Desenvolvimento do Pensamento Computacional: Uma Aposta na Educação Pré-Escolar


O Departamento de Educação Pré-Escolar (DEPE), no âmbito do projeto “Pensa Comigo” – Desenvolvimento do Pensamento Computacional em Educação Pré-Escolar, a ser implementado no próximo ano letivo, realizou, no passado dia 13 de julho, a primeira sessão de sensibilização neste domínio.

Atendendo à importância dos estudos realizados pelo Ministério da Educação, nomeadamente ao reconhecer como preocupantes, quer as elevadas taxas de retenção na disciplina de Matemática, quer a inclusão, no currículo do 1.º Ciclo, da novidade da capacidade matemática transversal – Pensamento Computacional, entendeu o DEPE que o Jardim de Infância pode potenciar o percurso da aprendizagem no desenvolvimento da “literacia matemática”, introduzindo, no próximo ano letivo, o Projeto “Pensa Comigo”.

Esta sessão informativa, que teve uma metodologia experimental e participativa, foi o ponto de partida para a reflexão conjunta sobre a intencionalidade do Pensamento Computacional na Educação Pré-Escolar, encarando-o como mais uma linguagem (literacia) para entender, quer os problemas, quer a sua resolução, estimulando o racionar lógico matemático, noções de orientação espacial e lateralidade, resolução de problemas, cooperação e colaboração, criatividade e linguagem. Em suma, uma aprendizagem transversal, encorajando a criança a compreender, através da experimentação, o mundo que a rodeia.

Estiveram presentes as professoras responsáveis pelo «Clube Ciência Viva» Marquês de Pombal, numa atitude colaborativa sempre importante nos contextos educativos.

 

Pombal, 13 de julho de 2022

Departamento de Educação Pré-Escolar