No dia vinte e um de fevereiro, os alunos da turma 9.º I participaram numa sessão sobre Literacia Financeira durante a aula de Cidadania e Desenvolvimento, onde o tema “Orçamento familiar e poupança” foi explorado, dando continuidade ao trabalho já desenvolvido nesta área. A sessão foi dinamizada pelo gerente Vítor Duarte, da agência de Pombal do Banco Eurobic, em articulação com o Clube de Ciência Viva da Marquês e com a disciplina de Matemática. Estiveram também presentes as professoras de Matemática Ana Francisco e Teresa Ferreira.
Durante a sessão, foi abordada a importância de planear e gerir o orçamento familiar, tendo em conta as diferentes fases da sua elaboração. Através de um caso prático, tiveram a oportunidade de visualizar a criação de um orçamento fictício, o que lhes permitiu perceber os desafios e as decisões envolvidas no planeamento financeiro familiar. Foi, ainda, explorada a definição de objetivos de poupança, uma prática fundamental para o bom planeamento financeiro pessoal. No final da sessão foi apresentado aos alunos um Simulador de Poupança, disponível no site Todos Contam ( https://www.todoscontam.pt/simuladorpoupanca1), que permite simular diferentes estratégias de poupança e analisar os resultados a longo prazo.
Esta sessão contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento das competências financeiras dos alunos, preparando-os para tomar decisões mais informadas no futuro.
As professoras Ana Francisco, Elisabete Tomé e Teresa Ferreira.