No passado dia 24 de novembro, os alunos do 7º ano da Escola EB 2,3 Marquês de Pombal participaram na comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica, repleta de atividades criativas e educativas. Esta data, que homenageia o nascimento de Rómulo de Carvalho, professor e divulgador de ciência, destacou-se como uma oportunidade para inspirar a comunidade escolar e enaltecer o legado científico português.
O dia começou com uma experiência imersiva no planetário móvel, que transportou os estudantes numa fascinante viagem pelo sistema solar. Entre planetas, estrelas e outros corpos celestes, os alunos puderam explorar os mistérios do espaço e aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Este momento mágico transformou a escola numa verdadeira plataforma de exploração cósmica. No coração das atividades esteve a exposição “Os nossos cientistas vieram à escola”, onde os alunos apresentaram trabalhos biográficos sobre cientistas portugueses que marcaram a história. Com dedicação, os estudantes exploraram as vidas e contribuições de grandes nomes da ciência nacional, destacando os avanços proporcionados por Portugal em diversas áreas do conhecimento.
A ciência e a imaginação também tiveram espaço para brilhar com a exposição de maquetes de extraterrestres (ETs), naves espaciais e do sistema solar. Estas criações únicas, fruto do talento e criatividade dos alunos, mostraram como a fantasia pode ser uma aliada no desenvolvimento do pensamento científico e na exploração de ideias inovadoras. A atividade foi planeada e organizada pelos professores de Ciências Naturais e de Física e Química, cujo evento não só celebrou o conhecimento científico, como também aproximou a ciência do quotidiano dos alunos. Ao combinar atividades práticas, criatividade e história, a celebração destacou-se como um momento enriquecedor e inspirador para todos os envolvidos.
Com iniciativas como esta, a ciência continua a inspirar mentes jovens e a abrir portas para um futuro cheio de descobertas.
Os professores do 7º ano de Ciências Naturais e Físico-Química