“Brigada #AMARoMAR” versus “Campanha Coastwhatch”


No passado dia 15 abril de 2024, durante o período da manhã, 27 alunos do 6.º A e 23 do 6.º D realizaram uma atividade de campo na Praia do Osso da Baleia, no âmbito do Projeto Brigada #AMARoMAR. Durante a tarde, 10 alunos do 6.º B e 8 do 11.º B participaram no Projeto Coastwatch, na mesma praia, cujo tema é “Dos Rios aos Oceanos”. Estas atividades foram realizadas em parceria com o Município de Pombal, que assegurou o transporte dos alunos e docentes, tendo contado ainda com a habitual colaboração da Engenheira Catarina Soares, Chefe da Unidade de Ambiente e de duas assistentes técnicas, Marli Ribeiro e Eva Carraco.

No âmbito do Projeto Brigada #AMARoMAR, os alunos apanharam o lixo encontrado durante a limpeza da praia, percorrendo 140 m de comprimento por 48 m de largura, no sentido norte. O peso total do lixo recolhido foi de 44 Kg (aproximadamente 540 L), num total de 4798 objetos, sendo que o top 3 dos itens recolhidos foi o seguinte: 1.º – 712 itens de fragmentos de esferovite > 2,5 cm; 2.º – 536 itens de fragmentos de plástico > 2,5 cm; 3.º – 504 itens de fragmentos de esferovite < 2,5 cm.

No que se refere ao Projeto Coastwhatch, os alunos percorreram uma distância de 500 m de comprimento na praia, no sentido sul, preenchendo o questionário para a caracterização do que observavam (animais, algas, ervas marinhas, zonação costeira, poluição, riscos e ameaças). Ao longo do percurso foram recolhidos 11 kg de lixo marinho, num total de 4244 objetos (valores superiores aos recolhidos no ano passado): plásticos – 259 fragmentos; papel e cartão – 7 tetrapaks; vidro ou cerâmica – 8 garrafas; metal – 6 tampas de garrafas; borracha – 7 balões; têxteis – 12 artigos; artigos de pesca – 227 cabos e cordas; artigos sanitários – 35 cotonetes e outros – 39 pellets. Refira-se que em cada item de lixo é referido apenas o artigo encontrado em maior quantidade, pois a lista é enorme!

Esta atividade valeu a pena e foi a nossa contribuição para o ambiente. Apesar de pequenina, esperemos que possa salvar gaivotas, peixes e muitos outros animais de ingerirem o lixo, ou até ficarem feridos (…). É necessário contribuir para um planeta mais saudável! – Leonor Cardona, 6.º A

https://drive.google.com/file/d/1O2zMN_T7M2nW7BV19z4T3IKAdjUTWBwm/view (resultados da campanha Coastwhatch do ano passado).

As docentes, Fátima Pessa e Sandra Diniz e o docente, José Costa