A Escola Básica Marquês de Pombal aderiu, uma vez mais, no ano letivo 2022/23, ao projeto Green Cork, da Quercus, tendo obtido consecutivamente o 20.º lugar, na categoria de 2.º/3.º ciclo, com um rácio de 0,136 kg de rolhas recolhidas por aluno, com o total de 29 caixas entregues (87kg), valor este, superior ao do ano anterior. O valor recolhido permitiu financiar o projeto Floresta Comum com 162 árvores autóctones.
Os docentes do Grupo 230, dinamizadores desta atividade, agradecem a toda a comunidade educativa que colaborou nesta campanha, bem como aos seguintes parceiros: Albuhera, Amigos da Velha Caroca, Hell Bull, Laranjeiras Terrace , Manjar do Marquês, O Tirol, Restaurante Santa Lúzia, Vintage; Café O Pereira, Maria do Céu, do concelho de Pombal e outros, AMA (Praia do Pedrogão), Café Bar Oceano (Nazaré), Restaurante Caçador e Retiro Figueiras (Figueiró dos Vinhos) e a Tasca 7 (Leiria).
Segundo a Quercus, através deste projeto pretende-se sensibilizar a comunidade escolar para a reciclagem da cortiça que permite contribuir para o cumprimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis; Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos e Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade.
Desde o início desta campanha (2008/2009) e até à data, já foram recolhidas 111 185 444 rolhas de cortiça, o que se traduziu em 1 443 405 espécies autóctones plantadas. É fantástico!
Voltamos a lançar o desafio para continuarmos elementos participantes nesta campanha. As rolhas de cortiça poderão ser entregue nas portarias da Escola Secundária de Pombal ou da Escola Marquês de Pombal.
A docente, Fátima Pessa