“Environmental Education: a new challenge”


As turmas F e G do oitavo ano e a turma F do décimo ano de escolaridade desenvolveram um projeto eTwinning, durante o presente ano letivo, subordinado ao tema “Environmental Educations: a new challenge”que foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Inglês e contou com a colaboração da docente Fátima Brandão, que leciona a disciplina de Biologia e Geologia.

Os principais objetivos deste projeto europeu visam desenvolver o respeito pelo meio ambiente; sensibilizar para a importância da preservação do meio ambiente; promover valores e mudanças de atitudes e comportamentos em relação ao meio ambiente; formar os jovens para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada, frente aos problemas ambientais atuais; aprender a usar o conhecimento para interpretar e avaliar o meio ambiente, para formular e discutir questões ambientais, para defender opiniões e opções; aprofundar conhecimentos na língua inglesa; contactar com diferentes estratégias de ensino; desenvolver o uso de novas tecnologias.

Ao participarem neste projeto os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver trabalhos de grupo internacionais e explorar diversos subtemas relacionados com as alterações climáticas. Os horizontes destes alunos alargaram-se no que diz respeito às causas, consequências e estratégias de mitigação deste problema que afeta a humanidade. O projeto culminou com a criação de vários ebooks, onde constam os trabalhos desenvolvidos durante o mesmo, e com a criação de campanhas de sensibilização para esta problemática e a realização de um debate relacionado com a forma como diversos países fazem a gestão da produção energética. Todo o trabalho desenvolvido poderá ser consultado através do site

https://sites.google.com/view/projeto-etwinning-2021/p%C3%A1gina-inicial

A professora Patrícia Rebelo agradece aos alunos das turmas envolvidas pelos esforços encetados para concretizar as tarefas solicitadas, mesmo durante o período em que se viram confinados.