No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, que se celebra a 16 de outubro, a equipa de Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas de Pombal incentivou os professores de todos os níveis do agrupamento a participarem com os seus alunos em diversas atividades relacionadas com a temática da Alimentação.
Ao ensino Pré-escolar foi disponibilizado o guia prático “Da mesa à horta: aprendo a gostar de frutas e vegetais”, dirigido a pais e cuidadores de crianças em idade pré-escolar, que pretende ser um suporte na educação alimentar das crianças.
Ao 1.º Ciclo do ensino Básico foi disponibilizado o “Guia para Lanches Escolares Saudáveis”, da Direção Geral da Saúde, destinado a professores e aos encarregados de educação. Também a este nível de ensino foi facultado o livro “A dieta mediterrânica para crianças”, altamente recomendado para as escolas e para as famílias (a preparação de algumas receitas necessita do apoio dos familiares). Este livro não constitui apenas uma ferramenta educacional utilizada pelos professores como forma de promover uma nutrição saudável, mas também uma boa introdução a uma alimentação saudável para os pais e os familiares dos alunos.
Assim, a equipa de Educação para a Saúde em articulação com os professores de Ciências Naturais de 6.º ano, promoveu uma sessão, no dia 21 de outubro, dirigida aos alunos do 6.º ano, no âmbito do tema “Higiene e Segurança Alimentar”, dinamizada pela Equipa Local de Saúde Escolar e em articulação com o Projeto e-Bug, que tem como principal objetivo aumentar a literacia em saúde nos temas da prevenção da infeção e da boa utilização dos antibióticos na comunidade e cujo AEP participa na fase piloto do mesmo.
Os alunos do 5.º ano, acompanhados pelos respetivos professores de Ciências Naturais, assistiram à palestra “Alimentação Saudável”, dinamizada pelo Dr. Sérgio Cunha Velho, Nutricionista do Hospital Pediátrico de Coimbra, no dia 26 de outubro.
Aos alunos dos 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos foi proposto, em Assembleia de Turma ou na aula de Cidadania, o visionamento da Grande Reportagem “Somos o que Comemos”, da SIC, seguida de debate sobre os conteúdos abordados. Esta reportagem tem o mérito de, com a ajuda da pediatra Júlia Galhardo, mostrar, por exemplo, como preparar pequenos-almoços equilibrados ou como convencer crianças e adolescentes a comer peixe e legumes.
Aos alunos do 9.º ano e do ensino secundário, foi sugerido que, em Assembleia de Turma, fosse visionada a reportagem do programa Linha da Frente “Entre a Abundância e a Escassez”, produzida pela RTP, seguida de um pequeno debate sobre o assunto. Esta reportagem, que ganhou o 1.º prémio da 2.ª edição do Prémio de Jornalismo EIT Food, chama a atenção para o facto de existirem alternativas, em Portugal, para rentabilizar a produção, de modo eficaz, das leguminosas, que, para além de serem um alimento de elevado valor nutricional, são também fertilizantes naturais.
Nos bufetes da Escola Marquês de Pombal e da Escola Secundária são vendidos packs saudáveis constituídos por um pão com manteiga ou queijo (flamengo /fresco) ou fiambre, acompanhado por uma peça de fruta (maçã, pera, banana, uvas) ou por um copo de sumo natural. Foram ainda introduzidas outras tipologias de sandes de “cacetinho” ou “pão de soja” acompanhados de ovo, atum, frango, queijo fresco, cenoura, alface e tomate, que têm tido muita procura pela comunidade educativa.
A equipa deixa a indicação de alguns materiais de interesse geral e que podem ser facilmente consultados:
– Manual de Recomendações para um Estilo de Vida Saudável e Seguro (destina-se aos pais e cuidadores de crianças e jovens, mas também aos jovens que pretendem ter mais informação)
https://www.dgs.pt/em-destaque/criancas-saudaveis-e-em-seguranca-dgs-lanca-novo-manual1.aspx
– Receitas Saudáveis (aqui são disponibilizadas receitas práticas, saborosas e equilibradas)
https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/receitas/
– Vídeo “Dieta Mediterrânica em Meia Dúzia de Estratégias” (suporte digital de promoção da Dieta Mediterrânica)
https://www.youtube.com/watch?v=m61JGRCpRYc
– Campanha #EUChooseSafeFood (para tomar decisões informadas sobre as escolhas alimentares diárias e explicar a ciência por detrás da segurança alimentar da União Europeia)
https://campaigns.efsa.europa.eu/EUChooseSafeFood/#/index
– Alimentar o futuro: uma reflexão sobre sustentabilidade alimentar (e-book que permite refletir sobre a sustentabilidade alimentar e a importância desta na alimentação diária dos cidadãos)
https://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/E-BOOK_SUSTENTABILIDADE.pdf
– Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável 2022-2030 (em consulta pública)
https://nutrimento.pt/activeapp/wp-content/uploads/2022/10/PNPAS2022_2030_VF.pdf
A Equipa de Educação para a Saúde