Filme Documentário “Onda de Buarcos”foi à Escola

Cerca de uma centena de alunos tiveram a oportunidade de visualizar o filme documentário “Onda de Buarcos” (ou “Buarcos The Unridden Ones”), na manhã do dia 5 de janeiro, no Auditório Gabriela Coelho. A atividade contou, ainda, com a presença do realizador do filme, João Traveira, que se mostrou disponível para um momento de questões após a sessão.

A atividade, dirigida a todas as turmas do Ensino Profissional da área de Desporto (Cursos Técnico de Desporto e Técnico de Gestão Desportiva), pretendeu dar a conhecer o nascimento do surf na Figueira da Foz e a existência da onda direita mais comprida da Europa, difícil de surfar, e o que um jovem surfista local está a tentar fazer para ultrapassar essa dificuldade, através do desenvolvimento de um projeto inovador.

A docente de Inglês, Ana Vasco, dinamizadora da ação, desejou proporcionar a este conjunto de alunos um maior contacto com a língua estrangeira, já que a visualização do filme ocorreu com as legendas em Inglês, assim como despertar o seu caráter empreendedor, central nas áreas técnicas dos Cursos, através do enredo do filme e da história pessoal e profissional do realizador/ sócio fundador da empresa Timelapse-media.

Os alunos mostraram interesse e deram o seu feedback:

– “A criatividade do filme e a sua qualidade são incríveis e o detalhe da imagem é muito bom!”

– “Eu gostei do filme porque gosto de surf e recentemente comecei a surfar. Este filme devia ser mais famoso!”

– “Pelo que mostra o filme, o surf não é apenas um passatempo, é um modo de vida.”

– “O filme inspirou-me a comprar uma prancha e a experimentar este desporto. Irei, com certeza, surfar ondas em Buarcos!”

A docente, Ana Cristina Vasco