No dia 20 de maio, as turmas do 1.º Ciclo, da Escola Básica de Pombal, comemoraram o Dia Mundial da Abelha com a vinda de um apicultor para dar a conhecer a sua profissão, as ferramentas e utensílios utilizados e os produtos da apicultura nacional, como o Mel, o Pólen, o Propolis, a Cera e a Geleia Real.
A atividade foi planeada e dinamizada, indo ao encontro dos Domínios de Autonomia Curricular, com o objetivo de sensibilizar os alunos para o papel essencial das abelhas para a saúde humana e do planeta, assim como sobre os muitos desafios e ameaças que estas espécies enfrentam. O interesse foi crescente quando se descobriu a organização das abelhas na colmeia e respetivas funções de cada tipo, não esquecendo o seu contributo para a reprodução das plantas. Concluiu-se alertando para as ameaças que estes insetos enfrentam devido aos incêndios, à agricultura intensiva, ao uso de pesticidas, às alterações climáticas, entre outras.
Finalizou-se a atividade com uma prova de mel, tendo sido do agrado dos alunos, nomeadamente dos que provaram pela primeira vez.
O que aconteceria se os insetos polinizadores desaparecessem? Já pensaram nisso?
A professora Sandra Antunes