O dia começou com a visita à “Queijaria Prado do Sicó”, em Santiago da Guarda, uma das empresas que produz e promove produtos da região, a qual já foi galardoada cinco vezes com a distinção de “Melhor queijo de Portugal” e recebeu também outras menções honrosas.
Acompanhados pelo proprietário e empreendedor, o Senhor José Sá, o grupo fez uma visita guiada à empresa, começando pelo cais onde o leite é recebido, passando pelos laboratórios de análise do mesmo, conservação, pasteurização, processo de confeção e embalamento. Tudo foi explicado com minúcia e entusiasmo!
No final, houve lugar para a degustação dos diferentes tipos de queijo produzidos na fábrica. Uma autêntica iguaria!
Mas, a visita não estava completa. O grupo dirigiu-se, em seguida, ao Complexo Monumental da mesma localidade.
O Complexo Monumental de Santiago da Guarda é um monumento nacional desde 1978 e único exemplar de arquitetura manuelina na região. Na sua origem, foi uma vila tardo-romana dos séculos IV e V, mas descoberta apenas em 2002. Contém 17 conjuntos de mosaicos policromáticos dessa época, descobertos em pleno século XXI. Um está eximiamente exposto na área de acolhimento e é um dos maiores que são conhecidos na Península Ibérica.
Este Complexo integra o Paço dos Vasconcelos, Condes de Castelo Melhor, e a vila tardo-romana dos séculos IV-V, reunindo, assim, diferentes épocas históricas num espaço único e três estilos arquitetónicos: arte romana, gótica e manuelina. Foi também a residência de campo dos Condes de Castelo Melhor, no séc. XIX.
Antes do regresso, realizou-se um convívio com piquenique no parque de merendas de Santiago da Guarda. Descubra o nosso e-book.
Os formandos do curso EFA