Abril – afinal o que é o voto?

Na sala A do JI de Pelariga fomos a votos!
No âmbito da abordagem aos 50 anos do 25 de abril, surgiu uma questão entre as crianças – o que é o voto? Resolvemos então desenvolver o projeto “Eleições”.

Começámos por pesquisar na internet vídeos e fotos do processo eleitoral. Três crianças do grupo voluntariaram-se para ser cabeças de lista. Escolheram com quem queriam trabalhar, passando a registar as suas ideias de mudança para a sala. Elaboraram os cartazes de campanha, com as principais ideias defendidas. Fizeram uma sessão de esclarecimento com os pares, exibindo os seus cartazes e explicando porquê que o grupo deveria votar no seu partido. Todas as crianças elaboraram os cartões de eleitor com os dados pessoais mais significativos.

Foi escolhido o grande dia, fazendo-se o levantamento da logística necessária. Arranjou-se um espaço recatado na sala para as crianças poderem votar, pois o voto é secreto, arranjou-se uma urna para depositar os votos, executou-se o boletim de voto e a folha para o registo de resultados. Dois secretários supervisionaram o processo eleitoral, verificando os dados dos cartões de eleitor, disponibilizando o boletim de voto aos votantes e registando no final os resultados dos três partidos.

O processo decorreu com tranquilidade, cada criança apropriou-se do conceito pretendido, compreendendo a importância do seu papel num ambiente democrático.
Depois da contagem dos votos, que resultou num empate, foi feita uma aliança entre os partidos vencedores, concluindo-se que as ideias de todos os participantes eram exequíveis e legítimas. Assim, todas as reivindicações apresentadas, serão contempladas e postas em prática.

Para assinalar o dia de festa, as crianças fizeram sumo de laranja que foi acompanhado à hora do lanche, com uma tostinha.
Assim se vai aprendendo a democracia no JI de Pelariga!

A Educadora de Infância

Isabel Simões