Dezembro, na EB de Pelariga


O mês de dezembro, na EB de Pelariga, foi repleto de comemorações!

No âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, e depois de algumas atividades dinamizadas em sala de aula, uma Encarregada de Educação sugeriu a vinda do Paulo Azevedo à nossa escola para deixar o seu testemunho, encontro que se realizou no dia 17 de dezembro. Foi uma conversa descontraída, com partilha de situações vivenciadas enquanto criança e satisfação de algumas curiosidades acerca do seu dia-a-dia.

No dia 19 de dezembro, realizou-se a cerimónia de hastear a Bandeira Verde Eco-Escolas 2023-2024, símbolo do compromisso que a escola assumiu em prol da educação para o desenvolvimento sustentável, na presença de docentes, não docentes, crianças/alunos, de alguns encarregados de educação e familiares e da engenheira Ana Catarina Soares, representante do Município de Pombal.

Após apresentação do Eco-código, que é uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir, constituindo assim o código de conduta ambiental da escola, a bandeira foi hasteada ao som da canção “É só preciso mudar, o planeta mudar”, letra da autoria dos professores de Música da Academia de Música Big’s School, com o instrumental da música “Só fé”.

Nesse mesmo dia, ocorreu o primeiro Conselho Eco-Escolas, deste ano letivo, formado por alunos, docentes, pela coordenadora das AEC, pela coordenadora da CAF, uma assistente operacional, por representantes dos pais/encarregados de educação e do município.

À tarde, reuniram-se alunos, professores, assistentes operacionais e familiares dos alunos para a festa de Natal, um evento animado que contou com uma representação teatral levada a cabo por alguns pais/encarregados de educação e apresentações musicais e de dança pelos alunos. Por fim, chegou a tão aguardada visita do Pai Natal, que distribuiu presentes às crianças.

Encerrou-se, assim, um mês repleto de celebrações e momentos especiais, a escola reforça o compromisso de cultivar valores, união e alegria em cada atividade realizada.

 

A docente

Sílvia Oliveira