Dia Internacional do Património Cultural Imaterial


Celebrando a Diversidade e a Riqueza das Tradições Vivas

O Comité do Património Cultural Imaterial da UNESCO designou oficialmente o dia 17 de outubro como o Dia Internacional do Património Cultural Imaterial. Este marco surge com o objetivo de valorizar as tradições e práticas culturais que não possuem uma forma física, mas que são transmitidas de geração em geração. Esta herança viva é um reflexo das identidades coletivas e individuais que resistem às pressões da globalização e modernização.

A Celebração do AEP

Neste sentido, o AEP uniu-se a esta celebração global, organizando um Flash mob destacando a música e a dança como uma linguagem universal que une as pessoas promovendo a alegria, empatia e entendimento mútuo. Ao valorizar as danças e cantares tradicionais (folclore), o AEP quis contribuir para a promoção de uma maior consciencialização sobre a necessidade de salvaguardar este património vivo, reforçando a identidade cultural e promovendo a educação e a transmissão de saberes às gerações mais jovens.

Paralelamente foi projetada, na Biblioteca da Escola Secundária de Pombal, uma fotonovela produzida e realizada por professores e alunos do Agrupamento numa recriação da lenda ligada a um mouro de nome Al-Pal-Omar (de onde, se diz, derivaria o nome de Pombal).

As lendas são importantes tanto por razões culturais quanto educativas. Elas desempenham um papel significativo na transmissão de valores, tradições e conhecimentos entre gerações. Também elas ajudam a preservar a história e a identidade de um povo. Explicando, por vezes, a origem de uma comunidade, fenómenos naturais ou crenças religiosas.

A criação do Dia Internacional do Património Cultural Imaterial pela UNESCO surge como uma oportunidade para todos refletirmos sobre a riqueza e a diversidade das culturas em todo o mundo. Celebrá-lo é, portanto, um compromisso com a preservação da nossa história coletiva e com o fortalecimento das nossas identidades culturais.

Coordenadora AEP da Rede de Escolas Associadas da UNESCO|ASPnet