Alunos do 4º ano da EB de Pelariga e da EB de Redinha visitam o CIBA

Durante a manhã do dia 28 de novembro, os alunos do 4º ano da EB de Redinha e da EB de Pelariga realizaram uma visita de estudo ao CIBA (Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota).  Esta visita enquadrou-se nos conteúdos que estavam a ser trabalhados na disciplina de Estudo do Meio (crise de 1383-1385).

A visita iniciou-se no edifício do CIBA onde foram observados um fosso e alguns vestígios de ossos da batalha. Seguidamente, os alunos puderam experimentar réplicas de escudos, de espadas e até de parte da armadura semelhante à que foi usada no dia da batalha por D. João Mestre de Avis.  Seguiu-se uma viagem de 30 minutos no tempo. Numa sala em que estava recriado o campo de batalha, os alunos viram um espetáculo multimédia guiado pelo cronista Fernão Lopes. O espetáculo foi bastante realista, com todos os ruídos associados a uma verdadeira batalha.

Já fora do edifício do CIBA, um guia fez-nos uma descrição do terreno onde outrora se deu a batalha de Aljubarrota. Foi possível perceber o posicionamento do exército português e do exército franco-castelhano através de cronotelescópios (óculos do tempo). Avistaram-se ainda as posições das “covas do lobo” que foram parte de uma estratégia de guerra que permitiu a vitória do exército português perante o exército castelhano que era bem mais numeroso. Ainda na visita ao ar livre observaram a Capela de São Jorge, mandada construir por Nuno Álvares Pereira.

Foi uma aula de História de Portugal fantástica!

As docentes de 4º ano:  Natália Caeiro e Sara Gomes