No âmbito dos domínios de articulação curricular entre as disciplinas de ciências naturais, história e físico-química, os estudantes da turma do 7.G º ano da Escola Básica Marquês de Pombal realizaram, no dia 26 de maio, uma atividade de exterior no Castelo de Pombal, tendo como objetivos: incentivar à preservação e valorização do património da localidade e reconhecê-lo como fonte de informação para o estudo da história da Terra.
No Castelo de Pombal, os estudantes realizaram um conjunto de atividades em diferentes espaços – a Igreja de Santa Maria do Castelo, o Posto de Turismo, a Torre de Menagem, os Panos de Muralha e a Mata envolvente do Castelo – que lhes permitiu conhecer e explorar o património local, relacionando-o com os conteúdos curriculares, conhecer factos da história de Portugal e a sua articulação com a Ciência, bem como desenvolver competências de investigação com recurso a diferentes fontes de informação.
Foi uma aula desenvolvida num espaço não formal que os participantes avaliaram com “muito interessante”, “muito enriquecedora” e “diferente”. Deixamos um agradecimento à Câmara Municipal de Pombal pelo acolhimento e disponibilidade para articular a implementação desta atividade, numa perspetiva dinâmica e motivadora da aprendizagem.
Os professores: Estefânia Pires, Cláudia Mourão e Paulo Antunes