Escola Secundária dinamiza compostagem doméstica


A propósito da compostagem doméstica o grupo disciplinar de Ciências Agro Pecuárias conjuntamente com a disciplina de Ciências Naturais das turma do 7º ano, turma I e do 9º ano, turma H e professora Estefânia Ramos dinamizaram uma sessão teórico-prática sobre compostagem doméstica no passado dia trinta de outubro com o 7º ano, turma I e no dia 17 de novembro com o 9º ano turma H.

A compostagem doméstica é um processo natural de reciclagem de matéria orgânica, que permite aproveitar os resíduos provenientes da cozinha e do jardim e transformá-los num fertilizante rico em nutrientes a que se chama composto que pode ser utilizado na fertilização das plantas.

Na sequência da oferta de um novo compostor resultante da nossa participação no programa de Compostagem Doméstica da Valorlis participa nesta atividade além do bar com a recolha de borras de café, a empresa que fornece refeições, os assistentes técnicos e os assistentes operacionais, reunindo-se assim as condições necessárias para a compostagem doméstica na nossa Escola ser uma realidade.

Na sessão teórico-prática dirigida aos alunos estes puderam perceber a necessidade, importância e o processo da compostagem doméstica. Semanalmente as turmas envolvidas serão convidadas a participar na recolha semanal de resíduos orgânicos adequados à compostagem em dia e hora a combinar com os professores e assistentes operacionais envolvidos.

O Conselho Eco-Escolas agradece a todos.

Jorge Sá, Coordenador do Programa Eco-Escolas