A equipa de Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas de Pombal colaborou de forma efetiva na atividade “CRESCER em AFETOS”, tendo promovido a realização de sessões de sensibilização no âmbito do projeto “Quebrar o Silêncio”, dinamizadas pela Associação de Pais e Educadores para a Infância (APEPI) / Gabinete de Apoio às Vítimas de Violência, de Promoção da Igualdade de Género e de Prevenção da Violência no Namoro e da Violência Doméstica, destinadas aos alunos do quinto ao décimo segundo ano.
Unidos pela necessidade de sensibilizar, informar, prevenir e travar a Violência no Namoro, Violência Doméstica e ainda promover a Igualdade de Género, os alunos das turmas D do nono ano e B do décimo primeiro ano e dos cursos Técnico de Desporto dos primeiro, segundo e terceiro anos e Técnico de Comunicação e Marketing (TCM) do segundo ano, acompanhados pelos respetivos professores, Carla Alexandra Almeida Oliveira, João Silvano e Fátima Couto, Anabela Afonso, Joel Vieira, Bruno Folgado, Carla Leitão e Alexandra Ferreira, levaram a cabo algumas iniciativas relacionadas com estas questões tão presentes na comunidade. Para o efeito, usando uma t-shirt branca e uma máscara com um X vermelho na boca, os discentes realizaram vários flash mobs tais como a dança ou, simplesmente, o permanecer de forma estática e em silêncio, empunhando cartazes alusivos ao tema, em diversos pontos mais centrais da cidade e nas Escolas Secundária de Pombal e Básica Marquês de Pombal.
O centro de Atividades Tempos Livres (ATL) Marquês de Pombal, equipamento da Cáritas de Coimbra, em articulação com a equipa de Educação para a Saúde, comemorou a Semana dos Afetos, realizando um grande painel onde cada criança e adolescente respondeu/escreveu apenas com uma palavra, à questão: O que é o Amor? Também foi improvisado na Sala de Convívio um “estendal” com Palavras de Afeto em forma de coração. Estas mensagens em forma de coração também estiveram presentes na Escola Secundária afixadas nas portas das salas de aula.
“O Amor transforma” é a mensagem que permanece nos alunos dos vários ciclos de ensino do Agrupamento de Escolas de Pombal e na comunidade escolar.
A equipa de Promoção para a Saúde