Silêncio digital: quase 86% dos pais não restringem o uso dos telemóveis
No dia 15 de abril celebrou-se o Dia Internacional Sem Telemóvel. A iniciativa da dinamização desta celebração partiu de professores do 9.º ano, no âmbito de um projeto DAC. Contudo, dada a pertinência e atualidade do tema, alargou-se a iniciativa a toda a comunidade escolar, nomeadamente a todos os alunos, docentes e auxiliares de ação educativa da EBMP e da ESP.
Elaborou-se o seguinte vídeo de sensibilização para o Dia Sem Telemóvel: vídeo.
Nos dias subsequentes disponibilizou-se um inquérito online, ao qual responderam 333 alunos, maioritariamente alunos do 9.º, 10.º e 11.º ano de escolaridade, como se pode verificar no Gráfico 1.
De acordo com o inquérito, 57% dos alunos aderiram à iniciativa Dia Sem Telemóvel, 3% indicaram que não têm telemóvel, 19% desconheciam que a iniciativa estava a decorrer e 21% optaram por não aderir. Verifica-se que 58% dos alunos obteve o seu primeiro telemóvel entre os 10 e os 11 anos, mas 24% dos alunos obteve-o ainda mais cedo (Gráfico 2).
Relativamente à questão dos períodos do dia em que mais utilizam o telemóvel, que permitia mais do que uma opção de escolha, destaca-se que 18% dos alunos referiu que utiliza o telemóvel logo que acorda, mesmo antes de se levantar, 30% utiliza-o após se deitar, até adormecer, 39% utiliza-o nos intervalos das aulas e 17% utiliza-o durante as refeições.
Relativamente à questão “Consideras que o tempo que despendes no telemóvel é excessivo?”, 23% dos alunos reconhece que sim e aproximadamente a mesma percentagem de alunos considera que não é excessivo (Gráfico 3).
As funcionalidades que os alunos mais utilizam no telemóvel consistem no envio de mensagens escritas e em ouvir música, seguidas de telefonar e navegar nas redes sociais.
No que respeita à questão “Os teus pais / EE restringem o número de horas que passas ao telemóvel (tens um limite de tempo diário, ou semanal, para utilizar o telemóvel)?”, 86% dos alunos responde que não.
Relativamente à questão “Como avalias a iniciativa «Dia sem telemóvel»?”, 50% respondeu “Não tenho opinião formada”, 36% respondeu “Foi satisfatória” ou “Foi bastante satisfatória”.
Quanto à questão “Na tua opinião a iniciativa «Dia sem telemóvel» deve ser repetida?”, 36% dos alunos referiram não ter uma opinião formada sobre o assunto, 25% dos alunos responderam “Sim, uma vez por mês” e 17% dos alunos responderam “Sim, uma vez por ano” (Gráfico 4).
O “eco” dos alunos: várias perspetivas sobre o uso do telemóvel
«Para mim, o Dia Mundial sem Telemóvel foi essencial para que as pessoas se apercebam do mundo à volta, para conviverem mais, “viverem” mais a vida e conseguirem ter um maior autocontrolo, não deixando o telemóvel “dominar”» – Francisco Ribeiro, 9.º F
«No meu ponto de vista, o Dia Mundial sem Telemóvel foi essencial para os alunos porque eles passam a maior parte do tempo no telemóvel e neste dia estavam a conviver mais entre si, estavam mais calmos e bem mais felizes.» – Hélio, 9.º F
«O Dia Mundial sem Telemóvel deve servir para as pessoas perceberem que a vida perde valor quando é centrada nos telemóveis, porque as pessoas ficam fechadas.» – Francisco Fajardo, 9.º F
Poema do Dia Mundial sem Telemóvel
Um dia que alguns respeitam, outros não
Mas o objetivo é soltar o que nos prende a mão.
Telemóveis, vícios, jogos e redes sociais impõem quarentena,
Crianças, adultos, idosos presos numa tela. Vale a pena?
– Kayo Souza, 9.º F
A escola reflete a sociedade. A tecnologia abre muitas portas, permitindo-nos ir mais além, no entanto, esta utilização deve ser feita de forma responsável, regulada e consciente. Compete a cada um de nós, enquanto educadores e enquanto cidadãos, valorizar tanto os benefícios, quanto as limitações destas tecnologias. Ao comemorar o Dia Sem Telemóvel pretendemos garantir que os telemóveis continuem a ser uma ferramenta valiosa para a comunicação e para a aprendizagem, e ao mesmo tempo cultivar hábitos saudáveis do seu uso, promovendo o bem-estar de toda a comunidade escolar.
Apesar de ter sido o primeiro ano que se levou a cabo esta iniciativa, sendo o balanço claramente positivo, convidamos toda a comunidade escolar a continuar a dialogar e a colaborar para que no próximo ano esta atividade tenha um maior impacto e possamos melhorar as nossas práticas.
A todos os que colaboraram o nosso muito obrigada.
(Des)conecta-te para te (re)conectares!
As professoras, Cristina Santos, Lígia Matos, Lúcia Silva e Maria Moreira