A Floresta (Autóctone) e o Solo… suportes de Sustentabilidade


Nos dias 23 de novembro e 5 de dezembro, celebraram-se o Dia da Floresta Autóctone e o Dia Mundial do Solo, respetivamente, tendo sido estes pontos de partida para o desenvolvimento de um conjunto de atividades integradas no currículo de Ciências Naturais do 5.º ano e articuladas com o programa Eco-Escolas.

As atividades desenvolvidas abrangeram as componentes teórica e prática. Os alunos participaram em duas sessões de sensibilização, a primeira, presencial, intitulada “Importância da reciclagem e da compostagem de resíduos biológicos”, promovida pela VALORLIS, no dia 27 de novembro e a segunda, online, com o tema “Vem conhecer o lado vivo do solo”, promovida pelo Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, no dia 3 de dezembro.

Se as sessões supracitadas foram importantes, não menos o foram as de carácter prático, que passaram pela criação de uma sementeira de bolotas de Carvalho-cerquinho (Quercos faginea), orientada pelos alunos do 5.º ano e aberta a toda a comunidade educativa. Também pela plantação, pelos alunos do 5.º ano, de um Medronheiro (Arbutus unedo) no recinto da Escola Básica Marquês de Pombal, planta autóctone gentilmente cedida pelo Município e cuja plantação marcou o encerramento deste ciclo de atividades.

Os alunos mostraram-se, de um modo geral, muito interessados e empenhados nas atividades, tendo sido sensibilizados para a importância de preservarmos as espécies autóctones e de fazermos uma gestão sustentável dos solos. Ainda foram capacitados para terem uma participação efetiva na reciclagem e na compostagem de resíduos (biológicos).

Os docentes de Ciências Naturais do 5.º ano