Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres


O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres é assinalado anualmente a 25 de novembro. Esta data foi instituída pela ONU em 1999 através da sua Resolução 52/134.
A data foi escolhida para homenagear as irmãs dominicanas Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), que ficaram conhecidas como Las Mariposas, pela sua oposição à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo, tendo sido presas, torturadas e assassinadas em 25 de novembro de 1960.
O objetivo deste dia é alertar para a violência física, psicológica, sexual e social que atinge as mulheres.
Foi com esse mesmo propósito de alertar a comunidade escolar para o tema da violência doméstica e os seus contextos diversificados, e despertar para a necessidade de alterar condutas socioculturais entre homens e mulheres, que os alunos do 10.º H organizaram a atividade “O olhar de uma vítima – um projeto para o Dia Mundial da Violência Doméstica”.
Para melhor planear e estruturar as ideias, pudemos contar com a cooperação e disponibilidade da professora de Português Matilde Brito, bem como com a colaboração da APEPI, entidade promotora e coordenadora do Gabinete de Apoio às Vítimas de Violência doméstica “Quebrar o Silêncio”, que promoveu uma ação de sensibilização alusiva ao Dia Internacional da Violência contra as Mulheres.
A turma elaborou cartazes de sensibilização para a temática e preparou uma pequena encenação sobre o tema, a qual apresentaram às restantes turmas de 10.º ano na sala Lab. 3.
O feedback dos alunos que assistiram foi assertório, congratulando os colegas pela sua iniciativa e prestação. Enquanto Diretora de Turma do 10.ºH não podia estar mais orgulhosa do dinamismo, dedicação e empenho dos discentes na concretização da atividade.

A professora, Cristina Carvalho