros (película aderente, palhinhas), pacotes de batatas fritas e de outras guloseimas, paus de chupa-chupa, sacos, tampas, tiras de embalamento e fragmentos de plástico de várias dimensões …; papel e cartão – guardanapos e lenços de papel, tetrapaks e pacotes de tabaco; vidro ou cerâmica – garrafas (incluindo fragmentos) e materiais de construção; metal – latas de bebidas e tampas de garrafas; borracha – válvulas, fitas e cordéis…; madeira – tábuas e paletes; têxteis – roupas e pedaços de tecido; artigos de pesca – cartuchos de sinalização, armadilhas e covos, cabos e cordas (diâmetro < 1 cm), sendo estes os que apresentaram maior contagem (234), emaranhado de cordas/cabos e redes de pesca; artigos sanitários – cotonetes, fraldas, pensos higiénicos, tampões, toalhetes de limpeza, ambientadores de sanita, aplicadores de fio dentário… e outros – cera/vela, máscaras … Refira-se que recentemente decorrerem várias campanhas de limpeza desta praia, anteriores à realização desta atividade, contudo a lista é enorme !!!

Esta atividade permitiu aos participantes a caracterização ambiental da faixa costeira e consciencializou-os para as problemáticas associadas aos nossos oceanos, bem como puderam ter a perceção do papel ativo que poderão ter na sua proteção, que é urgente!

Os docentes, Fátima Pessa e José Costa