Combate ao Bullying


AEP recebe distinção da DGE – Selo “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”

No âmbito da comemoração do Dia Mundial de Combate ao Bullying, que se realizou no dia 20 de outubro, a equipa de Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas de Pombal (AEP) divulgou a campanha do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, que procura sensibilizar a comunidade, famílias e alunos(as) para a pre-venção e resposta ao fenómeno do bullying, enquanto questão de saúde.

Propôs-se que, em Assembleia de Turma ou em outra área curricular, os alunos dos vários níveis de ensino, após a exploração dos materiais da campanha, bem como dos que se encontram no site Escola Sem Bullying, pudessem debater o assunto e assumir o Compromisso Turma Sem Bullying.

Em resultado da implementação de um Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, assumindo práticas de promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa, pautadas pelos princípios da não violência, da inclusão e da não discrimi-nação, o AEP recebeu, relativo ao ano 2023/2024, o Selo “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”, certificado pela Comissão de Acompanhamento do Combate ao Bullying e ao Ciberbullying nas Escolas, presidida pela Direção-Geral da Educação.

A coordenação da Educação para a Saúde do AEP agradece a dedicação e o empenho dos técnicos de diferentes estruturas do Agrupamento, nomeadamente dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO), do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), do Gabinete Aprender Sem Fronteiras (GASF), bem como dos docentes e dos assistentes operacionais que têm possibilitado a realização de um trabalho consistente (e reconhecido) na área da Prevenção da Violência, mas também noutras áreas da Promoção e Educação para a Saúde em contexto escolar, com a finalidade de fomentarmos ambientes escolares saudáveis (para todos), que são promotores do desenvolvimento integral dos (nossos) alunos.

A equipa de Educação para a Saúde