A Escola Secundária na Mesa da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, na Assembleia da República


No dia 25 de maio, teve lugar a Sessão Nacional 2019/2021 do Parlamento dos Jovens (secundário). A Sessão decorreu online. Apenas estiveram presentes na Assembleia da República os elementos constituintes da Mesa da Sessão, a equipa organizadora deste programa, o presidente da Assembleia, Dr. Ferro Rodrigues, e alguns deputados. A aluna Maria João Abreu, do Agrupamento de Escolas de Pombal, ocupou o lugar de vice-presidente dessa Mesa.

Participaram neste projeto 493 escolas do país, das regiões autónomas e de círculos da Europa e de fora da Europa. Este ano o tema debatido foi “Violência doméstica e no namoro – Como garantir o respeito e a igualdade?” No final foi redigido um Projeto de Recomendação ao Governo. Os deputados presentes na sessão garantiram que este projeto é analisado e tido em conta no momento de pensarem leis referentes ao assunto

O Parlamento dos Jovens é um programa muito valorizado pela Assembleia da República e conta já com vinte e cinco anos de existência. A sessão é habitualmente aberta pelo Presidente da Assembleia da República e muitos deputados de todos os quadrantes políticos esperam e recebem calorosamente os jovens nesse dia. Tem como principais objetivos: educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões; incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente e estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.

Nas últimas oito Sessões Nacionais, na Assembleia da República, a Escola Secundária de Pombal esteve presente em cinco (2013, 2016, 2017, 2019 e 2021). Ao longo dos anos, já foram muitos os que tiveram o privilégio de guardar esta experiência para a vida: João Parreira, João Matias, Ricardo Pinheiro, Ana Carolina Querido, Alexandre Rodrigues, João Barros, Rafael Benzinho, Daniel Fernandes, Pedro Santos, Francisco Pinto, Carolina Silva. Muitos outros, com muito empenho, participaram nas sessões distritais, não chegaram à sessão nacional, mas isso em nada diminui o seu mérito: Bruno João, João Jesus, Pedro Rolo, Guilherme Neto, Ana Bronze, Tânia Santos, João Arrais, Tiago Silva, Íris Silva. Dezenas e dezenas que não dá para nomear aqui desenvolveram o projeto na escola e aprenderam e tiveram a oportunidade de debater e apresentar ideias sobre temas atuais e complexos. Com esta participação todos ganharam!

Lurdes Abadesso