Animais nossos amigos


Durante o mês de outubro, decorreu na Escola Básica Marquês de Pombal e na Escola Secundária o Mês do Animal. A atividade dinamizada pelos docentes do Grupo 230, que contaram com a colaboração da docente Fátima Brandão e do Centro de Atividades Tempos Livres Marquês de Pombal, pretendeu sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de proteger os animais de companhia, prestando cuidados de saúde e de higiene, promover as vantagens da esterilização e alertar contra o abandono.

Neste âmbito, foram desenvolvidas diversas atividades. A favor da Ajudanimal, Associação de Defesa dos Animais de Pombal, realizou-se a recolha de diversos bens que envolveu toda a comunidade educativa. Foram distribuídos os folhetos do Canil Municipal de Pombal, sob o lema: “O amor não se compra, adota-se!” e divulgados diversos materiais, possíveis de constituírem um banco de recursos para abordagem de temáticas relativas aos animais de companhia. Foi projetado o vídeo promovido pela Animalife, na sua campanha contra o abandono de animais porque “ele nunca te vai esquecer”.  Os alunos do 2.º CEB e outros elementos da comunidade educativa participaram no painel coletivo “O meu animal é…” e realizou-se a exposição “My Pet ID”. Foi possível a consulta de cartazes, da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, relacionados com o bem-estar animal. Algumas turmas do 5.º ano exploraram materiais do Projeto e-Bug “Uma só Saúde – Cuidar do Animal de Estimação”.

Com este conjunto diversificado de atividades, considerámos ter proporcionado uma oportunidade de reflexão e contribuído para dar mais um “passo” positivo no cumprimento da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania  para o Bem-estar Animal.

 

Pelos docentes organizadores,

Fátima Pessa