Espaço Milage Aprender+


Desde o início de janeiro de 2023, as bibliotecas da Escola EB2,3 Marquês de Pombal e da Escola Secundária dispõem de um espaço para os alunos se dedicarem autonomamente ao estudo das disciplinas de Matemática, Ciências Naturais, Físico Química, Português, Espanhol e Inglês, usando a app MILAGE Aprender+.

Este espaço está identificado com um cartaz construído no âmbito da disciplina de Comunicação Publicitária e Criatividade do segundo ano do Curso Profissional Técnico de Comunicação e Marketing. Foi colocado aos alunos desta turma o desafio de elaborarem uma proposta de cartaz para divulgação do espaço e, de entre as várias propostas apresentadas, foi selecionada a do aluno João Silva.

Neste espaço, os alunos podem instalar e usar a aplicação no seu telemóvel ou podem utilizar a aplicação requisitando um tablet junto da responsável da biblioteca. Os alunos podem colocar as suas dúvidas relativas à utilização da aplicação na equipa “Espaço Milage Aprender +”, criada no TEAMS. Nesta equipa TEAMS também podem consultar todos os concursos em que podem participar, no âmbito da utilização da app MILAGE Aprender+.

O Clube de Ciência Viva criou para os alunos do nosso agrupamento o Prémio Agrupamento de Escolas de Pombal MILAGE APRENDER+ | Matemática, cujo regulamento pode ser consultado aqui.

A app MILAGE Aprender+ foi desenvolvida por várias universidades, em parceria com a Universidade do Algarve e pode ser utilizada por todos os alunos de forma gratuita. Esta app é uma ferramenta de apoio aos alunos no seu estudo autónomo. De modo a estimular e apoiar a realização das várias atividades propostas, a interface da app MILAGE Aprender+ incorpora características de gamificação, com diferentes níveis de dificuldade de exercícios, para apoiar todos os alunos. A app apresenta vídeos com a resolução dos exercícios para que os alunos possam perceber, passo a passo, a sua resolução.

Para além disso, a app MILAGE Aprender+ inclui ainda um esquema de autoavaliação e de avaliação pelos pares que visa estimular o trabalho autónomo do aluno bem como a revisitação dos conteúdos.

Clube Ciência Viva, Escola EB Marquês de Pombal