Abelhas e sustentabilidade


No dia 10 de fevereiro, decorreu, na Biblioteca da Escola Secundária de Pombal, uma sessão sobre as abelhas e sustentabilidade.

A atividade foi organizada pela Docente Fernanda Gomes, Coordenadora das Bibliotecas Escolares do Agrupamento e assistiram os alunos das turmas 10ºA, 2ºTAL e 2ºTEAC.
A Biblioteca da Secundária acolheu o apicultor / escritor Paulo Santos e uma colmeia itinerante que o escritor faz questão de trazer consigo. Foi um momento inesperado e de extraordinária beleza: uma colmeia na nossa biblioteca!

Paulo Santos falou-nos do seu projeto Cuscas, da sua paixão pelas abelhas e pela escrita. O apicultor deu a conhecer o seu trabalho e, com mestria e entusiamo, os presentes puderam aprender mais sobre a abelha, a sua incrível sociedade hierarquizada, mas que, tal como outros polinizadores, enfrenta enormes ameaças a nível global, sendo um dos grupos de seres vivos mais ameaçados na presente crise da perda da biodiversidade.

Paulo Santos alertou para a necessidade de se restringir o uso de pesticidas, do impacto da poluição atmosférica e das monoculturas agrícolas, nas quais escasseia alimento para insetos e da importância da construção de corredores ecológicos com prados de plantas melíferas, nomeadamente, nas cidades, e da importância de se diminuírem os jardins relvados nos quais rareia alimento para abelhas e outros polinizadores.

As abelhas prestam vários serviços dos ecossistemas, nomeadamente o serviço de regulação da reprodução vegetal e, consequentemente, da produção de sementes e frutos. Assim, durante mais de uma hora, os alunos e professores foram conduzidos a refletir sobre a importância destes e outros insetos polinizadores para a alimentação humana, para o equilíbrio dos ecossistemas e para a sustentabilidade da vida na Terra.

A atividade terminou com um momento especial: um pequeno lanche onde se realizou uma prova de mel da marca Cuscas e uma degustação de um chá aromatizado com mel.
Foi sem dúvida um fim de tarde memorável, uma tarde enriquecedora, onde se aprendeu mais sobre o papel crucial das abelhas, onde se aprendeu mais pela sustentabilidade do planeta.

A Coordenadora do programa Eco-escolas da Secundária de Pombal, Maria Assunção