A Escola Básica Marquês de Pombal aderiu, uma vez mais, no ano letivo passado 2023/24, ao projeto Green Cork, da Quercus, tendo sido entregue no Continente de Pombal o total de 28 caixas com rolhas de cortiça (84 kg). O valor recolhido permitiu financiar o projeto Floresta Comum com 156 árvores autóctones.
Os docentes do Grupo 230, dinamizadores desta atividade, agradecem a toda a comunidade educativa que colaborou nesta campanha, bem como aos seguintes parceiros: Albuhera, Amigos da Velha Caroca, Pedro´s, Hell Bull, Laranjeiras Terrace, Quinta da Vinhas, Manjar do Marquês, O Tirol, Restaurante Churrasqueira O Tapa, Restaurante Vintage, do concelho de Pombal e outros, AMA (Praia do Pedrogão), a Tasca 7 (Leiria), Amores da Mi (Monte Real) e Aqui há gato (Vila Praia de Âncora).
Segundo a Quercus, este projeto pretende sensibilizar a comunidade escolar para a reciclagem da cortiça que permite contribuir para o cumprimento dos seguintes objetivos de desenvolvimento sustentável: garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis; adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos, proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade.
Desde o início desta campanha (2008/2009) e até à data, foram recolhidas no país 117 573 275 rolhas de cortiça, o que se traduziu em 1 550 021 espécies autóctones plantadas. É fabuloso!
Voltamos a lançar o desafio para continuarmos a trabalhar nesta causa no corrente ano letivo. As rolhas de cortiça poderão ser entregue nas portarias da Escola Secundária de Pombal ou da Escola Marquês de Pombal.
Para saber mais basta clicar em:
https://www.greencork.org/
https://www.rtp.pt/play/p55/e810867/minuto-verde
As docentes, Élia Vinhas e Fátima Pessa