Campanha Green Cork na Escola da Marquês: resultados e novo desafio!


No ano letivo passado, a Escola Básica Marquês de Pombal aderiu, uma vez mais, ao projeto Green Cork, da Quercus. Segundo esta Organização Não Governamental de Ambiente, portuguesa, a “campanha Green Cork Escolas e Institutos Particulares de Solidariedade Social (IPSS)” referente ao ano letivo 2021/22 contou com a participação de alunos/ utentes de 167  escolas /IPSS a nível nacional. Foram recolhidas e enviadas para a reciclagem um total de 12519 kg de rolhas de cortiça usadas. A Escola Básica Marquês de Pombal alcançou o 20.º lugar, na categoria de 2.º/3.º ciclo, com um rácio de 0,121 kg de rolhas recolhidas por aluno, num total de 27 caixas entregues (81 kg). Este valor permitiu financiar o projeto Floresta Comum com 162 árvores autóctones. Os docentes do Grupo 230, dinamizadores desta atividade, agradecem a toda a comunidade educativa que contribuiu para esta recolha, bem como aos seguintes parceiros: restaurantes em Pombal, Albuhera, Amigos da Velha Caroca, Manjar do Marquês Vintage, restaurante na Praia Paredes da Vitória – “Farticos” e a Associação Ajudanimal. Relembramos que esta campanha tem como  objetivo “conseguir sensibilizar toda a comunidade escolar, para a importância da reciclagem deste material tão precioso, que nos permite continuar a promover a plantação de espécies da nossa floresta autóctone”.

É de salientar que desde 2008/2009, primeiro ano da campanha, até ao ano letivo passado, já foram recolhidas 98 414 732 rolhas de cortiça, o que se refletiu em 1 225 811 árvores plantadas.

O programa Green Cork Escolas 2022/23 associa-se ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.

https://www.greencork.org/escolas/tema-e-atividades-do-ano-letivo-atual/

Lançamos desde já o desafio para continuarmos a colaborar nesta campanha e, desta forma, contribuirmos para preservar/ reflorestar a nossa floresta. As rolhas de cortiça poderão ser entregue nas portarias da Escola Secundária de Pombal ou da Escola Marquês de Pombal.

A docente,

Fátima Pessa