Alunos do 3º ano da EB de Pelariga e EB de Redinha visitam Pombal

Durante a manhã do dia 23 de janeiro, os alunos do 3º ano da EB de Redinha e da EB de Pelariga realizaram uma visita de estudo ao Castelo de Pombal e aos Bombeiros Voluntários de Pombal.

A visita iniciou-se por volta das 10h00, com a visualização dos dois filmes nas instalações do Castelo. O primeiro filme, visto com óculos 3D, retratava o papel de Gualdim Pais na história do Castelo de Pombal. O segundo filme, já numa versão mais animada, retratava a lenda de Al Pal Omar, um mouro que “encantava” as meninas e as levava para o seu palácio que estava no sítio onde foi construído o Castelo.

A segunda visita levou-nos a uma das instituições mais importantes da cidade: os Bombeiros Voluntários. Fomos recebidos pelo Sr. comandante e pelo Bombeiro André Santos, que nos mostrou o interior de uma ambulância e o conteúdo de um saco de primeiros socorros. Ainda houve tempo para visitar o museu dos Bombeiros, onde estava uma ambulância com cerca de 60 anos… Tinha muito menos condições do que a que tinha sido visitada anteriormente!

Foi uma manhã fantástica, onde ficámos a saber mais sobre a nossa cidade e sobre primeiros socorros…

As docentes do 3º ano

Natália Caeiro e Sara Gomes