A Ciência chegou aos pátios do Centro Escolar de Pombal


Ao longo do mês de maio, os alunos do 3.º ano, da Escola Básica de Pombal, participaram em atividades enquadradas nos programas Eco-Escolas e Ciência Viva nos Pátios. As atividades tiveram como enfoque sensibilizar e educar para a problemática ambiental e estimular ações interventivas a fim de promover a preservação natural do ecossistema.
Na escola, os alunos tiveram a visita da investigadora Carla Veríssimo, onde houve a oportunidade de explorar diferentes temáticas científicas ligadas ao ambiente, botânica, zoologia e geologia. Durante a observação orientada, os alunos mostraram muita curiosidade e colocaram várias questões sobre os seres vivos que coabitavam os pátios da escola. No final da atividade, no pátio da escola, foi-lhes proposto criarem uma só questão que serviria de base à investigação.
Durante o mês de junho voltarão a ter o apoio da investigadora Carla, desta vez online, para debaterem em conjunto as várias hipóteses que lhes poderão dar resposta à questão-problema, promovendo assim o pensamento crítico, a criatividade e o espírito colaborativo dos alunos. No terminus do projeto, será apresentada a comunicação final onde irão dar a conhecer, à comunidade educativa, os resultados obtidos durante a investigação que desenvolveram.
Já noutra atividade, esta sobre o controlo e erradicação de espécies vegetais exóticas invasoras, os alunos participaram numa ação de esclarecimento no auditório da Escola Secundária de Pombal, rumando depois para a mata do castelo de Pombal, onde se pretendia pôr em prática a erradicação das plantas invasoras existentes e/ou a diminuição das áreas atualmente invadidas através do arranque manual das plantas.
Esta atividade teve como objetivo sensibilizar os alunos sobre as invasões biológicas uma vez que, as espécies invasoras são uma das principais ameaças à biodiversidade a nível global.
O professor Filipe Pedrosa